Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
R3D   Rio de Janeiro - AC
Rolnei   São Paulo - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

Homerj   Santo André - SP - AC
charles_camp   Rio de Janeiro
lucas   são paulo

Gabinete ou portatil para render?

Por: mauricio campos  

Em: 18/02/2014 09:10

Bom dia a todos.
A 3 anos utilizo um pc nas seguintes configurações para trabalhos em 3d:
Win 7 64bit
AMD Phenon II X4 965 3.4 GHz.
4 gb de memo e hd de 500.
Placa mãe: ASUS M4N68T
Video: Nvidea Geforce gtx 650

Utilizo o AutoCAD e 3ds max 2014 e o render é o MR.
As configurações de render sempre foram as mais básicas o possivel e sempre demoravam na media de 50 mim a 1:30 por imagem. Porélm ultimamente, esta lento demais, as imagens estão levando por volta de 2:30 a 3:30.
Meu patrão pretende comprar um Laptop para deixar renderizando enquanto utilizo o pc normalmente e quando não estivar utilizando outra pessoa ir utilizer para outros fins. (OBS. Devido ao alto tempo de render, estou utilizando o pc ou melhor dizendo o autocad 2D ao mesmo tempo).
Acredito que um portatil para essa finalidade seja muito caro e que seria melhor, melhorar o que ja tenho ou até tentar vender, e com o dinheiro investir em algo melhor.
Mas ainda assim precisarei de ideias para um laptop com uma boa performance e também de um pc que não seja um monstro mas que supra bem as necessidades, para que possamos fazer um comparativo.
Outra dúvida é?. Éssa placa de video não me ajuda em nada no render?
E o VR seria uma opção mais rápida?
Quanto vc esta disposto a pagar por uma maquina nova? acredito q assim ficaria mais fácil montar algo.
O diretor é mão fechada como a maioria, então fica dificil saber o orçamento, e outra coisa, o pessoal aqui compra micro em loja de departamento por 1000,00 querendo que o micro faça uma revolução, ou seja, o pensamento aqui é, se é novo tem que server.
O que posso dizer é que, o que utilizo (confg. informada na msg anterior)foi gasto a 3 anos atras foi 2200,00
Olá Mauricio, tudo bem?

Alguns anos atrás já estive em uma situação similar a sua. Vou comentar alguns pontos da sua mensagem.

\"Meu patrão pretende comprar um Laptop para deixar renderizando enquanto utilizo o pc normalmente...\"
R: Cara, usar um laptop para render é um erro. Pode até ser que o laptop tenha uma ótima configuração para render, mas o problema é que a grande maioria dos laptops não tem um sistema de dissipação de calor suficientes para tal tarefa. Um desktop (montado corretamente), por outro lado, tem uma capacidade muito maior de dissipar calor e, dessa forma, manter uma boa temperatura interna durante o render. Até onde eu me lembro, os únicos laptops que eu já vi ate hoje com boa capacidade de dissipar calor eram os da Alienware, por eles serem projetados para games. Só que esses laptops têm preços estratosféricos. Resumindo, renderizar no laptop de vez em quando não tem nenhum problema. Mas deixar um laptop renderizando por um longo período é pedir para superaquecer os componentes internos, fato que a longo prazo pode reduzir a vida útil do produto.

\"Outra dúvida é?. Éssa placa de video não me ajuda em nada no render?\"
R: Não. Nenhuma placa de vídeo por mais poderosa que seja vai melhorar o render em um segundo sequer, A MENOS QUE você opte por um renderizador por GPU ou um renderizador híbrido (CPU + GPU). Alguns exemplos de renderizador por GPU são iray, V-Ray RT, Octane. Alguns exemplos de renderizador híbrido (CPU + GPU) são Arion, LuxRender, Indigo Renderer. Todos os renderizadores por CPU usam o processador para os cálculos, então quanto melhor for o processador (clock, quantidade de núcleos, memória cache) mais rápido será o render.

\"E o VR seria uma opção mais rápida?\"\"
R: Isso vai depender da sua experiência com ambos renderizadores. Muitos profissionais defendem a ideia de que o V-Ray é mais rápido do que o Mental Ray. Isso é verdade em alguns casos. Alguns algoritmos do VR são melhor implementados do que no MR. Mas em outros casos se o usuário souber configurar o MR corretamente, aliando qualidade e velocidade de render, é possível ter bons tempos de render com o MR. Mas para quem não é muito experiente com configurações de render, eu recomendaria sim o VR por ele ter esse caráter de otimização dos seus algoritmos e, dessa forma, ser bem rápido na maioria dos seus renders.

\"Mas ainda assim precisarei de ideias para um laptop com uma boa performance e também de um pc que não seja um monstro mas que supra bem as necessidades, para que possamos fazer um comparativo.\"
R: Sugiro que você crie um outro tópico pedindo essa orientação. No seu caso vai ser um pouco difícil te orientar pois você não tem orçamento definido. Mas em todo caso, faça isso. E vamos deixar esse tópico para discutir sobre o assunto em questão, ou seja: gabinete ou portatil para render?.

