Olá André, seja muito bem vindo ao tópico.
Resumindo a minha opinião sobre o assunto. (vou falar mais sobre essa explicação em um próximo post)
\"NIVIDA Quadro. Compensa ou não?\":
Depende. Se você pretende usar a Quadro com o driver Nitrous do 3ds Max, então eu acho que não vale tanto a pena. Valeria a pena se você utilizasse o driver OpenGL do 3ds Max. O problema de usar o driver OpenGL do 3ds Max é que ele é muito desatualizado e não suporta recursos de visualização na viewport tais como soft shadows, ambient oclusion, entre outros. Então qual é a vantagem de comprar uma placa cuja principal especialidade (OpenGL) foi praticamente abandonada nos softwares da Autodesk? A resposta é: \"olhar além da Autodesk\".
Os drivers de viewport do Lightwave e do Modo, por exemplo, são baseados em OpenGL. Os principais softwares da Adobe (Photoshop, After Effects, etc...) e também os principais softwares da Dassault Systèmes (CATIA, SolidWorks, etc...) foram otimizados para OpenGL. Todos esses softwares se beneficiam muito do poder das placas Quadro. Então, fica a critério do profissional de 3D avaliar se vai usar somente o 3ds Max / Maya, ou se vai usar também outros softwares tais como Modo, Photoshop, After Effects, Premiere, etc...
Minha opinião sobre o seu caso:
Se você optar pela compra da Quadro, o que eu sugiro é adquirir uma Quadro K4000 no lugar da Quadro 4000. A Quadro 4000 possui uma arquitetura antiga, \"Fermi\". Já a Quadro K4000 leva vantagem pois possui a nova arquitetura, \"Kepler\". Nesse caso, devemos lembrar que as versões mais recentes do 3ds Max (2013 e 2014, se não me engano) foram otimizadas para hardware com arquitetura \"Kepler\". Então se você estiver usando ou pretende usar o 3ds Max 2013 ou 2014, com certeza a Quadro K4000 vai te oferecer um desempenho consideravelmente melhor do que a Quadro 4000.
Por outro lado, se você optar pela compra de uma GeForce mais moderna, sugiro que você adquira uma placa com arquitetura \"Kepler\". As placas GeForce a partir da GT 640 em diante já possuem essa arquitetura.