Placa de video

Por: Rjr_rodrigues  

Em: 24/02/2014 22:04

Olá André, seja muito bem vindo ao tópico.

Resumindo a minha opinião sobre o assunto. (vou falar mais sobre essa explicação em um próximo post)

\"NIVIDA Quadro. Compensa ou não?\":

Depende. Se você pretende usar a Quadro com o driver Nitrous do 3ds Max, então eu acho que não vale tanto a pena. Valeria a pena se você utilizasse o driver OpenGL do 3ds Max. O problema de usar o driver OpenGL do 3ds Max é que ele é muito desatualizado e não suporta recursos de visualização na viewport tais como soft shadows, ambient oclusion, entre outros. Então qual é a vantagem de comprar uma placa cuja principal especialidade (OpenGL) foi praticamente abandonada nos softwares da Autodesk? A resposta é: \"olhar além da Autodesk\".

Os drivers de viewport do Lightwave e do Modo, por exemplo, são baseados em OpenGL. Os principais softwares da Adobe (Photoshop, After Effects, etc...) e também os principais softwares da Dassault Systèmes (CATIA, SolidWorks, etc...) foram otimizados para OpenGL. Todos esses softwares se beneficiam muito do poder das placas Quadro. Então, fica a critério do profissional de 3D avaliar se vai usar somente o 3ds Max / Maya, ou se vai usar também outros softwares tais como Modo, Photoshop, After Effects, Premiere, etc...

Minha opinião sobre o seu caso:

Se você optar pela compra da Quadro, o que eu sugiro é adquirir uma Quadro K4000 no lugar da Quadro 4000. A Quadro 4000 possui uma arquitetura antiga, \"Fermi\". Já a Quadro K4000 leva vantagem pois possui a nova arquitetura, \"Kepler\". Nesse caso, devemos lembrar que as versões mais recentes do 3ds Max (2013 e 2014, se não me engano) foram otimizadas para hardware com arquitetura \"Kepler\". Então se você estiver usando ou pretende usar o 3ds Max 2013 ou 2014, com certeza a Quadro K4000 vai te oferecer um desempenho consideravelmente melhor do que a Quadro 4000.

Por outro lado, se você optar pela compra de uma GeForce mais moderna, sugiro que você adquira uma placa com arquitetura \"Kepler\". As placas GeForce a partir da GT 640 em diante já possuem essa arquitetura.
Olá chrisrezende, tudo beleza?

Muito obrigado pela resposta!

Então, eu uso o MAX 2013. A viewport por mim pode ser em opengl mesmo, até porque não uso o modo \"Realistic\", e nem deixo AO e sombras ativados. O que eu quero é velocidade na Viewport e não \"beleza\" entendeu? Mesmo assim você acha que não compensa?

Sobre as placas, essa K4000 é o dobro do preço da 4000, coisa que no momento não estou podendo não hehehe já estou com dó de gastar R$ 1200,00 na QUADRO 4000

Também estava vendo uma Geforce 680GTX Acha que compensa mais que a QUADRO 4000?
Você chegou a ver o vídeo que postei ali em cima? Achei aquele número de polígonos muito grande e tudo rodando muito liso. Se realmente fosse verdade aquilo, era EXATAMENTE o que queria.

Estou querendo trocar porque essa minha 460 GTX está peidando legal na viewport. Principalmente com point Clouds.

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda amigão!!
Abraços,

André

Olá André,

Driver OpenGL do 3ds Max:

Como eu disse antes, o driver OpenGL do 3ds Max é MUITO desatualizado e não suporta recursos avançados de visualização em tempo-real (soft shadows, ambient oclusion, etc...). Outro problema que você pode encontrar ao usar o driver OpenGL do 3ds Max são \"glitches\" (bugs gráficos) como, por exemplo, polígonos que não aparecem na viewport, texturas distorcidas, entre outros. Ainda para piorar, a Autodesk não está nem um pouco interessada em voltar a investir nesse driver. Muito pelo contrário, já existem rumores de que a Autodesk tem planos futuros para remover o driver OpenGL do 3ds Max.

A Autodesk continua investindo pesado no driver Nitrous, que é baseado em DirectX. Por conta disso muitos artistas profissionais de 3ds Max preferem usar placas GeForce GTX, que são especializadas em DirectX e possuem um bom desempenho com o driver Nitrous.

Não posso afirmar se vale a pena ou não investir em uma Quadro 4000 para o 3ds Max. O que eu posso afirmar com certeza é que esse é um o investimento de risco.