Uma dica para você lidar com essa situação é conversar com o seu chefe/patrão. Tente explicar, de maneira sutil porém clara, que um PC das Casas Bahia não vai atender as suas necessidades profissionais e consequentemente não vai ajudar na produtividade da empresa. Explique para ele, sem entrar em detalhes técnicos (caso contrário ele vai boiar na conversa e vai perder o interesse nela), que os softwares 3D escalonam a performance de acordo com o hardware, ou seja: quanto melhor for o hardware, mais rápido o trabalho fica pronto. Quem sabe assim ele dá uma atenção maior para esse tipo de investimento, né?

Abraços!
Nossa gente acho Laptop pra render puxado viu, eu tenho um Del aqui bem melhor que meu PC, mas quando está renderizando esquenta bastante mesmo eu usando aquelas mesas com ventilador embaixo.
Valeu chrisrezende. Repassei suas informações para meu chefe. Mas me surgiu uma duvida. Embora ainda não tenha tido contato com nenhum renderizador por gpu, não vale mais a pena investir numa placa de video para essa finalidade, ou o render por cpu ainda é mais viavel?
Faz isso não, além de os notes naturalmente terem clocks mais baixos (principalmente quando todos os nucleos estão ativos) e consequentemente menor performance que os desktops em geral; como ja falaram acima, vc irá submete-lo a stresse e temperaturas descomunais para a proposta dele.
Então pessoal, andei dando uma olhada no forum e vi algumas maquinas com o preço fora da realidade, ou seja, 7000,00 - 9000,00 15000,00 estão totalmente fora de cogitação. Mas tentarei pelo menos um orçamento de 4000,00.
Seguirei o conselho do pessoal e pesquisarei por render por cpu, mas realmente estou por fora do que funciona ou não, só sei que preciso de maior velocidade no render, e gostaria de aproveitar essa demanda, pois assim que reduzir o ritmo de trabalho, meu patrão, não vai mais querer investir em outro pc.

Outra dúvida que tenho é a seguinte.... como mensionado, utilizo o pc atual para projetos em autocad 2d e max e esse novo pc seria só para o max, então gostaria de saber se consigo compartilhar o mesmo monitor, teclado, mouse ...?
Obrigado a todos pela ajuda
Valeu chrisrezende. Repassei suas informações para meu chefe. Mas me surgiu uma duvida. Embora ainda não tenha tido contato com nenhum renderizador por gpu, não vale mais a pena investir numa placa de video para essa finalidade, ou o render por cpu ainda é mais viavel?

Olá mauricio campos,

Renderização CPU X GPU atualmente:

Apesar de que os renderizadores por GPU já estarem bem mais maduros hoje, eu considero que essa tencologia ainda está pouco desenvolvida. Por exemplo existem recursos que os renderizadores por GPU ainda não possuem, ou possuem mas não estão tão evoluídos como nos renderizadores por CPU. A grande vantagem dos renderizadores por GPU é justamente poder usar o incrível poder das placas de vídeo modernas para renderizar as mesmas cenas que seriam renderizadas por CPU. No entanto, as linguagens de shaders (que são usadas nos renderizadores por GPU) ainda não estão tão evoluídas quanto as linguagens de programação low-level (que são usadas nos renderizadores por CPU). Isso ocorre principalmente porque as linguagens de shaders mudam constantemente com a crescente demanda por algoritmos complexos em tempo real, uma exigência comum no mercado de games.

Existem ótimos exemplos de projetos que foram renderizados totalmente em renderizadores por GPU e que fizeram uso de excelentes placas de vídeo. Mas isso ainda não é uma regra, é uma exceção. Eu vejo os renderizadores por GPU como uma ótima opção para testes de render, ou seja, aqueles projetos em que é necessário mudar inúmeras vezes os parâmetros de renderização, iluminação e materiais. Mas para o render final do projeto, a renderização por CPU é superior em qualidade.

Resumindo, se você trabalha com projetos que envolvem uma quantidade enorme de testes de render então vale a pena dar uma pesquisada em renderização por GPU. Caso contrário, o melhor a fazer é continuar com a boa e velha renderização por CPU.
Boas Mauricio, eu comprei no final do ano um computador que acho já bastante razoável por cerca de 4500 reais, claro que foi quanto custou aqui em Portugal não faço a mínima ideia qual seria o preço de uma máquina com as mesmas configurações no Brasil, mas tendo em conta que o preço de material informático é muito parecido pelo menos aqui na Europa veja se esta configuração ajuda.

Processador - i7 4770
Motherboard - Asus Z87 Plus C2
Memórias - Kingston hyper x black - 16G
Gráfica - Asus gtx 760 2G
Disco - Samsung SSD 120 G
Disco - Western Digital 1T
Leitor - Asus dvdrw
Fonte - Corsair 750W
Cooler - Noctua nh-u14s
Caixa - Cooler Master 690 III full mesh
Sistema operativo - Windows 8 64b Português

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138529

Últimos membros registrados: Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix.

Usuário(s) on-line na última hora: 1260, sendo 13 membro(s) e 1247 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, jessicatorres, moisesratts, Celso Borttoloto, Jhio Design, Roberto Movanni, Duda, Gebio, Daniel Monteiro, MARCELO1977, Osvaldo Arquiteto, Fernando Cunha, Osires Mathoso.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.