Estabilizador para fonte Corsair ATX 750W

Por: Juliano Kloss  

Em: 07/05/2012 11:19

Bom dia, meu pc vira e mexe queima ou estraga algo, to pensando que deve ser minha energia que oscila muito, uso um estabilizador normal e bm antigo nem sei que voltagem é...e sempre acusa oscilação e minha fonte de energia é 750w atx...nao tenho como compra agora um nobreak...vi na net que nesse caso é melhor liga direto em um fitro de linha \"regua\" que a propria fonte segura a oscilação de energia...o que é mais aconselhavel? o padrao de luz é 220v
Ola Juliano,
eu to usando uma regua industrial para alguns pcs para render. Regula muito bem, inclusive em algumas quedas bruscas e rápidas, nem desligam os pcs... nao sei como...
Procura pela marca stanley, cor amarela em lojas de material elétrico e industrial, to usnado uma de 1.700 joules com 4 pcs, e vai bem. É um pouco mais caro, acho q vai ter que pagar uns r$ 50,00, mais ou menos.

http://luizkozerski.blogspot.com/
Compre um NoBreak e não passe raiva, há uns 6 meses estava fazendo um projeto grande e toda vez que estava renderizando a energia oscilava, depois que comprei o no break eu nem ligo mais quando oscila.
Acho que vou de regua mesmo huahsus quem sabe mais tarde comprei um nobreak
Juliano Kloss

Acho que isso é mais uma questão da necessidade do usuário.

FILTROS DE LINHA
Se o objetivo é proteger os equipamentos (gabinete, monitor, impressora, etc...), o ideal é ter um bom filtro de linha. Os melhores são os industriais, como o lkz mencionou. No entanto esses filtros são caros (alguns chegam a custar R$200,00) e difíceis de achar. Em todo o caso, os filtros de linha \"comuns\" fabricados atualmente passam por testes rigorosos e são seguros. A diferença é que os filtros comuns tem uma vida útil bem menor do que os industriais. Em outras palavras, enquanto que os filtros industriais suportam várias ocorrências de surto (também chamado de sobre-tensão) até se tornarem danificados, os filtros comuns em geral suportam um ou duas ocorrências de surto e logo se tornam danificados, com a queima do fusível. O que muita gente não sabe é que, ao queimar o fusível de um filtro, não basta substituí-lo por um novo. É preciso também desmontar o filtro e verificar os varistores. Caso os varistores tenham sido danificados, o procedimento correto é substituí-los por novos usando um ferro de solda. Caso isso não seja possível, a recomendação é comprar um filtro novo.

NO-BREAKS
Se o objetivo é ter alguns minutos a mais para que seja possível salvar um trabalho ou enviar um e-mail importante, o ideal é ter um no-break. Existem 4 categorias de no-break. A mais popular é a chamada \"offline\". Essa solução é suficiente para usuários domésticos e tem os atendido muito bem ao redor do mundo nos últimos anos. Para servidores e equipamentos críticos (ex. equipamentos médicos-hospitalares), o ideal é ter um no-break \"online\", que por sua vez são muito caros e chegam a custar mais do que o próprio servidor. É importante verificar a potência do no-break e calcular por quantos minutos a bateria do mesmo irá fornecer energia no caso de um blackout. Só assim será possível planejar a compra de acordo com a necesidade. Para aumentar ainda mais a utilidade e a ventagem de se usar no-breaks, eles possuem toda a estrutura encontrada em um filtro de linha. Ou seja, um no-break pode ser considerados, a grosso modo, como sendo \"um filtro de linha para proteção + um sistema de bateria(s) para o caso de ocorrer um blackout\".

ESTABILIZADORES
Estabilizadores não são mais recomendados e foram abolidos da grande maioria dos países desenvolvidos. Aqui no Brasil, ainda há o costume de se usar esse tipo de equipamento. Não sem motivo, as redes elétricas brasileiras são de péssima qualidade e não há nenhuma segurança. Para se ter uma noção básica, no Japão as oscilações nas redes elétricas são tão insignificantes a ponto de não se usar nem filtro de linha. O problema dos estabilizadores é que eles introduzem um \"efeito colateral\" ao tentar estabilizar a tensão. A estabilização (ou seja, quando o estabilizador aumenta ou diminui a tensão de saída para compensar as oscilações) é feita através de um chaveamento de um relé (o qual produz aquele som \"tec-tec\"). Esse chaveamento é bem mais lento do que as oscilações da rede elétrica e isso acarreta em uma exposição dos equipamentos (PC, TV, impressora, etc...) às oscilações, o que pode leva a danos ou à perda total dos mesmos. Existem muitos outros problemas introduzidos pelos estabilizadores, que podem ser lidos no artigo a seguir:
http://www.hardware.com.br/tutoriais/filtros-estabilizadores-nobreaks/pagina3.html

