julianoprs,
Depende do tipo de trabalho que você pretende fazer nesta máquina. Se for utilizá-la mais para desenho/pintura digital, escultura digital, modelagem e renderização, não acho que seja necessário ter mais do que 8GB ou 12GB, como muitos já mencionaram aqui.
No entanto, se o trabalho a ser realizado envolver muita animação 3D e principalmente simulação dinâmica, então eu acho que vale a pena começar com 16GB em uma placa-mãe com suporte para 24GB. Isso porque, para armazenar e reproduzir as informações de animação contidas em cada frame, o computador precisa de bastante memória RAM disponível. Já se tratando de simulação, a quantidade de RAM disponível é ainda mais determinante uma vez que é efetuada uma quantidade absurda de cálculos matemáticos e todos os respectivos resultados são armazenados em memória RAM. Quanto mais complexas as simulações, mais memória RAM será consumida. Vide simulações "pesadas" como de fluídos, gases, entre outras.
Lembrando que a quantidade e velocidade de memória RAM não fará com que a viewport fique mais "leve". Quem irá contribuir com este aspecto será a quantidade, a interface (em bits) e a largura de banda (Memory Bandwidth) da memória da placa de vídeo.
Abs,
Chris Rezende.