Valeu chrisrezende. Repassei suas informações para meu chefe. Mas me surgiu uma duvida. Embora ainda não tenha tido contato com nenhum renderizador por gpu, não vale mais a pena investir numa placa de video para essa finalidade, ou o render por cpu ainda é mais viavel?
Olá mauricio campos,
Renderização CPU X GPU atualmente:
Apesar de que os renderizadores por GPU já estarem bem mais maduros hoje, eu considero que essa tencologia ainda está pouco desenvolvida. Por exemplo existem recursos que os renderizadores por GPU ainda não possuem, ou possuem mas não estão tão evoluídos como nos renderizadores por CPU. A grande vantagem dos renderizadores por GPU é justamente poder usar o incrível poder das placas de vídeo modernas para renderizar as mesmas cenas que seriam renderizadas por CPU. No entanto, as linguagens de shaders (que são usadas nos renderizadores por GPU) ainda não estão tão evoluídas quanto as linguagens de programação low-level (que são usadas nos renderizadores por CPU). Isso ocorre principalmente porque as linguagens de shaders mudam constantemente com a crescente demanda por algoritmos complexos em tempo real, uma exigência comum no mercado de games.
Existem ótimos exemplos de projetos que foram renderizados totalmente em renderizadores por GPU e que fizeram uso de excelentes placas de vídeo. Mas isso ainda não é uma regra, é uma exceção. Eu vejo os renderizadores por GPU como uma ótima opção para testes de render, ou seja, aqueles projetos em que é necessário mudar inúmeras vezes os parâmetros de renderização, iluminação e materiais. Mas para o render final do projeto, a renderização por CPU é superior em qualidade.
Resumindo, se você trabalha com projetos que envolvem uma quantidade enorme de testes de render então vale a pena dar uma pesquisada em renderização por GPU. Caso contrário, o melhor a fazer é continuar com a boa e velha renderização por CPU.