ATERRAMENTO
Os aterramentos são úteis para suportar descargas da natureza (ex. raios) e também para evitar que os usuários recebam choques ao manusear equipamentos ligados à rede elétrica. É muito importante ter um bom aterramento pois, em caso de raios, não há filtro de linha nem no-break que segure e a possibilidade de danos irreversíveis é grande. Em caso de falta de aterramento, recomendo contratar um bom profissional para planejar e construir um bom sistema de aterramento. Caso não haja a possibilidade de fazer aterramento, o único jeito é desligar tudo da tomada (geladeira, micro-ondas, computador, TV, etc...) em dias de tempestade com presença de raios.

CONCLUSÃO
Se o que você chama de régua é aquela extensão com várias tomadas que custa em torno de 10-15 reais, fuja correndo ou esteja preparado para perder seu PC em caso de surtos. Mesmo considerando que as fontes modernas são capazes de suportar bem as oscilações da rede elétrica, eu recomendo o uso do filtro de linha. É fácil reconhecer um filtro, pois TODOS precisam de um fusível para funcionar. Se tiver fusível, é filtro. Se não tiver, é régua (extensão).
chrisrezende valeu amigo, muito bm explicado e tirou todas as minhas duvidas pois na casa que estou morando ja queimou 3 pcs e todos tem estabilizador! e o que acha desse filtro de linha http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:22:49:23&tag= minha energia é 220v essa modelo ta de boa, ok?
Juliano, eu estou usando um no-break da SMS de 1300VA no meu PC e acho que é bem seguro, principalmente contra as quedas de energia que as vezes acontecem. Ele custou 350 reais, um pouco caro, mas se levar em consideração o que eu teria de gastar se algo queimasse acho que vale a pena.
A única coisa ruim é que para renderizar eu tenho que desplugar o monitor dele e ligar em outra tomada porque senão ele apita por sobrecarga.
Pensem bem, um nobreak custa menos de 10% do valor de um computador, vale muito a pena ter um, não faça economia por porcaria.
chrisrezende valeu amigo, muito bm explicado e tirou todas as minhas duvidas pois na casa que estou morando ja queimou 3 pcs e todos tem estabilizador! e o que acha desse filtro de linha http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:22:49:23&tag= minha energia é 220v essa modelo ta de boa, ok?

Olá Juliano Kloss,

Esse filtro que você citou é bom. No entanto, eu particularmente recomendo os filtros a seguir.

SMS Prot 1000 - Ref. 62330nt
http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:03:288:293:21772

Clone F8 Plus - Ref. 01087
http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:03:288:293:24761

Esses são considerados os melhores filtros para uso doméstico disponíveis no mercado. O Clone F8 Plus tem alguns benefícios em relação ao SMS Prot 1000. Ele vem acompanhado de 3 LEDs indicativos e função Reset. A função Reset funciona como um disjuntor, que desarma em caso de sobre-tensão, evitando a queima do fusível e prolongando assim a vida útil do filtro. Atenção: Não confundir o Clone F8 Plus (01087) com o Clone F8 (01086).

Quanto à queima dos seus computadores, é interessante contratar um profissional capacitado para verificar o aterramento da sua residência. Se na região onde você reside há ocorrência de raios com certa frequência, o seu problema pode estar ligado mais à proteção externa (aterramento) do que à proteção interna (filtro, no-break, etc...).

Abraços e boa escolha!

Comprei na kabum o Clone F8 Plus 01087, minha duvida é minha luz é 220v ele fica automatica pra 110v? nas imagens do modelo nao vi onde ajusta a tensao...ou teria de comprar algum especifico?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 713037.

Total de membros registrados: 140256

Últimos membros registrados: ryhan.souza, mc582469, sousadessa2025, francisco6265, nixolinuk, MoodiCBDCapsulesAvis2025, Moodicbdcapsules, nowslimkapslen.

Usuário(s) on-line na última hora: 484

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.