ah, o tipo ideal de memória é hoje a ddr, por enquanto a mais rápida e acessíve é a ddr 400 que trabalha a 200Mhz, mas transfere 2 dados por pulso de clock então diz-se que é como se trabalhasse a 400Mhz. a velocidade da memória na renderização é passível da mesma analogia do hd, se por exemplo eu usar memoria pc 100 que é bme lentinha, vou perder algum desempenho no render em relação a uma memoria ddr400 por exemplo. eu acho que a quantidade de momoria é relativa ao trabalho, eu por exemplo trabalho num pentium 4 com miseros 256 de memoria, ou seja, estou quase sempre trabalhando na memoria virtual, e quando mando renderizar, muitas vezes o pc gasta um longo tempo comsumindo o hd até começar a renderizar, porque cmo eu disse, o hd é muitas vezes mais lento até que as memorias pc 100. agora esse lance de desempenho, vc sente mais em jogos do que em 3d, porque os jogos usam todo o desempenho da máquina mesmo, o max so usa a pl video na viewport, e no render quem sofre mais memso é o processador, que trabalha a todo vapor. uma qtde boa de memoria eu acho que seria 1gb, eu estou agora com 512, mas mesmo assim ainda entra na virtual, tudo é relativo à cena, efeitos de luz, gi, etc...
Um abraço!!!