Dúvida quanto a utilização de memória

Por: zsig  

Em: 02/12/2004 08:45

Ola pessoal Gostaria de saber se alguem poderia me esclarecer o seguinte: Qual o ganho real no tempo de renderização alterando a quantidade de memória RAM de 512mb para 1gb? Seria algo significativo? Por exemplo tenho uma cena com mais ou menos 80 luzes e a para criar a solução de radiosidade demora +/_ 3horas, utilizando 512mb de RAM, com 1gb deve abaixar este tempo para quanto, algem seria capaz de dizer? Agradeço a atenção de todos Zsig
E aí blza???Assim um tempo atraz eu tinha 256 de ram deposi botei 512 e tava renderizando quase na metade do tempo, tipo deve acontecer a mesma coisa se tu duplicar a memoria,,,,ou eu q tinha muito pouca memoria mesmo,,,hehee Falow
Olá... Então com certeza o tempo vai diminuir bastante, não saberia dizer qual o tempo exato, pois também depende do seu processador.....
ah, a memoria influencia em alguns fatores: primeiro, quando se tem pouca meoria ram e manda renderizar uma cena pesada, o seu processador se dividirá em renderizar a cena e gerenciar a memoria virtual, porque quando acaba a memoriua ram o pc usa o hd como memoria, que é muito muito lento mesmo. dai um dos ganhos de performance que o amigo comentou. agora, se vc tem 512 e manda renderizar um setup de luzes ou radiosidade, se nao chegar a usar memoria virtual, pode adicionar qta memoria quiser que nao aumentará o desempenho, porque os calculos via de regra que mfaz é o processador, então, pra diminuir o tempo de render tem que melhorar o processador, porque a memória so é o espaço onde são armazenadas todas as informações da cena e do render. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Obrigado pelas dicas, mas então se por algum acaso a imagem estiver utilizando a memória virtual, aí haverá ganho no desempenho da renderização?
Pelo que eu entendi sim zsig!Se vc usa o xp aperta ctrl+alt+del e ve se ta usando memoria virtual ou não,,, o meu com 512 de ram e athlon 2400 sempre tem memoria ram sobrando,,,Até hoje n faltou,, Ok aabb, mas tipo quanto de memoria é o ideal então??Pq n adianta botar 2giga de memoria pra ela ficar sem utilizar,,,, Isso depende muito do trabalho né???Acho q com 1 giga deve ficar bom, mas melhor mesmo seria dar um overclock no procesador então ou colocar um processador mais rapido?
ah, o tipo ideal de memória é hoje a ddr, por enquanto a mais rápida e acessíve é a ddr 400 que trabalha a 200Mhz, mas transfere 2 dados por pulso de clock então diz-se que é como se trabalhasse a 400Mhz. a velocidade da memória na renderização é passível da mesma analogia do hd, se por exemplo eu usar memoria pc 100 que é bme lentinha, vou perder algum desempenho no render em relação a uma memoria ddr400 por exemplo. eu acho que a quantidade de momoria é relativa ao trabalho, eu por exemplo trabalho num pentium 4 com miseros 256 de memoria, ou seja, estou quase sempre trabalhando na memoria virtual, e quando mando renderizar, muitas vezes o pc gasta um longo tempo comsumindo o hd até começar a renderizar, porque cmo eu disse, o hd é muitas vezes mais lento até que as memorias pc 100. agora esse lance de desempenho, vc sente mais em jogos do que em 3d, porque os jogos usam todo o desempenho da máquina mesmo, o max so usa a pl video na viewport, e no render quem sofre mais memso é o processador, que trabalha a todo vapor. uma qtde boa de memoria eu acho que seria 1gb, eu estou agora com 512, mas mesmo assim ainda entra na virtual, tudo é relativo à cena, efeitos de luz, gi, etc... Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Apertei o alt+ctrl+del durante o processo: Está utilizando quase 500mb do arquivo de paginação. Então pelo q eu comprendi pode haver uma melhora acrescentando + 512mb de Ram
Que cena pesada rapaiz!mete mais memoria nela!!!!Falow
pode crer, desse jeito seu hd pede arrego!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707649.

Total de membros registrados: 135257

Últimos membros registrados: sabrina-bomfi, graceholan64, ninjadiego, ARQMANU, alesacramento, LU887MELLO, mc29, Caleb Tales Oliveira.

Usuário(s) on-line na última hora: 638, sendo 13 membro(s) e 625 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: TadeuB79, Ronaldo Junior, Geraldo Nunes, Reinaldo Silva, Fabio Catelleno, marcelo de moraes, marcola, Le_Andro, nandao, Antonio Domingos, Vladis, new, byboca.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.