Configuração de computador - uso 3d max

Por: gustavobp  

Em: 18/05/2011 16:45

:(:( Caros amigos. Estou começando a estudar 3d studio preciso da ajuda de vocês para a configuração de uma maquina que pretendo comprar. Obrigado!
Em relação a custo x benefício, eu recomendaria uma Phenom II X6, 8 GB de RAM no mínimo e GeForce GTX 460. Claro que os i7's são bem melhores que os Phenom's, mas com o preço de um processador da Intel você compra 3 da AMD...
http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=75579 dá umaolhada neste tópico....apesar de q qto mais eu leio ele menos eu sei q máquina comprar...heheheh
WWW.EMPORIO3D.COM
Eita rapaz, essa é uma pergunta que gera muitas opiniões, cada usuário tem uma preferência. Existem tópicos aqui na 3d1 que ajudam bastante nessas questões. Vai depender bastante de quanto você vai querer gastar e de quão longe você quer levar a sério o 3d ^^. Eu te indicaria pedir uma opinião para o Nated aqui do fórum, ele entende bem de T.I. e me tirou algumas dúvidas em um tópico aberto recentemente. Abraço e boa sorte nessa nova empreitada. Sucesso!
V-ray User!!!
Os processadores da intel sempre se mostraram melhores que os da amd em relação a renderização (processadores de mesma categoria). Já os da amd eram melhores (até alguns anos atrás) para jogos. Mas , aatualmente vc ver muitos jogos com indicações da intel, ou seja, tem parceria entre empresas, então os da intel serão melhores para esses tipos de jogos. A mesma coisa ocorre com as placas de video em relação aos jogos. É logico que não dá pra comparar um intel celeron com um amd phenom II, aí já é demais!. Configuração de computador depende do quanto vc está disposto a gastar. Eu recomendo essa configuração (para que não fique muito cara): - intel i7 2.8GHz, FSB 1333MHz (comunicação com a memoria), litografia 32nm (ajuda a deixar o processador mais resfriado, assim mantendo o bom desempenho do mesmo) - memória 8 a 12GB, frequencia de 1066MHZ ou 1333MHz (para ter uma melhor comunicação com o processador) - placa-mãe com suporte a frequencia de memoria de 1333MHz e FSB 1333MHz do processador, além de suportar, no mínimo, a quantidade de memoria que vc irá adquirir (o melhor é placa-mãe com suporte superior a essa quantidade de memoria) - HD quantidade vc escolhe, mas a rapidez 7200rpm e que seja SATA II ou III (nova linha de HDs) - placa de vídeo quadro ou tesla da Nvidia para um bom desempenho na viewport. A autodesk tem uma certa parceria com a Nvidia (obvio que suas GPus terão desempenhos superiores aos da ATI). A partir do max 2011 o 3ds max tem a opção de renderização via GPU. O tempo de render pode ser de até 30 vezes mais rápidos em comparação aos processadores de alto desempenho. Mas o tempo de render via placa de video depende da quantidade de cuda cores e quantidade de memoria. Quanto maior a quantidade de cuda cores mais rapidos serão os renders. A quantidade de memoria depende da cena. Vamos supor que no pc possui 2GB de memoria, se na hora do render for utilizado até 2Gb de memoria o tempo de render dependerá da quantidade dos cuda cores, mas se usar além dos 2GB de memoria aí o tempo de render também dependerá da memoria (possivelmente o tempo será muito altopor causa da falta de memoria). nesse último caso, aumentando a quantidade de memoria diminuirá o tempo de render e passará a depender dos cudas cores. As GPUs testa costumam ter uma quantidade maior de cuda cores e de memoria. Se tiver condições, dê preferencia em adquirí-las, se não, adquira uma quadro. Porquê não falei sobre as geforce? É simples: há algumas geforce que possui quantidade de cuda cores superior aos da quadro e da tesla, mas a quantidade de memoria será no maximo 1GB. Com as geforce terá um tempo de render bem mais rapido em comparação a quadro e a tela, mas se , na hora do render necessitar de mais de 1GB de memoria, aí o tempo de render será muito, muito mais lento que com a quadro e com a tesla. O mais importante é que GPU geforce não foram preparadas para render de softwre 3d, elas foram praparadas para jogos, que utilizam sistema de renders em real times bem diferentes dos utilizados em programas 3d. Com isso as geforce irão esquentar muito mais que uma quadro ou uma tesla. obs: temperaturas internas no gabinete pode causar perdas grandes de desempenho. As placas-mãe forçam os perifericos a trabalharem com frequencias mais baixas, o que irá diminuir o desempenho, isso quando não desligam eles de uma vez. Os processadores amd esquentam mais que os da intel, mas costumam ser mais baratos. Entra a questão do desempenho que é o mais importante. Isso depende da arquitetura em que foi feito o processador. - Windows 7 64bits (no mínimo o profissional, pois o ultimate é mais caro). Existem muitas diferenças entre as versões do windows 