Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
nilsonwood   São Paulo
Gaona   Brasil - AC
mdpontes   Macapá - AC

Portfólios Ver Mais

Tiago Barrozzo   Fortaleza - CE
fcalves   São Paulo - SP
cobaia   são paulo - SP
donato   Rio de Janeiro - RJ

TUTORIAL GPU RENDER ( PASSO-A -PASSO )

Por: anonymumm  

Em: 03/12/2014 15:36

No link abaixo tem uma análise feita pelo Jeff Patton, que é um grande designer 3D, sobre a utilização de placas Quadro e Tesla, é um pouco antigo, mas deve servir pra dar uma noção.

http://www.nvidia.com/object/mercedes-benz.html
Cara, meu pc deve chegar segunda feira, pretendo aprender essas coisas também. Será uma GTX 760, i7 4770 e 12 GB 1333. Quando se renderiza via GPU o processador e memória do CPU influencia? Ou é só a placa de vídeo sozinha?
Viva, Segundo o tipo de Modo de renderização o CPU será utilizado entre 5 e 20 % da sua capacidade, dependendo se usa Open CL ou Cuda. Em modo CPU este trabalho quasse a 100% das sua capacidades de processamento. Mas depende depois das próprias configurações do V-ray e outros motores....Daí eu procurar ajuda aqui no forum, dado a complexidade desses parâmetros.....

:(
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
então...

a quadro será importante para o trabalho em progresso.

porém se quer renderizar na GPU, terá que ser uma Geforce. só que aí no caso, você precisa de uma placa mãe que tenha 2 slots pci express 16x...

aí se não me engano é preciso configurar no render a gpu que irá usar,

as geforce esquentam mais, tem clocks mais altos... as quadros duram mais. são placas profissionais, placas para trabalho pesado por muito tempo.
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg
Eu tenho 2 slots PCI Express, mas o de baixo é 4x. Isso é muito ruim?
No caso fiz poucas vezes e com uma placa tesla m2090... Foi usando o vray RT e aí no caso vc muda o modo pra GPU e já era.. No caso essa placa é só pra calculo e tal.. n tem nem saída... E por exemplo pra questão de viewport ou games não vai influenciar muito, mas é bom pra questões como render de gpu e simulação.. Mas mais pra render de gpu no meu caso xd..

A questão de usar uma tesla é q no caso aí ela segura muito bem o render e é como se nem pesasse nada pro seu micro..

E uma quadro já é mais \'overall\' com processamento e saída de video (e isso vai com audio embutido e tal..) uma quadro é bom pra viewport de 3d e programas de cad, e deve ser muito boa pra games tbm xd..

Então juntando as duas fica um micro \'prozão\' mesmo, tipo vc ir renderizando na gpu de um (tesla) e editando com o video do outro (quadro), ou é claro se for pra deixar, por as duas pra renderizar juntas, etc.. O esqueminhas \'maximus\' da nvidia é justamente essa questão aí de multifuncionalidade tbm...


Mas a placa mãe tem q ser boa mesmo.. Por exemplo eu tava com uma gigabyte lá q n ta aguentando o meu processador e se eu puser a tesla é questão de vc começar com o render e dá 2 minutos e dá a travada... Eu n ligava muito pra placa mãe (pra mim era só ter o socket certo e ja era (apesar de q na propaganda da placa diz que suporta esse processador, mas não suporta D=...(tá, desligando 6 dos 8 cores, suporta.. hehe D=..) Agora to pegando uma \'sabertooth\' da vida parece q vai aguentar legal..


Outra coisa é a fonte, se for pra usar uma tesla + uma quadro, já pega uma fonte de 1000W (no minimo).. Outra vez esquentou tanto com um pc de um amigo q destruiu o HD e quase todo o resto junto e deu travão junto, e quando é por causa da placa de video ele vai puxar quando for trabalhar mesmo (por exemplo vc pode achar q a mobo ou a fonte aguenta legal sem vc usar, só ligando o micro e vendo q a placa de video pro instalou legal, mas isso é pq a placa n ta usando nada ainda.. pra ter certeza tem q renderizar algo pesado mesmo ou usar um \'demo\' de \'benchmark\' (programinhas com cenas pesadas bem pra testar coisas mesmo..)).. (a fonte quanto n tá aguentando faz tudo do micro esquentar, mas esquenta de verdade mesmo tipo se vc encostasse um fosforo ele acendia :o...)


Ou seja pra render de GPU eu acharia melhor a Tesla, mas se vc não tem outra placa de video por exemplo seria melhor uma quadro.. ou uma tesla forte e uma quadrinho só pela saida xd.. (ou ser \'gangsta\' e pegar logo a Quadro mais top junto com a Tesla mais top =DDD)...





