_Vamos lá ajudar a amiga Bruna.
_Sei que vc está cheia de dúvidas Bruna e elas são todas pertinentes.
_Deixei de atuar na área de CG, como usuário, a muitos anos. Mas justamente por ter atuado tanto tempo, trabalhado em produtoras e ter sido instrutor Autodesk por 5 anos além de consultor técnico de software CAD e DCC da linha Autodesk, fiz minha empresa focada no atendimento desse público. Todos os dias aprendemos coisas novas e mantemos nossa mente assim antenada nos dois mundos, software e hardware diariamente.
_Por isso lendo seu post, suas dúvidas e entendendo seus desejos, seguem algumas sugestões e repostas:
Processador AMD é a melhor solução se usado no MAYA e só!
Os demais app se dão melhor com processador Intel!
Placa nVidia Quadro, só se recomenda quando a utilização assim exige, por exemplo, MAYA ou outro app que exija Vídeo Overlay, anime de personagem em qualquer app, em app que exija full OpenGL, demanda exigente de antialiasing lines em tela cheia... Cada caso é um em específico e deve ser visto antes de se orçar.
Vou tentar ser mais específica:
[*] Alguém aqui usa essa configuração para Render e modelagem com muitos polígonos? - Com a solução integrada HD 4250 GPU e analisando a fonte de 430W. Não seria possível utilizar essa config para trabalhos realmente pesados. Nem mesmo integrando uma segunda GPU dedicada, justamente pela insuficiência energética da fonte.
[*] Duas máquinas com essa configuração, em rede, renderizariam satisfatoriamente cenas pesadas? - NÂO
[*] E essas DUAS máquinas em rede se equiparariam a UM Intel i7? - Um i7 seria mais eficiente usando menos recurso.
[*] Essa placa mãe vem com vídeo on board Randeon. Posso colocar + uma placa de vídeo GeForce GTX? Ou é incompatível? Sim, pode, mas a solução integrada ficará, inoperante. E sua fonte precisará ser substituída por uma mais potente.
_Entre em contato conosco, esse trabalho de dimensionamento é nossa expertise.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda
https://www.alfx.com.br