7 (aconselho vc ver essas diferenças no site da microsoft). Talvez vc tenha algum programa que use bastante, mas não é compativel com o windows 7, só rodava no windows xp. O windows 7, a partir do profissional, possui uma forma de compatibilidade de programas que funcionavam no xp, mas não são compativeis com o 7. É o xp mode (uma versão simplificada do windows xp ). Vc deve baixar o virtual pc e instalar no windows 7, depois baixe o xp mode e instala através do virtual pc que está instalado no windows 7. Vc vai ter o windows xp dentro do windows 7 e poderá instalar e usar aqueles programas que não são compativeis com o 7 e funcionavam no xp. - 3ds max 64bit de preferencia. Ainda não pesquisei no site da autodesk qual é a verdadeira diferença entre o 3ds max 32bits e o 64bits. - acho que irá precisar de um gabinete full atx (grande) - fonte é muito importante. Ela deve fornecer a quantidade de potencia necessária que é exigido pelos componentes do pc (exemplo: processador exige 95W, GPU 110W, memoria 20W, HD 10W, os demais perifericos somam 30W> 95+110+20+10+30=265W) A fonte deve fornecer 265W, mas não é muito bom que fique com o fornecimento na risca assim. O ideal é que tenha uma fonte com uma boa sobra de potencia (no caso do exemplo de 265W a fonte poderia ser de 300W ou 350W). Outra coisa importante na fonte é a eficiencia. Compre uma com 80% de eficiencia. O que é isso? Se uma fonte necessitar de fornecer 80W ela irá puxar da tomada 100W, ou seja, desperdicio de 20% de energia. Eficiencia de 60%, a fonte irá puxar 100W para fornecer 60W. Acho que deu pra entender com os exemplos. para saber melhor o funcionamento e o que realmente deve ser levado em consideração na diferença de desempenho entre processadores, GPUs, memoria, etc, veja no site www.clubedohardware.com.br
Cara depende do que vc pode gastar. Diz aí quanto vc pode pagar que fica melhor dar uma config pra vc.
Obrigado galera pela ajuda. Pretendo gastar entorno de R$2.000 inicialmente. Valeu!
Fala cara! Blz?? Fui recentemente ao Rio comprar uma máquina pra mim no Infocentro. Gastei em torno de 2500, mas levei pra casa um Phenon II X6 com 16Gb de RAM Kingston, placa-mãe Asus, 2 HDs Seagate Barracuda de 1 TB cada, placa de vídeo Quadro FX580. Como vc vai começar agora a estudar 3d, uma máquina dessas é um começo. Depois, depende do seu caminho. Se, por ex, vc for para a área de maquete eletrônica ou animação, o ideal mesmo é ter duas máquinas, sendo uma só pra render. Os processadores i7 são melhores que os Phenon, mas muuuuuito mais caros. E, sinceramente, eu já tinha um Phenon X3 antes, e não tenho do que reclamar não. Boa sorte!!!
"carlossilvapb" disse: Fala cara! Blz?? Fui recentemente ao Rio comprar uma máquina pra mim no Infocentro. Gastei em torno de 2500, mas levei pra casa um Phenon II X6 com 16Gb de RAM Kingston, placa-mãe Asus, 2 HDs Seagate Barracuda de 1 TB cada, placa de vídeo Quadro FX580. Como vc vai começar agora a estudar 3d, uma máquina dessas é um começo. Depois, depende do seu caminho. Se, por ex, vc for para a área de maquete eletrônica ou animação, o ideal mesmo é ter duas máquinas, sendo uma só pra render. Os processadores i7 são melhores que os Phenon, mas muuuuuito mais caros. E, sinceramente, eu já tinha um Phenon X3 antes, e não tenho do que reclamar não. Boa sorte!!!
Concordo plenamente em se ter 2 máquinas, embora eu não possua... Mas você pode até comprar uma máquina inferior dependendo de sua condição no momento para aprendizado e quando você já estiver mestre no assunto montar uma ótima máquina para renderização... enquanto você projeta na máquina inferior você faz os renders na máquina TOP... Atualmente tenho um i3, hd500 e 6gb memória... também estou na fase de estudos... assim que eu ver que já posso trabalhar com isso vou sim adquirir uma máquina muito superior para renders e continuar trabalhando na minha doce máquina "low configuration"... Abraço
V-ray User!!!
Invista pesado e monte uma máquina a partir de 6mil que lhe dê retorno financeiro rápido. Consulte o Adriano da ALFX (Googleada no tema).
Messenger: [email protected]
Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710700.

Total de membros registrados: 138178

Últimos membros registrados: 12451LRE, Farland, slimbalance, Cmichelotto, miajackson11, Ronhsreseg, weeldonjacks, hypertoncaps.

Usuário(s) on-line na última hora: 1397, sendo 25 membro(s) e 1372 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Reinaldo Silva, gilson antunes, alceu.camilo, João Von Rondow, TadeuB79, Sergio1987, rafaelgmarotta, Leonardo, Le_Andro, renaz, Daniel Monteiro, Eng Damasceno, Nuno, Fabrício, tsmodelagem3d, weberton santos, Gabriel.C, billypaul, BIXOGIL, 12451LRE, Thiago Couto, Elis, Gibran Farfud, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.