Estabilizador para fonte Corsair ATX 750W

Por: Juliano Kloss  

Em: 07/05/2012 11:19

Comprei na kabum o Clone F8 Plus 01087, minha duvida é minha luz é 220v ele fica automatica pra 110v? nas imagens do modelo nao vi onde ajusta a tensao...ou teria de comprar algum especifico?

Olá Juliano Kloss,

Parabéns, você comprou um excelente filtro de linha. Quanto a tensão da sua rede, não se preocupe pois o Clone F8 Plus possui um seletor automático de tensão. Ou seja, se sua rede é 220V ele irá funcionar automaticamente em 220V. Falando em seletor automático de tensão, ele ainda conta com dois LEDs (de cor azul) dedicados a informar a tensão da tomada onde o mesmo está plugado. Além disso, ele ainda conta com um outro LED (verde) que informa se a tomada onde o filtro está plugado possui ou não aterramento. Para saber mais sobre o produto que você acabou de adquirir, leia essa ótimo tópico do forum Clube do Hardware: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5419886&postcount=318

Só para constar aqui neste tópico, existe um outro modelo de filtro que eu também recomendo. No entanto, esse filtro é bem mais caro e é mais indicado para sistemas Home Theater (por isso ele conta com uma proteção adicional para antena ou TV a cabo).

Upsai Proteo FHT1200
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230527889-filtro-de-linha-profissional-upsai-fht1200-120-ou-220volts-_JM

Abraços e mais uma vez parabéns pela escolha.
BOM DIA, MAIS AINDA TO NA DUVIDA SRSR SE A LUZ É 220 E O PC É 110 NAO VAI TORRAR O PC QUANDO LIGAR?
BOM DIA, MAIS AINDA TO NA DUVIDA SRSR SE A LUZ É 220 E O PC É 110 NAO VAI TORRAR O PC QUANDO LIGAR?

Olá Juliano Kloss,

Desculpa, demorei um pouco mas agora entendi sua dúvida. rs

MONOVOLT, BIVOLT, BIVOLT AUTOMÁTICA
Até onde eu sei, existem três tipos de fonte quando se trata de tensão (voltagem) de entrada: as fontes monovolt, as fontes bivolt e as fontes bivolt automáticas. As fontes monovolt só aceitam uma tensão: ou a tensão 110V (110V / 115V / 127V, que para nós é praticamente o mesmo) ou a tensão 220V. As fontes bivolt aceitam tanto tensão de 110V quanto 220V, mas antes de ligá-las é preciso posicionar a chave seletora para a tensão correta. Já as fontes bivolt automáticas também aceitam tanto tensão 110V quanto tensão 220V e a seleção é feita automaticamente pela fonte. OBS: Fontes bivolt automáticas não possuem chave seletora, por motivos óbvios.

DESCOBRINDO A TENSÃO DE UMA FONTE DE ALIMENTAÇÃO DE COMPUTADOR
É preciso saber se sua fonte de alimentação é monovolt, bivolt ou bivolt automática. Isso vem especificado no manual da fonte, na seção Especificações Técnicas. Por exemplo, tenho uma fonte de 850W da Seventeam. No manual dela está escrito \"AC Input: 103-264 VAC, 50Hz ~ 60Hz, 12A ~ 6A / 13A ~ 7A\". Isso quer dizer que minha fonte é bivolt automática, pois opera em tensões de 103V até 264V e não possui chave seletora. Por si só, ela é capaz de segurar sub-tensões até 103V e sobre-tensões até 264V. Sendo assim, mesmo que a rede elétrica tenha discrepâncias que joguem a tensão de 115V a 104V, por exemplo, não haverá problemas.

CABO DE FORÇA E AMPERAGEM
Outro detalhe importante para a segurança dos seus equipamentes é sempre utilizar um cabo de força adequado para a sua fonte. No exemplo que eu dei da especificação da minha fonte, diz \"... 12A ~ 6A / 13 ~ 7A\". Esses valores correspondem a corrente (amperagem) utilizada pela fonte. Isso quer dizer que eu preciso de um cabo com amperagem igual ou maior. Se eu usar um cabo com amperagem \"10A ~ 5A\", estaria colocando minha fonte (e consequentemente outros itens de hardware) em risco. A fim de evitar isso, os fabricantes têm o costume de fornecer, junto com a fonte, o cabo de força adequado para a mesma. De qualquer forma, para saber a amperagem de um cabo, basta olhar no próprio cabo. Geralmente as informações vêm impressas em baixo-relevo no revestimento de borracha externo do cabo, ou então, numa etiqueta presa ao mesmo. Uma dica: cabos de força com maior amperagem geralmente são mais grossos do que os com menor amperagem. Estou ressaltando essa informação pois muitas vezes, quando temos duas ou mais fontes, acabamos trocando sem querer os cabos de força das mesmas.

SEU CASO
Se sua fonte for bivolt automática, o que eu acredito que seja, não é preciso fazer nada pois ela irá operar automaticamente de acordo com a tensão encontrada. Se sua fonte for bivolt manual, basta você posicionar a chave seletora para a tensão correta. Se sua fonte for monovolt, é necessário saber se ela opera só a 110V ou só a 220V. No pior dos casos, se ela só operar a 110V e como você já disse sua tomada for 220V, será preciso usar um transformador de tensão, nesse caso, um do tipo 220V->110V. Você encontra um desses facilmente em lojas de material elétrico. O que o transformador de tensão faz é pegar a tensão de 220V e converter para 110V, transformando a tensão excedente em calor.
que aula heim heheh mais uma coisa, e meu monitor de lcd LG 18,5\' posso ligar direto ou preciso primeiro por o establizador e liga o monitor no estabi?
que aula heim heheh mais uma coisa, e meu monitor de lcd LG 18,5\' posso ligar direto ou preciso primeiro por o establizador e liga o monitor no estabi?

Não entendi sua dúvida. O que você quer dizer com \"ligar direto\"? No momento, seu monitor está ligado em estabilizador? Você já recebeu seu filtro Clone F8 Plus?
Ainda nao recebi, mais acredito que nao ver ter problemas, a fonte é 110 -240 e o meu monitor tbm! Agora só comprar os adaptador de tomada hehehe e abigadao pela atenção chris

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716969.

Total de membros registrados: 143009

Últimos membros registrados: ErexivaCápsulas345, kamiladiniz, difavelaadesivos, CardivaCapsules45, epicoolerorg, tavinhomxpx, carlosspy, TruvoraME.

Usuário(s) on-line na última hora: 689

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.