(primeiramente, gostaria de ressaltar q o que eu passo aqui é realmente uma questão empírica)
Fala qual informação tá errada só pra gente tirar as duvidas aí véio...
A programação pra GPU é bastante diferente da programação pra CPU.
E, no caso do vray RT, pelo menos aqui, é só mudar pra cuda e configurar qual placa de video vai ser usada q já era, e isso não é muito \'magico\' não (se vc não tivesse uma placa com cuda pra fazer o render, aí realmente seria um botão bastante mágico, se for esse caso aí eu realmente concordo com vc nessa questão de mágica...(se aparecesse, pq se vc n tem a placa de video o dropdownlist vai ficar cinza até..).. E não vai ser \'potencializado\' pela GPU, o render vai ser calculado, de fato, na GPU.. (uma das vantagens aí do \'hardware rendering\' de gpu é justamente que o ponto principal é vc ter a GPU.. então a \'mágica\' já foi feita, na fabrica da Nvidia).
(ex: Faz um render com a CPU no vrayRT, e logo depois faz um de GPU, compara principalmente o GI dos dois q vc vai ver a \"magica\".. sem a GPU ele provavelmente nem vai fazer o GI (e alem disso vai fazer o processamento de tudo pesar).
A quadro k2000 na minha opinião não seria uma das piores opções n.. É q a quadro vai ter a saída e isso vai forçar a placa, se vc for renderizar e fazer outras coisas junto. Ou no caso ter outra placa de video só pela saída e usar a quadro só pra render q ele vai pegar normal nos renderizadores.. No meu caso, uso uma Tesla M2090 e SÓ pra render GPU (ela nem tem saída de video)... E a vantagem disso é q não pesa realmente quase nada no pc, por exemplo vc faz um render pesado só na gpu por cuda, e pode fazer qualquer outra coisa no seu micro..
Uma quadrinho tipo uma quadrinho bem basica, é muito mais pra questões de viewport e saída de video. Mas essa aí já daria pra fazer render de gpu. Não é realmente a melhor opção, pq vai travar um pouco se vc tiver só essa placa de video.. isso pq vc estaria usando a placa tanto pro render quanto pro resto do seu video... Por exemplo, se vc usasse uma saída onboard de video pra sua tela e a placa só pra render de gpu, já esquentaria e travaria menos mesmo essa quadrinho...
Uma quadro é uma placa geral de video pra uso profissional, e uma tesla é uma placa puramente pra calculo.. O ideal é uma quadro + uma tesla, no caso a quadro pela saída e a tesla principalmente pra render e simulação, mas como a quadro também tem cuda, caso vc não precisar de interatividade, vc pode ticar (e não é mágica) pra processar com as duas, e ir dormir por exemplo, mas se vc tá editando sua cena, por exemplo uma cena pesada e usando o vrayRT com active shade, o melhor seria vc deixar só a tesla renderizando, e então a quadro vai segurar a viewport e o resto das questões de video comum (ou seja, vc pode escolher entre interatividade (continuar mexendo enquanto renderiza e sem leg algum) ou performance (renderizar com as duas placas e não mexer no pc)).. Por exemplo, no V-ray, vc tá vendo como fica mais legal de por as configurações da camera numa cena complexa, então vc deixaria renderizando numa placa apenas, etc.. isso é coisa bem simples, bem direta e sem mistério..
No caso do VrayRT vc só tem q tomar o cuidado de entrar no programinha do proprio VrayRT pra ver se ele tá pegando legal sua placa de video...
Olha um exemplo aí q talvez coincida com o q eu disse :)...
https://www.youtube.com/watch?v=xCIAsvT5mYo
@edit: Depois de pesquisar bastante sobre essa questão de gpu (e determinados tipos de simulação científica) eu me decidi por qualquer placa de video (enquanto n tiver dinheiro pra comprar uma Quadro 4200) mais uma tesla e então peguei a tesla, q o windows quase n usa, só vai ser usada mesmo pra isso e então o q ele faz é liberado do resto das peças do pc.. Então, na minha opinião, se for SÓ pra uma questão de render por GPU, eu prefiro a Tesla... (e também sou fã do Nikola Tesla e então isso influenciou bastante hehehehe..).. Qualquer coisa eu faço um video aqui mostrando, isso vc tendo a placa é bem facil, mas n é pq é facil q é coisa mágica xd..
@edit: Mas, no caso de agilizar, realmente o render real-time agiliza bastante um serviço mesmo se o render de produção não seja o RT... Por exemplo, digamos q vc sempre renderiza em rede ou manda pra renderfarm... com uma placa poderosa vc pode ter uma previsão muito boa do render, como questões de iluminação e camera, e renderizar com o Vray normal ou mandar pra rede, etc.. Tem varias maneiras aí de usar render de GPU pra agilizar o workflow..
@edit: Ah, e tem uma coisinha q eu esquecí também... Q é a questão do erro.. Uma placa de games pode até renderizar mais rapido que uma equivalente profissional, mas a placa de games É propensa a erros o que não vai ocorrer com uma quadro ou tesla.
@edit: (Imagem) Obama\'s choice =o...
@edit(final): Por exemplo, digamos que uma quadro seria pra uma viewport excelente ou render de gpu, e a tesla apenas pra render de gpu e algumas outras questões geralmente voltadas pra simulação ou resolução de questões matemáticas...