esse lance do hs, tem umas placas mae que usam um esquema conhecido como raid, no qual vc liga 2 ou mais hd espelhados, ou seja, com os mesmos dados. cmoo temos 2 dispositivos ou mais, o micro consegue acessar dados com o dobro da velocidade ou o triplo, de acordo com o numero de dispositivos, numa forma parecida com a ddr dual channel da intel. eu estou querendo daqui um tempo fazer um upgrade de mobo e colocar uma soyo dragon que aceita esse modo raid.
3d horus, o duron é tipo a linha barata do athlon, se nao me engano tem o mesmo coprocessador, mas metade ou menos da memoria cache, que é a mais usada pelo processador, e tb a que mais o deixa caro. mas a sua máquina deve aceitar athlon tb, eu tenho um athlon 1.7 e tb aceita duron na placa. se aceitar depois vc pode fazer upgrade no processador. outra coisa, vc tem 1gb de memoria de que tipo, sdram pc100,133 ou ddr 266,333,400. porque vao ter coisas que dependendo da velocidade da memoria vao ficar mais rápidas. tipo, esses dias eu troquei meu pente de 256mb sdram pc133 por um ddr 512mb ddr 400, e a velocidade de segunda inicialização dos programas aumentou drasticamente. o bom das memorias é que mesmo que sua placa nao suporte a velçocidade total, elas podem ser instaladas so que vao funcionar até a velocidade da placa -mae, como é meu caso, minha placa mae aceita memorias ddr266 que são as mais lentas ddr, mas comprei uma memoria ddr400 e funciona sem problemas. em 3ds max uma coisa muito importante é sua plcada de vídeo, se nao tiver uma boa vai ter problemas na viewport, principalmente em cenas mas pesadas em contagem de poligonos ou com texturas visualizando na viewport. as placas de gamemaniacos sao das melhores para isso, porque sao projetadas para jogos que exigem o maximo de hardware, assim pra viewport que é meio estática são ótimas. boas placas são da ati e nvidia. ah, se for adquirir uma pl de vídeo nova prefira as agp, que são bem mais rápidas que as pci, mas sua placa mae tem que ter esse slot.
Um abraço!!!