Video postado:

Esse vídeo que você postou, na minha opinião, não é válido. O motivo é que o autor do vídeo usou cópias de um mesmo objeto paramétrico (no caso, esfera). Se você quiser ter uma ideia real de desempenho, sugiro seguir os resultados de algum benchmark complexo.

No benchmark a seguir é possível ver claramente a otimização OpenGL das placas Quadro. No 3ds Max foi usado o driver Nitrous (baseado em DirectX) e no Maya foi usado o driver Viewport 2.0 (também baseado em DirectX). Lembrando que os drivers de viewport do Lightwave 3D e do Modo são baseados em OpenGL. A taxa de atualização da viewport foi medida em FPS (Frames Per Second).

http://www.cgchannel.com/2013/11/group-test-amd-and-nvidia-professional-gpus-2013/

Para não restar dúvidas sobre a otimização OpenGL das placas Quadro, segue mais um benchmar usando o Lightwave 3D e o Maya. Neste benchmark, foi usado o driver OpenGL do Maya. A taxa de atualização da viewport foi medida em FPS (Frames Per Second).

http://www.tomshardware.com/reviews/best-workstation-graphics-card,3493-12.html
Olá amigão!

Bom, já abandonei a ideia de pegar essa QUADRO viu. Não ia mudar muita coisa não, a não ser que a Autodesk desse uma BELA atualizada no driver OpenGL do MAX, mas poderia esperar sentado isso hehehehe.

Entre essa minha GTX 460 e uma GTX 680 você acha que vai melhorar MUITO a viewport?

Estou de olho nessa daqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546076090-asus-gtx680-directcu2-oc-2gb-256-bits-top-680-backplate-_JM

Lembrando que não vou usar iRay, V-ray RT etc... Quero uma melhora nos FPS da viewport mesmo

Abraços,

André
Olá André,

Na teoria, a atualização do driver OpenGL do 3ds Max seria o caminho certo para que o \"combo\" 3d Max + Quadro fosse um sucesso absoluto. Mas infelizmente a Autodesk é muito mais uma investidora de mercado do que uma desenvolvedora de software. O driver Nitrous do 3ds Max e o driver Viewport 2.0 do Maya (ambos baseados em DirectX) representam uma enorme ação da Autodesk em expandir seu mercado para usuários de placas GeForce.

Na prática, alguns usuários de placas Quadro se dizem \"satisfeitos\" com suas placas enquanto outros dizem que \"esperavam muito mais\". Independentemente do software utilizado, as opiniões de quem possui placas Quadro se dividem.

Eu conheço a teoria por traz das placas gráficas, mas teoria é uma coisa é prática é outra. O que eu sugiro é que, antes de tomar sua decisão final, você tente buscar mais informações a respeito. Procure alguém que tenha uma Quadro 4000 ou Quadro K4000 para te dar uma segunda opinião.

Quanto a melhorar o desempenho da viewport do 3ds Max, é difícil indicar uma solução. Com certeza uma GeForce GTX 680 vai melhorar o desempenho da viewport pois ela possui arquitetura Kepler. Agora, se ela vai melhorar MUITO (melhor dizendo, se ela vai antender suas expectativas) é uma outra história.
Pessoal,
Estive dando uma boa pesquisada para montar minha nova maquina aqui também...
E acho que para quem está montando agora vale a pena pegar uma placa de vídeo um pouco melhor sim.... No Max 2014 as GTX estão melhorando muito o desempenho na viewport...
Dá uma olhada a diferença do Max 2013 para o 2014:
https://www.youtube.com/watch?v=QsU0HDWBFew

https://www.youtube.com/watch?v=N9eRqedhQGc
Studio Haus - Maquetes Eletrônicas
www.studiohaus.com.br
Amigo gustavo.. o max 2013 foi a \"cobaia\" de uma séries de modificações que a empresa fez, como materiais, etc, tanto é que a versao 2013 tinha MUITOS problemas de materiais, bugs etc. Onde eu jamais gostei.

Com estes problemas já vistos, a versao do max 2014 foi melhorada para ficar mais rapido.

QUADROS: Feita para suporte de mais de 600.000 polys.
GTX: Feita para agilidade na renderização.
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138529

Últimos membros registrados: Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix.

Usuário(s) on-line na última hora: 1225, sendo 15 membro(s) e 1210 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, jessicatorres, Geraldo Nunes, moisesratts, Celso Borttoloto, Fabio Catelleno, Jhio Design, Roberto Movanni, Duda, Gebio, Daniel Monteiro, MARCELO1977, Osvaldo Arquiteto, Fernando Cunha, Osires Mathoso.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.