@edit: Olha essa propaganda legal sobre render de gpu:
https://www.youtube.com/watch?v=-P28LKWTzrI


@edit: Pus de volta a tesla aqui e finalmente numa placa decente (a da asus =D).. Então, antes de instalar o driver dela, nem aparece opção de gpu no VrayRT.. Aí pondo o driver e reiniciando aparece lá a opção de cuda.. E no modo de CPU fica meio ruim e n pega gi e alguns materiais ficam invisiveis.. Já com cuda fica extremamente mais rapido pegando todos os materiais e tal :))) (alem de vc poder ver um video full hd ou mexer no AE ao mesmo tempo como se nem tivesse renderizando =D...)..

No meu caso aqui to usando uma fonte de 750 e só esquentou um pouco quando eu tava testando o RT com uma cena de arquitetura e tal e com um aviãozinho la.. Os modelos dessa placa de gpu q eu to usando (tesla) são conhecidas por rodarem quente, mas só com essa não esquentou mais q uns 50 graus n.. Depois se eu for por a quadro vou ter q trocar a fonte com certeza absoluta mesmo q rodar fresco é quase mandatório pra mim.. Do jeito q eu to usando agora (a tesla pra poder de render mesmo de gpu e uma sapphire basica só pela saída) quase n esquenta, mas dá pra ouvir a ventoínha da fonte trabalhando já o q eu nem ouvia antes com essa fonte..


(acho q pra não dar crash com placa de video é mais questão de fonte e uma placa mãe boa basicamente).
Pessoal a galera confunde muito este assunto e pior passa informacaum errada como se fosse certa heeheheh. Mas e o seguinte naum existe magica, naum tem um botao ativar gpu no renderizador e pronto seu render vai ser pontecializado pela gpu, o renderizar por gpu e \"igual\" aos outros vc vai ter q escolher um tipo de renderizador q e especifico para gpu, existem varios hoje no mercado, vray tem uma versao por gpu q e totalmente independente da versaum normal naum sendo possivel usar uma para agilizar o outro, tem o iray, o octane e varios outros. A questao se usa o opencl ou o cuda e simples vc tem placa da nvidia gtx ou quadro entaum vai de cuda se for outra fabricante vai de opencl. Agora com relacaum as placas vc pode pensar a gorsso modo da seguinte maneira os cuda core (placa nvidia) ou stream processor(amd) seria a quantidade de nucleos do processador entaum quanto mais melhor e o clock dos nucleos como o clock do processador e a memoria como a memoria ram. exemplo gtx 970
CUDA Cores 1664 (quantidade de nucleos do processador \"equivalente\")
Base Clock 1050MHz (potencia do nucleos)
memory 4gb (quantidade de memoria)

Ao renderizar por gpu temos q tomar muito cuidado com a memoria dela, pois se a cena não couber na memoria ela não será renderizada, e sli ou crossfire não soma as memorias duas placas de 4gb terão um total de 4gb de memoria, usando sli vc aumenta a velocidade do render.

Portanto uma quadro k2000 e uma das piores opcoes para se renderizar por gpu pois ela so tem 2 gb de memoria e 384 cuda cores se vc tivesse pego um gtx 970 seria muito, mais muito mais rapida no render do que ela sem contar q ele tem o dobro de memoria, as quadro tem de vantagem a quantidade de memoria mais isso so nos modelos tops q saum muito caros e a outra vantagem e se vc precisa de uso intenso de processamento pois uma gtx funcionando em carga total 24 horas por dia logo logo ela vai queimar ja as quadros duram bem mais.
portfólio: http://www.behance.net/rene123
(primeiramente, gostaria de ressaltar q o que eu passo aqui é realmente uma questão empírica)

Fala qual informação tá errada só pra gente tirar as duvidas aí véio...

A programação pra GPU é bastante diferente da programação pra CPU.

E, no caso do vray RT, pelo menos aqui, é só mudar pra cuda e configurar qual placa de video vai ser usada q já era, e isso não é muito \'magico\' não (se vc não tivesse uma placa com cuda pra fazer o render, aí realmente seria um botão bastante mágico, se for esse caso aí eu realmente concordo com vc nessa questão de mágica...(se aparecesse, pq se vc n tem a placa de video o dropdownlist vai ficar cinza até..).. E não vai ser \'potencializado\' pela GPU, o render vai ser calculado, de fato, na GPU.. (uma das vantagens aí do \'hardware rendering\' de gpu é justamente que o ponto principal é vc ter a GPU.. então a \'mágica\' já foi feita, na fabrica da Nvidia).

(ex: Faz um render com a CPU no vrayRT, e logo depois faz um de GPU, compara principalmente o GI dos dois q vc vai ver a \"magica\".. sem a GPU ele provavelmente nem vai fazer o GI (e alem disso vai fazer o processamento de tudo pesar).

A quadro k2000 na minha opinião não seria uma das piores opções n.. É q a quadro vai ter a saída e isso vai forçar a placa, se vc for renderizar e fazer outras coisas junto. Ou no caso ter outra placa de video só pela saída e usar a quadro só pra render q ele vai pegar normal nos renderizadores.. No meu caso, uso uma Tesla M2090 e SÓ pra render GPU (ela nem tem saída de video)... E a vantagem disso é q não pesa realmente quase nada no pc, por exemplo vc faz um render pesado só na gpu por cuda, e pode fazer qualquer outra coisa no seu micro..

