BOM DIA, MAIS AINDA TO NA DUVIDA SRSR SE A LUZ É 220 E O PC É 110 NAO VAI TORRAR O PC QUANDO LIGAR?
Olá Juliano Kloss,
Desculpa, demorei um pouco mas agora entendi sua dúvida. rs
MONOVOLT, BIVOLT, BIVOLT AUTOMÁTICA
Até onde eu sei, existem três tipos de fonte quando se trata de tensão (voltagem) de entrada: as fontes monovolt, as fontes bivolt e as fontes bivolt automáticas. As fontes monovolt só aceitam uma tensão: ou a tensão 110V (110V / 115V / 127V, que para nós é praticamente o mesmo) ou a tensão 220V. As fontes bivolt aceitam tanto tensão de 110V quanto 220V, mas antes de ligá-las é preciso posicionar a chave seletora para a tensão correta. Já as fontes bivolt automáticas também aceitam tanto tensão 110V quanto tensão 220V e a seleção é feita automaticamente pela fonte. OBS: Fontes bivolt automáticas não possuem chave seletora, por motivos óbvios.
DESCOBRINDO A TENSÃO DE UMA FONTE DE ALIMENTAÇÃO DE COMPUTADOR
É preciso saber se sua fonte de alimentação é monovolt, bivolt ou bivolt automática. Isso vem especificado no manual da fonte, na seção Especificações Técnicas. Por exemplo, tenho uma fonte de 850W da Seventeam. No manual dela está escrito \"AC Input: 103-264 VAC, 50Hz ~ 60Hz, 12A ~ 6A / 13A ~ 7A\". Isso quer dizer que minha fonte é bivolt automática, pois opera em tensões de 103V até 264V e não possui chave seletora. Por si só, ela é capaz de segurar sub-tensões até 103V e sobre-tensões até 264V. Sendo assim, mesmo que a rede elétrica tenha discrepâncias que joguem a tensão de 115V a 104V, por exemplo, não haverá problemas.
CABO DE FORÇA E AMPERAGEM
Outro detalhe importante para a segurança dos seus equipamentes é sempre utilizar um cabo de força adequado para a sua fonte. No exemplo que eu dei da especificação da minha fonte, diz \"... 12A ~ 6A / 13 ~ 7A\". Esses valores correspondem a corrente (amperagem) utilizada pela fonte. Isso quer dizer que eu preciso de um cabo com amperagem igual ou maior. Se eu usar um cabo com amperagem \"10A ~ 5A\", estaria colocando minha fonte (e consequentemente outros itens de hardware) em risco. A fim de evitar isso, os fabricantes têm o costume de fornecer, junto com a fonte, o cabo de força adequado para a mesma. De qualquer forma, para saber a amperagem de um cabo, basta olhar no próprio cabo. Geralmente as informações vêm impressas em baixo-relevo no revestimento de borracha externo do cabo, ou então, numa etiqueta presa ao mesmo. Uma dica: cabos de força com maior amperagem geralmente são mais grossos do que os com menor amperagem. Estou ressaltando essa informação pois muitas vezes, quando temos duas ou mais fontes, acabamos trocando sem querer os cabos de força das mesmas.
SEU CASO
Se sua fonte for bivolt automática, o que eu acredito que seja, não é preciso fazer nada pois ela irá operar automaticamente de acordo com a tensão encontrada. Se sua fonte for bivolt manual, basta você posicionar a chave seletora para a tensão correta. Se sua fonte for monovolt, é necessário saber se ela opera só a 110V ou só a 220V. No pior dos casos, se ela só operar a 110V e como você já disse sua tomada for 220V, será preciso usar um transformador de tensão, nesse caso, um do tipo 220V->110V. Você encontra um desses facilmente em lojas de material elétrico. O que o transformador de tensão faz é pegar a tensão de 220V e converter para 110V, transformando a tensão excedente em calor.