Não devia dar lag não véio.. As vezes pode ser questão aí de directx, vc já viu isso? Procura o driver mais recente da sua p?aca de video q talvez melhore bastante mesmo..
(procura também qualquer programa q meça o consumo ou performance da placa e faz alguma coisa no 3ds, faz uma coisinha pesada de viewport e faz um render.. se a carga da placa n muda nada, quer dizer q o 3ds nem tá usando a placa de video.. isso pode acontecer..)
Apesar dessa placa de video ser meio basica, o processador é ótimo, não deveria dar leg em viewport.. (a não ser é claro q vc use uma viewport renderizada ou tenha milhões de particulas na viewport =DDD)..
Até onde eu sei e sei pouco, placas de \'game\' são ótimas pra melhorar a viewport, e placas daquelas CUDA-gpu brute são pra render, render em rede, simulações (não melhoram muito a viewport, apesar de reduzirem o leg devido a memoria maior, etc..)..
Uma placa q acho boa nesse sentido, mas q vai demorar pra eu comprar seria uma das Quadro, da NVidia, elas tem saída (umas \'pure-CUDA\' da vida, tipo as Tesla (tbm da NVidia) nem tem saída de vídeo, é só pra processamento mesmo (até pq em situação de renderfarm vc põe algumas dessa no micro então ele vira um tipo de monstro-do-abismo no render XDD)), são excelentes pra games (isso também quer dizer q são boas pra melhorar a viewport =D) e ótimas pra uso pro, q é o q vc quer e tal..
No meu caso to usando uma tesla + uma gtx 970 (fica 10gb de memoria só em gpu + 20 de ram normal) e fica excelente e uso uma tv de 40 como monitor (pelo menos pra mim xd.. (o micro mais forte q usei antes desse era um VAIO xDDD então tive orgasmos usando hehehe..), mas só uma Quadro (4000, 4200, etc.. nem compra abaixo q n vai compensar.. e recomendo comprar fora do Brasil se puder, comprar lá no Brasil te pagaria uma viagem pro exterior ida e volta + a placa hehehe...), enfim, só uma quadro dessas \'production standard\' já arrepia os ossos com PODER (pelo menos pra pré-produção (modelagem, questões de viewport, etc..) =X... =D.. XD..
Mas assim, pro geral mesmo, não deveria dar leg não.. mais pelo processador mesmo q é ótimo.. Talvez vc esteja forçando alguma coisa tbm.. tenta articular maneiras aí de não precisar ver coisas na viewport, ou, se vc tá usando uma viewport renderizada, aí tem q trocar de placa de video mesmo (viewport renderizada e render real time é GPU quase puramente, então nesse caso em especifico é questão de placa de video mesmo..)..
Mas ah, sabe o q eu lembrei tbm e to passando por isso agora q puz o hd no micrinho aqui (to tentando montar um pc decentezinho pra brincar de 3d e fazer bombas nucleares no fumefx+afterburn XD) é q, assim, vê se o seu pc tá esquentando... Se tiver, antes até de pensar em pegar outra placa de video, troca a sua fonte por uma bem mais forte, o pc vai ficar frio e trampando melhor... Tem essa tbm.. tem q ver isso aí e tal.. :(...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..