Uma quadrinho tipo uma quadrinho bem basica, é muito mais pra questões de viewport e saída de video. Mas essa aí já daria pra fazer render de gpu. Não é realmente a melhor opção, pq vai travar um pouco se vc tiver só essa placa de video.. isso pq vc estaria usando a placa tanto pro render quanto pro resto do seu video... Por exemplo, se vc usasse uma saída onboard de video pra sua tela e a placa só pra render de gpu, já esquentaria e travaria menos mesmo essa quadrinho...

Uma quadro é uma placa geral de video pra uso profissional, e uma tesla é uma placa puramente pra calculo.. O ideal é uma quadro + uma tesla, no caso a quadro pela saída e a tesla principalmente pra render e simulação, mas como a quadro também tem cuda, caso vc não precisar de interatividade, vc pode ticar (e não é mágica) pra processar com as duas, e ir dormir por exemplo, mas se vc tá editando sua cena, por exemplo uma cena pesada e usando o vrayRT com active shade, o melhor seria vc deixar só a tesla renderizando, e então a quadro vai segurar a viewport e o resto das questões de video comum (ou seja, vc pode escolher entre interatividade (continuar mexendo enquanto renderiza e sem leg algum) ou performance (renderizar com as duas placas e não mexer no pc)).. Por exemplo, no V-ray, vc tá vendo como fica mais legal de por as configurações da camera numa cena complexa, então vc deixaria renderizando numa placa apenas, etc.. isso é coisa bem simples, bem direta e sem mistério..

No caso do VrayRT vc só tem q tomar o cuidado de entrar no programinha do proprio VrayRT pra ver se ele tá pegando legal sua placa de video...



Olha um exemplo aí q talvez coincida com o q eu disse :)...

https://www.youtube.com/watch?v=xCIAsvT5mYo



@edit: Depois de pesquisar bastante sobre essa questão de gpu (e determinados tipos de simulação científica) eu me decidi por qualquer placa de video (enquanto n tiver dinheiro pra comprar uma Quadro 4200) mais uma tesla e então peguei a tesla, q o windows quase n usa, só vai ser usada mesmo pra isso e então o q ele faz é liberado do resto das peças do pc.. Então, na minha opinião, se for pra uma questão de render por GPU, eu prefiro a Tesla... (e também sou fã do Nikola Tesla e então isso influenciou bastante hehehehe..).. Qualquer coisa eu faço um video aqui mostrando, isso vc tendo a placa é bem facil, mas n é pq é facil q é coisa mágica xd..


@edit: Mas, no caso de agilizar, realmente o render real-time agiliza bastante um serviço mesmo se o render de produção não seja o RT... Por exemplo, digamos q vc sempre renderiza em rede ou manda pra renderfarm... com uma placa poderosa vc pode ter uma previsão muito boa do render, como questões de iluminação e camera, e renderizar com o Vray normal ou mandar pra rede, etc.. Tem varias maneiras aí de usar render de GPU pra agilizar o workflow..


@edit: Ah, e tem uma coisinha q eu esquecí também... Q é a questão do erro.. Uma placa de games pode até renderizar mais rapido que uma equivalente profissional, mas a placa de games É propensa a erros o que não vai ocorrer com uma quadro ou tesla.



@edit: (Imagem) Obama\'s choice =o...


@edit(final): Por exemplo, digamos que uma quadro seria pra uma viewport excelente ou render de gpu, e a tesla apenas pra render de gpu e algumas outras questões geralmente voltadas pra simulação ou resolução de questões matemáticas...

Pelo titulo do post pensei que ia tirar minhas duvidas, mas ao ler percebi que é mais uma discussão sobre o assunto...rs.
Bem, mas vou perguntar. Queria muito intender como ativar a renderização por GPU, uso o 3dsMax2015, com SLI de 970 e não tenho a minima ideia de como usar o potencial desse hardware. Uso o renderizador Mental Ray.
3dsMax 2017 / VRay / Corel
Vc vai ter que usar um renderizador que seja de GPU, o MentalRay no caso faria apenas uma parte do GI em gpu.(no seu caso vc usaria o Iray).
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707699.

Total de membros registrados: 135307

Últimos membros registrados: nivialps, Jose10, amanda.goulart, Timothy, bdsantha, Faith, Lukasmiranda00, ViniBoy777.

Usuário(s) on-line na última hora: 662, sendo 23 membro(s) e 639 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago, Osvaldo Arquiteto, gago, Celso Borttoloto, 3dbp, Ronaldo Junior, amanda.goulart, gola31, claro_lima, Abilio, nivialps, renaz, emersonforentin, gilson antunes, look, Roberto Trevelin, Alex Bastos , Jose10, Roberto Movanni, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Eng Damasceno, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.