Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ricardo 3D   Brasil - BA
jimmy ribas   curitiba pr - PR
Colli   Maringá - AC
Lucas   Campos dos goytacazes - RJ
claudiosdr   Brasil - CE

Portfólios Ver Mais

Oyarzabal   Porto Alegre RS - RS
donadia   Vitória
Osvaldo   São Paulo - Brasil - AC

Placa de video

Por: Rjr_rodrigues  

Em: 24/02/2014 22:04

Eu gostaria de saber se um gtx 760 seria uma boa escolha para usar no 3d max, photoshop, e outros programa de 3d. ou seria muita coisa e uma gtx 650 ti boost ja seria o suficiente .
Olá,

Na verdade as placas não apresentariam grande diferença no que diz respeito a manipulação de cenas 3d no 3ds Max e de imagens no Photoshop. A única situação em que a GTX 760 levaria vantagem sobre a GTX 650 é na renderização por GPU, o que eu acredito que não seja o seu caso. É claro que outra situação seria para uso em games, mas essa eu descarto pois você nem mencionou isso.

Então, considerando que a placa será usada para 3ds Max (render por CPU) e Photoshop, não há motivo para gastar mais $$$ com a GTX 760. Fique com a GTX 650 ou GTX 650 ti e seja feliz.
Uma dúvida comum entre os usuários de softwares 3D é:

\"A placa de video não me ajuda em nada no render?\"

Resposta:

Não. Nenhuma placa de vídeo por mais moderna ou poderosa que seja vai melhorar o render em um segundo sequer, A MENOS QUE você opte por um renderizador por GPU ou um renderizador híbrido. Renderizadores híbridos usam a CPU em conjunto com a GPU. Alguns exemplos de renderizadores por CPU são Scanline, mental ray, V-Ray. Alguns exemplos de renderizadores por GPU são iray, V-Ray RT, Octane. Alguns exemplos de renderizadores híbridos são Arion, LuxRender, Indigo Renderer. Todos os renderizadores por CPU dependem do poder do processador para fazer os cálculos, então quanto melhor for o processador (clock, quantidade de núcleos, memória cache) mais rápido será o render. Todos os renderizadores por GPU dependem do poder da placa de vídeo para fazer os cálculos, então quanto melhor for a placa de vídeo (clock da GPU, clock da memória, quantidade de núcleos CUDA) mais rápido será o render.
E na viwport. Elas seria a mesma coisa, em um projeto pesado. O meu max fica dando legs. Ai eu pensei q uma placa de video resolveria.
Se você estiver usando uma placa de vídeo muito antiga, ou então, se estiver usando uma placa de vídeo on-board, a mudança para uma placa da série GTX vai fazer uma diferença notável na viewport. Porém, se compararmos o desempenho na viewport entre a GTX 650 ti e GTX 760, é bastante provável que a diferença seja imperceptível. Isso se deve ao fato de que, em ambas as placas, a arquitetura é a mesma (Kepler) e o funcionamento interno também é o mesmo.

Existem também as placas da família Quadro. As placas Quadro têm um funcionamento interno diferente das placas GeForce, pois são otimizadas para softwares gráficos e não para jogos. Outra grande vantagem das placas Quadro é que os fabricantes de software (Adobe, Autodesk, etc..) costumam desenvolver drivers otimizados específicos para essas placas. No entanto, considerando que o 3ds Max vem recomendando o uso do driver Nitrous (pois é o driver que a Autodesk mais desenvolve atualmente), não sei se vale a pena investir tanto dinheiro em uma Quadro. Isso porque o driver Nitrous é baseado em DirectX, ou seja, não aproveita todo o potencial das placas Quadro. Se fosse o Maya ou o Lightwave, a coisa seria diferente pois os principais drivers desses softwares são baseados em OpenGL, que é a API gráfica para a qual as placas Quadro foram projetadas.
Esse tópico foi ótimo, e realmente está aí uma coisa difícil de ver...alguém que realmente domina sobre o assunto de placas de vídeo para CG falando algo a respeito.

Seguinte... no quesito consumo de energia, as GTX perdem bastante certo...pois a que mais consome que é a Quadro 6000 atinge uns 223W.

Te pergunto, pois estou tentando juntar nos porquinhos pra tentar comprar pelo menos uma Quadro K4000. Um dos motivos é que consome 120W se não me engano. Pelo que entendi, trabalharia em Open GL.

Mas será que usar uma K4000, K5000 ou até a K6000, não bateria uma dessas placas mais potentes, comparando a eficiência delas direto no Nitrous!???

Mesmo com minha placa fraquinha, senti uma diferença de estabilidade visual do vídeo no Max 2012, onde começou o nitrous...

porém em cenas muito pesadas, com árvores e carros, etc. no modo shade com wire, pesava bastante e as vezes prejudicava o desempenho. Estou falando tb de uma HD6770.

Mas sinceramente, lendo seu post fiquei totalmente na dúvida e voltei ao dilema: pegar uma GTX potente que consome muita energia tipo 780 ou 690, ou uma quadro K4000 em open GL perdendo um pouco de desempenho????!!!

Tenho uma voz me dizendo pra acreditar mais no open GL do que nas tentativas da Autodesk de fazer o Nitrous talvez bater as Quadro em função do custo benefício.

Fiquei com uma dúvida terrível !!!!

segue o link direto do site da nvidia / quadro - especificações

NVIDIA Quadro - Tabela Comparativa
PARTE TÉCNICA:

Realmente o debate \"GeForce X Quadro\" ainda é algo muito obscuro e de pouca informação na Internet. Muitos alegam que a NVIDIA esconde informações dos consumidores e existe até um boato que diz que as placas GeForce e Quadro são o mesmo produto porém com marketing diferentes. Mas não é bem assim.

