Marcelo, desculpe discordar, porém Custo x Benefício, não é só valor desembolsado como você descreveu. Custo x Benefício mede-se comparando o valor investido pelo que o produto te proporciona de melhoras. Tem um teste de benchmark aqui no forum (clique
http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=23556&postdays=0&postorder=asc&start=345) que o i7 2600 fez tempo de 60s sem overclock, e o 1090T fez 84s com over (3,6GHz), ou seja, aproximadamente 30% mais lento que o i7 sem overclock, se pegar um 2600K e fazer o over chegar a uns 4.5GHz (tem máquinas sendo vendidas com ele rodando overclockado a 5GHz com watercooler), que para ele é moleza, com certeza ele baixa de 50s, aí a diferença vai a 40%. Portanto, uma máquina AMD com teria que ser 40% mais barata para ter o mesmo Custo x Benefício.
Porém aí entra uma outra medida, pense em um render que o AMD leva 3h00, o Intel faria o mesmo em 40% do tempo (em torno de 1h40 de render, ou 1h20 a menos). Portanto mais produtividade, menos consumo de energia. Aí o AMD teria que ser uns 50% mais barato para poder ter o mesmo Custo x Benefício, contudo nunca a mesma produtividade.
Isso que estou falando em imagens em still, imagine animações de 30s para um DVD de apresentação de um edifício em uma resolução FullHD (1920x1080), que leva sei lá, 5 min por frame x 900 frames são 75h no AMD e no Intel são 45h. Um são 3 dias e 3 horas outro é um dia e 21h. Viu a diferença que essa velocidade faz? São 30h a menos de consumo de energia e um dia a mais para trabalhar em um novo projeto. Agora acho que todo mundo está vendo a diferença que faz ter um processador que renderiza com menor tempo. Por isto que eu sempre falo quem só vê o valor para desembolsar, não vê a qualidade do que se está comprando, fica cego e não analisa o que realmente deve. Os negócios giram em torno de quanto o montante investido pode render em um certo espaço de tempo, por isto que TEMPO É SIM DINHEIRO!