Relação entre hardware e 3ds Max

Por: Bisewski  

Em: 25/05/2013 19:17

Boa noite a todos.

Tentei encontrar aqui no fórum informação sobre como funciona a relação entre hardware e 3dsmax mas não consegui filtrar a pesquisa corretamente.

Quando se fala em renderizar uma imagem, usamos a cpu e quando usamos o iray por exemplo, então usamos a gpu, correto?

Por exemplo, tem uma configuração de quatro placas gtx690 em uma cpu, todo o potêncial dessas placas se resumem somente a velocidade de update dos modelos na View e no iray? Na hora de renderizar e salvar a imagem nada dessas placas são usadas? Tudo vai depender da cpu? E se depender somente da cpu, então vai precisar de memória, para quem pode com 4 gtx 690 pode com 64gb de ram.

Mas s efor possível renderizar com as quatro gtx690 então os 64gb de ram não são necessárias, uma vez que a memória a ser usada vai ser a placa?

Credo, estou totalmente confuso. E eu ainda uso o After Effects...

sds

Que eu saiba, posso estar enganado, mas se vc usar somente GPU e não a CPU vc podera ter um problema de akecimento relativo problemático.

Render por GPU é feita +/- 80% placa de video 15% processador 5% RAM.
O processamento é distribuido pelas peças para evitar akecimento. O PC faz um calculo, se caso sua placa de video não der conta ele passa para a CPU ( processador ) e memória RAM

Vi ja alguns artigos sobre isso, não sei se falaei certo.
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
E com relação a que característica é mais importante em um processador para rendering. Por exemplo, http://cpuboss.com/cpus/Intel-Xeon-E7-2803-vs-Intel-Core-i7-3970X nesses link tem uma comparação entr um xeon e7 2803 que tem mais vantagens em relação ao i7 entreme. Porém, o i7 tem um clock speed de 3.5ghz contra somente 1.73ghz do xeon.

E agora, quem é melhor para rendering?
Neste caso processador eu peço akele que tenha mais GHZ 2.8 para cima mas tambem deve ver o cache 2,4,6,8 etc... qnto mais é melhor.
Xeon é para servidor.
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Xeon para render não tem bom custo/beneficio. A não ser que vc queira ter um render muito rapido sem se preocupar com orçamento.

Segue umas sugestões de config:

* Opção cara, porém, ainda racional:

render via CPU i7 3930K (hexacore como o 3970X, pela metade do preço)
render via GPU GTX Titan (velocidade, 6GB de buffer, POWER)

* Opção ótimo custo/beneficio:

render via CPU i7 3770K (provavelmente o melhor C/B do mercado de render)
render via GPU GTX 670 4GB (bem rapida, custa 1/3 de uma Titan)

Respondendo melhor a sua pergunta,

O que conta na hora do render é principalmente clock*cores. O mental, vray, maxwell e afins escalonam extremamente bem tanto com a velocidade do processador quanto com a quantidade de nucleos disponíveis. Outros fatores também influenciam mas são mais dificeis de se explicar, como exemplo a arquitetura do processador (algumas são rapidas, outras não). O cache também é importante, mas naturalmente um processador parrudo vem com cache alto (vc não verá um xeon octacore com 1mb de cache, ou um celeron com 20mbs).

Nas placas de vídeo funciona +- da mesma forma. Conta o clock da GPU e a quantidade de cuda (nas nvidias) cores. A quantidade de memória aqui também influencia bastante, ja que a cena precisa ser alocada na memória da VGA. A banda de memória (128bits, 384bits) é importante? Sim é, mas é o mesmo papo do cache do processador: quanto mais parruda a placa, maior a banda do controlador de memória, ela escalona \"naturalmente\")
Boa tarde a todos.

Muito obrigado pela atenção.

Provavelmente eu devo gastar em torno de R$15 mil. Só gostaria de montar o melhor sistema com esse valor.

A impressão que eu tenho, aí foge do orçamento, mas seria o ideal, era montar duas máquinas, uma para render final, via cpu e outra para render realtime durante o trabalho.

Para render final, é bom usar os xeons, por que podemos usar dois ou até 4 processadores ao mesmo tempo, conseguindo até 32cores.

Para render realtime, uma placa Tesla e outra mais simples, com saída para monitores como uma gtx680.

Com o valor que tenho, não monto nem a metade de uma unidade, imagina as duas. Mas Obrigado pelas dicas, vou partir disso.

sds

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710700.

Total de membros registrados: 138185

Últimos membros registrados: Zizou1986, Andrey Menegaz, ansopbar, Wmartiniart , Guedes_1986, Cuc43D, Lu_Skinha, 12451LRE.

Usuário(s) on-line na última hora: 1273, sendo 27 membro(s) e 1246 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, Henrique Ribeiro, Gabriel.C, Eber.Silva, Duda, syunikiso, Le_Andro, Osvaldo Arquiteto, Celso Borttoloto, Ronaldo, Augusto Peixoto, Daniel Monteiro, Alessandro.Marcos, Joao Barreto, Max Idalgo, Thiago Couto, Nuno, billypaul, Geraldo Nunes, Eng Damasceno, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, AlexTerra, TadeuB79, Sergio1987, Joao Carlos Souza, Roberto Movanni.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.