Relação entre hardware e 3ds Max

Por: Bisewski  

Em: 25/05/2013 19:17

Boa noite a todos.

Tentei encontrar aqui no fórum informação sobre como funciona a relação entre hardware e 3dsmax mas não consegui filtrar a pesquisa corretamente.

Quando se fala em renderizar uma imagem, usamos a cpu e quando usamos o iray por exemplo, então usamos a gpu, correto?

Por exemplo, tem uma configuração de quatro placas gtx690 em uma cpu, todo o potêncial dessas placas se resumem somente a velocidade de update dos modelos na View e no iray? Na hora de renderizar e salvar a imagem nada dessas placas são usadas? Tudo vai depender da cpu? E se depender somente da cpu, então vai precisar de memória, para quem pode com 4 gtx 690 pode com 64gb de ram.

Mas s efor possível renderizar com as quatro gtx690 então os 64gb de ram não são necessárias, uma vez que a memória a ser usada vai ser a placa?

Credo, estou totalmente confuso. E eu ainda uso o After Effects...

sds

Que eu saiba, posso estar enganado, mas se vc usar somente GPU e não a CPU vc podera ter um problema de akecimento relativo problemático.

Render por GPU é feita +/- 80% placa de video 15% processador 5% RAM.
O processamento é distribuido pelas peças para evitar akecimento. O PC faz um calculo, se caso sua placa de video não der conta ele passa para a CPU ( processador ) e memória RAM

Vi ja alguns artigos sobre isso, não sei se falaei certo.
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
E com relação a que característica é mais importante em um processador para rendering. Por exemplo, http://cpuboss.com/cpus/Intel-Xeon-E7-2803-vs-Intel-Core-i7-3970X nesses link tem uma comparação entr um xeon e7 2803 que tem mais vantagens em relação ao i7 entreme. Porém, o i7 tem um clock speed de 3.5ghz contra somente 1.73ghz do xeon.

E agora, quem é melhor para rendering?
Neste caso processador eu peço akele que tenha mais GHZ 2.8 para cima mas tambem deve ver o cache 2,4,6,8 etc... qnto mais é melhor.
Xeon é para servidor.
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Xeon para render não tem bom custo/beneficio. A não ser que vc queira ter um render muito rapido sem se preocupar com orçamento.

Segue umas sugestões de config:

* Opção cara, porém, ainda racional:

render via CPU i7 3930K (hexacore como o 3970X, pela metade do preço)
render via GPU GTX Titan (velocidade, 6GB de buffer, POWER)

* Opção ótimo custo/beneficio:

render via CPU i7 3770K (provavelmente o melhor C/B do mercado de render)
render via GPU GTX 670 4GB (bem rapida, custa 1/3 de uma Titan)

Respondendo melhor a sua pergunta,

O que conta na hora do render é principalmente clock*cores. O mental, vray, maxwell e afins escalonam extremamente bem tanto com a velocidade do processador quanto com a quantidade de nucleos disponíveis. Outros fatores também influenciam mas são mais dificeis de se explicar, como exemplo a arquitetura do processador (algumas são rapidas, outras não). O cache também é importante, mas naturalmente um processador parrudo vem com cache alto (vc não verá um xeon octacore com 1mb de cache, ou um celeron com 20mbs).

Nas placas de vídeo funciona +- da mesma forma. Conta o clock da GPU e a quantidade de cuda (nas nvidias) cores. A quantidade de memória aqui também influencia bastante, ja que a cena precisa ser alocada na memória da VGA. A banda de memória (128bits, 384bits) é importante? Sim é, mas é o mesmo papo do cache do processador: quanto mais parruda a placa, maior a banda do controlador de memória, ela escalona \"naturalmente\")
Boa tarde a todos.

Muito obrigado pela atenção.

Provavelmente eu devo gastar em torno de R$15 mil. Só gostaria de montar o melhor sistema com esse valor.

A impressão que eu tenho, aí foge do orçamento, mas seria o ideal, era montar duas máquinas, uma para render final, via cpu e outra para render realtime durante o trabalho.

Para render final, é bom usar os xeons, por que podemos usar dois ou até 4 processadores ao mesmo tempo, conseguindo até 32cores.

Para render realtime, uma placa Tesla e outra mais simples, com saída para monitores como uma gtx680.

Com o valor que tenho, não monto nem a metade de uma unidade, imagina as duas. Mas Obrigado pelas dicas, vou partir disso.

sds

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716856.

Total de membros registrados: 142961

Últimos membros registrados: ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d, nana_rlkdoodio, GabrielaM, mariajuliamafioletti, JoanRMattos, Jarofix345.

Usuário(s) on-line na última hora: 482

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.