Olá Simbjji, comprei uma tesla aqui pra mim depois de ter lido uma mensagem semelhante sua XD...
Mas não sei se, pelo menos por enquanto, seria muito excelente uma renderfarm de teslas, pq elas iriam renderizar apenas projetos em renderizadores GPU.. As Teslas, quando em conjunto, são usadas muito mais pra \'supercomputadores\' ou diminutivos disto mas sem perder muito do \'super\' (XD).. As teslas (placa) mais historicamente conhecidas nem tem saída de video, e isso é pq foram feitas realmente pra usar o conceito de processamento paralelo via CUDA, e não exatamente pra display (mas tem teslas com saída de video tbm)..
A questão é q, até por não se preocupar com audio e questões de saída de video e etc, as teslas tem um processamento e especificações que geralmente são consideradas como sendo muito fortes ou mais fortes q o normal (por exemplo a minha tem 6GB de ram e bate 1.4 teraflop), geralmente são usadas pra simulações quimicas (dinamica molecular), fisicas (veja sobre a formação de buracos negros, etc..), e economicas (tipo carregar todo o \'mercado de ações\' na ram da placa e fazer ela meio q simular/prever o futuro da economia, etc..)...
Mas uma tesla não vai ajudar na viewport pq ela meio q tem q \'carregar\' e depois \'processar\'.. Mas isso é uma vantagem também, pq, em se fazendo o render via GPU, nas CUDAs, o resto do seu computador está liberado.. ou seja, vc poderia renderizar em production uma cena muito pesada, e ao mesmo tempo ver videos no seu pc ou no youtube ou jogar games q o render ia estar inteirinho na tesla e não ia pesar nada pra qualquer outra peça do seu pc (talvez um pouquinho pra memória só...)..
Ou seja, eu poria assim, mas novamente agradeço por ter mencionado essa placa, XD, sou muito feliz com a teslinha aqui :)...
-Placas de \'games\' em geral = Segurar viewport, se é uma placa de \'games\' forte, vai segurar muito bem a viewport. Faz render GPU também mas não é otimizada pra isso.
-Quadro = Placa profissional, vai segurar a viewport e pode também fazer render GPU, é otimizada pra render GPU, mas usando só uma quadro vc vai poder travar o video do seu pc fazendo render GPU..
-Tesla = Não ajuda em viewport nem em games, é uma placa de calculos violentos, é a melhor opção pra render GPU (é muito rapida nesse sentido e geralmente tem o dobro de memória q as quadros)..
Mas, o ideal seria ter uma quadro e uma tesla, aí fica 100% mesmo.. A quadro pra segurar a viewport e eventualmente ajudar em render GPU (somando CUDAs) caso não necessite de interatividade, e a tesla pra render GPU e determinadas simulações..
E até onde eu sei o MentalRay só faz um passe de Ambient Occlusion pela GPU.. Mas o Iray usa materiais do Mray então é como se fosse a versão dele de realtime..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..