Apesar das placas GeForce e Quadro serem bem parecidas (elas foram ficando cada vez mais parecidas ao longo dos últimos anos), existem diferenças técnicas suficientes para serem considerados produtos distintos. Controle e correção de erros on-memory, operações lógicas OpenGL otimizadas, modos otimizados de TXAA e FXAA, são apenas algumas características técnicas encontradas nas placas Quadro. Porém a NVIDIA não baseia o marketing das placas Quadro nessas diferenças, mas sim no suporte técnico, na garantia e nos drivers certificados. Outra diferença técnica alegada é que as placas Quadro são fabricadas com componentes eletrônicos (resistores, capacitores, etc.) de melhor qualidade do que as placas GeForce, fazendo com que as placas Quadro tenham um preço mais elevado para o consumidor final.

Se analisarmos o funcionamento das placas GeForce e Quadro, através dos seus firmwares e dos seus drivers controladores, veremos a seguinte diferença. As placas GeForce fazem muitas operações internas (computação de dados na GPU e alocação na memória da placa) e poucas operações externas (transferência de dados), enquanto que as placas Quadro fazem poucas operações internas e muitas operações externas. Isso explica porque as placas GeForce consomem mais energia, e consequentemente esquentam mais, do que as placas Quadro. Esse é o funcionamento nativo, de fábrica, dessas placas. No entanto, existem formas de \"hackear\" algumas placas de vídeo para \"transformar uma GeForce em uma Quadro\" e vice-versa. O que esses hacks fazem é alterar o funcionamento da placa através do seu firmware.

Com relação aos drivers, é importante verificar periodicamente os drivers certificados (NVIDIA Certified Drivers) pois as empresas desenvolvedoras de softwares gráficos fazem muitas atualizações e recomendam determinado driver para determinado software. Outro aspecto importantíssimo das placas Quadro é o fato delas serem otimizadas para OpenGL. Isso se deve ao fato de que, no passado, a grande maioria dos softwares gráficos usava OpenGL. Mas isso mudou ao longo dos anos. A Autodesk, por exemplo, ao fazer parceria com a NVIDIA, começou a desenvolver o driver Nitrous que é baseado em DirectX. Daí em diante, as duas empresas vem atualizando e melhorando o driver Nitrous e deixando de lado os drivers Direct3D e OpenGL. A versão 2014 do 3ds Max já oferece várias opções diferentes do driver Nitrous e a Autodesk garante que o driver Nitrous do 3ds Max 2014 é bem mais rápido que os anteriores. Mas esse novo Nitrous seria mais rápido nas placas GeForce, nas placas Quadro, ou em ambas??

OPINIÕES:

Considerando o 3ds Max e as placas que você mencionou, a Quadro K6000 é um monstro absoulto no mercado e não pode ser comparada com NENHUMA outra placa de vídeo existente. A Quadro K5000 provavelmente (não posso dizer ao certo pois nunca testei) vai oferecer um ótimo desempenho tanto em Nitrous quanto em OpenGL. A Quadro K4000 é onde começam as dúvidas. Por ser uma placa mais acessível, conheço muitas pessoas (além de mim) que já testaram e as opiniões se dividem. Muitos dizem ter conseguido um desempenho superior com placas GeForce GTX. Meu teste pessoal com a Quadro K4000 no 3ds Max em Nitrous não correspondeu as minhas expectativas. Já em OpenGL, achei o desempenho um pouco melhor. No entanto já se fala que o driver OpenGL do 3ds Max está para ser extinto, e sabemos que ele não é compatível com vários recursos avançados como sombra e oclusão ambiente em tempo-real na viewport. Já meu teste com a Quadro K4000 no Maya e no Modo foi excelente, pois os principais drivers de viewport deles usam OpenGL.

Ainda há muitas dúvidas, principalmente porque não sabemos qual será o futuro dos drivers de viewport usados em programas gráficos. Ainda não fiz os testes para saber como está o novo driver Nitrous do 3ds Max 2014. Se o software for Maya, Lightwave ou Modo, pode ir tranquilo de Quadro Kepler pois esses softwares usam OpenGL na viewport. Mas quando se trata de 3ds Max, surgem as dúvidas e muitas dessas respostas eu ainda não tenho.
Então. Como eu não tenho grana pra comprar um quadro k2000 e nem uma k4000. Eu vou de gtx msm. Mais ai eu queria saber se vou de gtx 650 ti boost eu em visto uns 250 ha mais numa gtx 760. Ou não vou ter um resulto tao melhor que nao vale a pena.
Olá Rjr_rodrigues.

Essa sua dúvida já foi respondida anteriormente...

Então, considerando que a placa será usada para 3ds Max (render por CPU) e Photoshop, não há motivo para gastar mais $$$ com a GTX 760. Fique com a GTX 650 ti e seja feliz.
Fala moçada, tudo beleza?

Vou entrar nesse tópico :) hehehehe

Eu tenho uma 460 GTX e tava afim de comprar uma QUADRO 4000 ( Não é a K4000 )

Vi esse vídeo no youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=XRmq5u7RFjw

Será que isso é real mesmo? Minha GTX não suporta nem 1/4 disso e o MAX já trava todo.

Quero uma Quadro pra melhorar a Viewport mesmo, nem uso render por GPU.

O resto da maquina é de boa, 16GB de RAM - SSD - i7 860 overclocado e tal.. Só essa VGA que não tá muito legal.

Acham que compensa?

Abraços,

André

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1170, sendo 15 membro(s) e 1155 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, robsonhti, Geraldo Nunes, Roberto Movanni, HALTTEMBERG, wilsimar, billypaul, fcostta, Allen Anderson, wagnerpsico, anaritacmoreira70, arquiluc, breno001, Duda, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.