Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gustavo3dx   Fortaleza
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
betcher   São Paulo
Eddy   Toledo - Paraná - PR
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

Fontanetti   São Carlos - SP - SP
d3daniel   são paulo - AC
SilvioRibeiro   Embu-SP - AC

Dúvida PC novo

Por: CarlaRJ  

Em: 25/07/2013 23:42

Boa noite,
Vou montar um computador para renderizar cenas no 3dsmax, porém, como sou leiga no assunto e estou com a grana relativamente curta, estou com muita dúvida sobre que componentes priorizar na minha compra. Gostaria de saber se os itens que pretendo comprar vão servir para minhas pretensões.

Para começar, estava pensando em comprar um processador AMD FX 6350, que está na faixa dos R$350, tem um clock rápido e 6 núcleos, junto com 16 GB de RAM 1333MHz (frequência mais alta que essa não sei se vale o custo).

Minha maior dúvida vem com a escolha de uma placa de vídeo, não sei até que ponto ela vai fazer diferença no resultado final do meu trabalho, e quanto vale a pena gastar nela. Estava de olho em 2 placas da NVIDIA, que me parecem ser um pouco melhores que as AMD equivalentes, uma seria uma GTX 650 de 1 GB e a outra é uma Quadro 600. Sei que a série Quadro é especifica para trabalhos em 3d, porém não sei se seria melhor pra mim ter uma placa com mais CUDA cores, que ajudassem na renderização final.

Enfim, são essas minhas dúvidas:
- A configuração que planejo dá pro gasto?
- Seria melhor investir mais em Processador e menos em placa de vídeo?
- Existe muita diferença entre o resultado final de uma GTX e uma Quadro?

Desde já, obrigada.
Boa noite Carla, seja bem vinda ao forum!
Inicialmente acho que deveria repensar na escolha do processador, uma vez que o processador da Intel i7 tem mais poder de processamento quando o assunto é renderizacao.
Quanto as outras duvidas ja nao posso dizer nada mas aguarda que sempre aparece alguem que pode te indicar qual o melhor caminho.
GTX
Consumo de energia: ALTA
Temperatura: MÉDIA/ALTA
Velocidade de render GPU: ALTA
Durabilidade: MÉDIA
Suporte de cenas muito pesadas: BAIXA/MÉDIA
Custo R$: ALTA

QUADROS
Consumo de energia: BAIXA
Temperatura: BAIXA
Velocidade de render GPU: BAIXA/MÉDIA
Durabilidade: ALTA
Suporte de cenas muito pesadas: ALTA
Custo R$: MUITO ALTA

Claro que isso pode variar com modelos, e equipamento que voce tenha em casa, refrigeração etc.

Voce escolhe o que mais cabe á voce
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Eu recomendo investir mais em processador, principalmente pq a performance desse FX 6350 vai ser muito aquém do esperado.

Passei minha vida usando GTX. Tive oportunidade de usar uma quadro outro dia e, a performance da viewport é melhor sim, de fato. MAS DE BOA?? Eu achei \"dispensável\". Ao ivés de 20 fps eu tinha 60... isso na viewport, na MINHA opinião, não faz tanta diferença. No seu caso, principalmente, aonde o orçamento é apertado e vc precisa escolher entre um ou outro, eu pegaria uma GTX meia bomba mesmo. Diferença de performance boa de se ver mesmo é ao invés de 30min de render vc ter 20min. Numa animação essa diferença pode ser de 1 dia inteiro a menos de render. E essa diferença vc conseguiria facil caso trocasse o FX 6350 por um i7 4770.
Bom dia,

Obrigado a todos pelas dicas.

Eu recomendo investir mais em processador, principalmente pq a performance desse FX 6350 vai ser muito aquém do esperado.

Passei minha vida usando GTX. Tive oportunidade de usar uma quadro outro dia e, a performance da viewport é melhor sim, de fato. MAS DE BOA?? Eu achei \"dispensável\". Ao ivés de 20 fps eu tinha 60... isso na viewport, na MINHA opinião, não faz tanta diferença. No seu caso, principalmente, aonde o orçamento é apertado e vc precisa escolher entre um ou outro, eu pegaria uma GTX meia bomba mesmo. Diferença de performance boa de se ver mesmo é ao invés de 30min de render vc ter 20min. Numa animação essa diferença pode ser de 1 dia inteiro a menos de render. E essa diferença vc conseguiria facil caso trocasse o FX 6350 por um i7 4770.

LG, no meu caso seria melhor então um i7 4770 rodando video onboard do que um FX 6350 com uma GTX 650?
Carla, o video onboard eu realmente não sei. Nunca tive a oportunidade de usa-la no 3dmax. Mas pelo menos em jogos, o video onboard do 4770 é muito bom.
Posso fazer mais uma pergunta? Qual a configuração do computador de vocês?
em casa eu uso:

i7 2600K @4.0
8gb de ram
GTX 560ti

no trabalho:

dual xeon x5650
12gb de ram
GTS 450

Pra se ter idéia de performance CPU e placa de vídeo, o pc do trabalho renderiza quase 2x mais rapido do que o de casa, mas a performance na viewport não muda praticamente NADA. E na época a GTX 560ti custava o dobro da GTS 450.
Casa: Cena X 20 min
GTX 580 364 Bits
8GB ram
i7 2600 3.9 GHZ

Trabalho: mesma cena X 1 Hra
Quadro 600 ( MUITO FRACO )
4GB ram
Xeon 2.2Ghz

www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Meu proc i7 2600k fiquei 1 ano sem placa de vídeo e trabalhie legal até 3 milhões de polígonos, e no render a vga não interfere em nada... mais em todo caso pega a GTX 550ti é um ótimo custo beneficio, ta uns 400 pila de 1gb e 2 gb uns 500 por ae

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710700.

Total de membros registrados: 138186

Últimos membros registrados: STUDIO DI, Zizou1986, Andrey Menegaz, ansopbar, Wmartiniart , Guedes_1986, Cuc43D, Lu_Skinha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1346, sendo 24 membro(s) e 1322 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, Felipe Duarte, Jorge Henrique, Fabianomonte, Bruno, Fabio Amorim, Celso Borttoloto, Eber.Silva, tsmodelagem3d, Ricardo Paranhos, Moura, Max Idalgo, Fabrício, Geraldo Nunes, Nuno, claro_lima, Eduardo Ramos, Henrique Ribeiro, renaz, Renatto, Frederico Wagner N. R., rabellogp, Roberto Movanni, Thiago Couto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.