Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Claudio   Manaus - AM
ti_roc   Mauá, SP - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
EvandroGP   Paraná - PR

Portfólios Ver Mais

igdesign   Feira de Santana - BA - BA
Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE
ss90Gamer   MG - Contagem / R.Jaguara - MG
elisalage   italia - Internacional

Placa de video p/ Iray?

Por: mauricio campos  

Em: 28/08/2012 22:20

Boa noite a todos da 3D1.
estou pretendendo comprar uma placa de video para aprender a mexer no iray, mas não tenho idéia de qual comprar, tendo que levar em consideração o custo beneficio.
Meu investimento médio é de 600,00. Nunca mexi e não faço a menor idéia se o iray é muito diferente do MR, que é o que uso atualmente.
Trabalho no max e tenho algum conhecimento de Vue. O iray aceita o Vue?
Pelos testes que vi, o iray é bem mais rapido que o mr para render, mas não sei se é apenas com as placas mega caras que encontramos por ai.
Acho que na assinatura esta minha atual config., mas caso não esteja, postarei depois.
Fico agradecido se alguém puder me auxiliar nessa.
Obrigado
cara o principal \"problema\" com iray e na quantidade de memoria da placa de video pois se a cena ultrapassar a qt de memoria da placa de video o render e feito so pelo processador q fica muito lento, uma placa satisfatoria e com um preco acessivel para vc usar o iray e a gtx 670 com 4 gb de memoria q esta +- uns 1800 reais.

eu tenho uma gtx 570 de 1250 mb de memoria com ela da para brincar fazer cenas simples e so por causa de sua pouca memoria.

e com relacaum ao desempenho no render vc tem q olhar a qt de cuda e a velocidade da gpu da placa de video, portanto com 600 reais vc pega talvez uma gtx 560 mas ela vai ter apenas 1 gb de memoria q e muito pouco
portfólio: http://www.behance.net/rene123
Rene Obrigado pelo esclarecimento, mas tenho uma dúvida.
Como faço para saber a quantidade de memória que a cena tem, e conseguiria me dar um exemplo +ou- de como é uma cena utilizando a sua placa.
Pois o que pode ser pouco pra você, pode ser mais do que o suficiente pra mim.
A hd possui placas que da para utilizar no render?

valeu.
Olha, pela experiência que eu tive posso dizer que pra ter um bom desempenho no iray somente as novas GTX 600, pena que o iray ainda não aceita as benditas, tem que esperar pela boa vontade da Autodesk disponibilizar uma atualização pro MAX 2012/2013 pro iray reconhecer e usar o potencial das nova arquitetura Kleper.

Tenho uma GTX 560 com 2GB de memória, ela tem 336 cores cuda e posso dizer que pra grande maioria das cenas de interior, uma placa com 2GB dá conta de renderizar, pois testei ela numa cena interna com quase 4K de polygonos e algumas texturas bem pesadas, toda a geometria, texturas e o render, a placa ocupou aproximadamente 1.2GB, ainda sobraram 800mb, ou seja, dava pra usar numa cena maior ainda.

Com relação ao desempenho dessa GTX 560, ela ainda deixa a desejar, isso usando pra render no iray, nesse caso o mental ray é bem mais rápido, nessa cena de interior, o mental ray renderizou em 1:07hr em resolução 1920x1080, daí deixei exatamente 1:07 no iray pra ver o que ele fazia nesse tempo, e realmente a cena ficou ainda muito granulada, outros testes que eu tentei fazer, deixando por bem mais de 1hr no render com o iray, o max deu problema e fechou, ainda não sei dizer o que aconteceu, provavelmente seja a temperatura da VGA que subiu muito na hora do render e fechou o MAX.
Pra se ter um comparativo entre a minha CPU e a GTX 560, a CPU é um i7 3770K com 16GB DDR3 /1333MHz.

As novas GTX 600, além de ter uma quantidade enorme de cores cuda (o que diferencia muito na velocidade do render), elas tb tem uma dissipação térmica melhor, ou seja, esquenta menos e consome menos energia. Uma GTX 670 com 4GB, ela tem 1344 cores cuda, contra os 336 da minha GTX 560, a diferença é exatamente 4x a mais, além do clock da 670 ser maior ainda.
Acredito eu que com uma VGA dessas, daria pra renderizar a maioria das cenas de arquitetura internas e externas, é claro, cena muito pesada, com milhões e milhões de polys ainda não será possível, só mesmo placas com 6GB ou mais, mas aí é coisa para um futuro não muito distante.
ENTÃO PELO CUSTO BENEFICIO, É MELHOR INVESTIR NUM PROCESSADOR MAIS ROBUSTO DO QUE NUMA PLACA DE VIDEO?
cara eu diria q sim hoje em dia e bem melhor vc investir num processador para renderizar do uma placa de video, e outra coisa cena interna demora muito para renderizar com o iray por exemplo ja cena externa e muito mais muito mais rapido mesmo q o mental ray logico q tudo depende da placa de video e do processador.

e tem isso ainda o iray ainda naum aceita a nova geracaum das placa kepler, eu nem tinha lembrado disto pois uso mais o vray rt q naum tem este problema,

e cara para vc ter uma ideia esta cena ai q eu fiz para testar o novo material do iray http://www.tresd1.com.br/forum/imagens-e-animacoes/imagens-artisticas-variadas/84218/1.html#705880 ocupou quase q toda a memoria da minha placa de video, mais ela tem um detalhe a pano q esta embaixo dos diamantes tem displacemet, creio q sem o displacement no pano usaria entorno de uns 650 mb de memoria, e tem um detalhe q dificulta ainda mais o max 2013 ocupa mais memoria da placa de video q o restante, para vc ter um ideia o max 2012 qd abre ocupa +- 130 mb de memoria ja o 2013 uns 310 mb, isso dessativando o aero do windows pois ele tb consome memoria da placa de video
portfólio: http://www.behance.net/rene123
ENTÃO QUAL SERIA O PROCESSADOR COM UM OTIMO CUSTO BENEFICIO? DOU MAIS PREFERENCIA A AMD POIS NÃO SEII SE MINHA PLACA MÃE ACEITA A INTEL

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710700.

Total de membros registrados: 138184

Últimos membros registrados: Andrey Menegaz, ansopbar, Wmartiniart , Guedes_1986, Cuc43D, Lu_Skinha, 12451LRE, Farland.

Usuário(s) on-line na última hora: 1433, sendo 17 membro(s) e 1416 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: marcola, Adalberto Rocha, Rodrigosouza3D, Vladis, magster, alexseen, alceu.camilo, Victor Mendonça, Fabio Catelleno, Andrey Menegaz, Wmartiniart , ansopbar, JMDesign, rafaelgmarotta, rabellogp, Gibran Farfud, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.