Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RAFAEL AMARANTE   São Paulo - AC
Sandro Salla   Nova Trento - SC - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Alisson Braga   Maceió - AL - AC

Portfólios Ver Mais

farcfox   Rio de Janeiro RJ - RJ
g.neder   SP - São Paulo
Darfferson   Santo André - SP - SP

TUTORIAL GPU RENDER ( PASSO-A -PASSO )

Por: anonymumm  

Em: 03/12/2014 15:36

Uma coisa q ví ontem a noite (na verdade pude comprovar/vivenciar de fato) é que, no caso de CUDA-Cores, vc vai ter mesmo q baixar o driver mais recente da nvidia...

Eu uso uma teslinha usada de um pessoal de física, mas q tem muito processamento e é boa de memória, apesar de n ter nem saída de video (pessoal usa as teslas mais pra meter tipo 30 num servidor e tal, e fazer matemática (simulações e coisas de \'supercomputador\')).. Aí a teslinha n tava aparecendo no Iray (q é da NVidia) e eu tava começando a ficar nervoso por querer muito testar todos os renderizadores de GPU..

No meu caso, sempre tive preferencia pelo Vray, então comecei com o Vray RT.. O Vray RT reconheceu a teslinha de primeira e foi (q nem o amigo havia falado antes) \'um passe de mágica\', foi só passar pra Cuda e foi pra teslinha, dá até pra ouvir a placa trabalhando..

Aí dei uma pesquisada e tal (pq o Iray não tava reconhecendo a minha teslinha), e baixei o driver mais recente da nvidia, aí a teslinha apareceu no \'hardware resources\' do Iray (vc tendo a placa com cudas, ela DEVE aparecer no \'hardware resources\' do Iray (pra cada renderizador é diferente) =DDD... Então fiquei até feliz e tal :)...

Mas é incrivel que o Vray RT tem mais compatibilidade com as placas da NVidia, do que um renderizador da propria NVidia (embora a nvidia tenha comprado o Iray, n deve ter sido pensada de inicio em cudas e tal...)..

Mas, embora seja realmente bastante \'maravilhoso\' vc ver um render de gpu acontecendo, a programação pra GPU está bastante abaixo da programação pra CPU... Por lidar com o \'meshing\' (questão matemática de como vertices produzem faces, e como faces produzem elementos sólidos ou não) de uma maneira diferente, algumas questões complexas de textura ainda não são suportadas por nenhum renderizador de GPU (mas pra uma questão arquitetônica ou de design tipo só um objeto em cena com a iluminação aí é puro-orgasmo XDD).. Por exemplo vc não vai poder usar questões de mapas composite no VrayRT, ou determinadas questões de environment no Iray.. Mas, pela tecnologia mesmo de GPU estar ainda meio q começando, imagina q vai ficar mais (BEEEM) mais rapido com o tempo, só de vc trocar drivers (na questão de cuda cores, q com a programação atural são, resumidamente, mal-utilizados..) e também no futuro certamente q vai dar pra usar essas questões q ficam \'bugadas\' em render pure-gpu hoje em dia...


Mas enfim... Baixa, da Nvidia mesmo, o driver mais recente q abranja à sua placa de video, c vai renderiazar umas 3 vezes mais rapido no VrayRT e vai ser capaz de usar o Iray bem, com o processamento da sua placa de video e usar o ActiveShade dando muitas risadas de satisfação =DDD..




@edit: 8 segundos (ou 5, n cronometrei XDDD) na tesla M2090 - Vray RT (CUDA), 2 minutos em Vray (CPU).
(em modo \'production\')


(interessante aí de se notar é o material standard na cobertura do cockpit... Com o VrayRT normal ele nem renderiza (fica invisivel), com o VrayRT com cudas, ele renderiza etc..)











@edit: Mas... \'renderizando\'(, resumindo essa questão toda e tal..).. O render de GPU tá meio q entre a qualidade e rapidez e tal.. Por exemplo, vc tendo uma gpu basica, vai usar o activeShade pra uma medida de previsão mesmo, e se vc tem uma GPU forte vai usar pra renders muito rapidos... Ou seja, tem uma questão grande de \'multifuncionalidade\' nesse conceito aí de render de GPU.. Vc pode renderizar um filme pesado no AE enquanto vc renderiza uma cena em GPU no 3ds sem perda de performance ou rapidez de uso.. Mas isso é pq vc dá dedicando de fato essa peça do computador pra isso... No meu caso, a Teslinha n faz mais nada, só renderiza e faz simulações... Ou seja, num game a teslinha n ia fazer nada ou quase nada (só se o game fosse programado pra gpu o q seria bastante estranho embora extremamente fodelântico de fato) mas quando vc põe pra renderizar na GPU vc poderia ver filmes em 12k usando um projetor de cinema plugado no seu computador q não iria haver leg algum (pq o render foi direcionado APENAS pra gpu), essa questão de leveza, pelo menos eu, considero como sendo uma questão central, senão a principal por enquanto, do render por GPU (embora vc possa por pra production o render é claro... e deixar o render progredir até vc achar ok =DDD)...


@edit: Desculpa, na verdade o q eu quis dizer é q, caso vc tenha uma placa q vc vai usar pra render mesmo, e uma saída de video q vc vai usar de fato pra saída de video, é isso mesmo q eu disse.. Mas por exemplo no caso de uma Quadro (vc usar a Quadro pra TUDO de video), q tem saída, se vc usar a Quadro pra render GPU e TAMBÉM pra saída, imagino q vc venha a vivenciar legs... O ideal seria usar uma Quadro pra saída (viewport, \'games\', e tudo-o-mais..) e uma Tesla pra puro-calculo de render.. (ou usar as 2 junto pra render e ir dormir, pq vai tar usando o poder da quadrinho tbm, junto com a teslinha.. ia renderizar bem mais rapido mas ia dar leg também pra vc usar o seu computador pra outras coisas enquanto tá renderizando, pq a Quadro ia estar a ser usada pra saída do seu video, etc..)...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Boa noite galera estou vendendo minha nvidia quadro 5000,pois adquiri uma 6000 pro minha placa esta muito nova funcionando perfeitamente estou vendendo a preço de desapego todos sabem o valor estou pedindo 2,5k mais aceito vários tipos de pagamentos e tem desenrolo no valor pois esta parada e é um desperdício dou garantia.

Dúvidas me mandem e mail. [email protected]

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707952.

Total de membros registrados: 135518

Últimos membros registrados: Burama026, aliacacia, tocanu, lucorado, Igor_Hespanhl, oliveiravw, vitoriagp, Boneca 12.

Usuário(s) on-line na última hora: 283, sendo 1 membro(s) e 282 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Burama026.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.