Oi Woshngton, tudo bem?
Eu venho divulgado essa fórmula desde 1997 nos fóruns do UOL, pois antigamente não havia a opção de renderizar para impressão em TIF e logo que surgiu não aceitava alterar o DPI como agora aceita.
O valor 300 da fórmula é o que define o DPI a ser impresso, então, primeiro é bom perguntar com quantos DPIs vão imprimir para calcular o tamanho da renderização com o mínimo possível e renderizar mais rápido.
Como os amigos falaram, a impressão em grandes formatos trabalha com valores que vão de 50 até 150 DPI, pois 300 DPI é para ser visto de perto como uma impressão em revista, por exemplo.
Usando o Print Size Assistant, que fica no menu Rendering, você pode definir o tamanho do papel e escolher valores predefinidos de DPI que ele vai fazer o cálculo automaticamente e exibir os mesmos valores de Pixels que encontrou com a fórmula, como mostra a imagem em anexo.
Então, você pode renderizar direto por ele, mas só aceitará salvar em TIF, ou pode usá-lo apenas para saber a quantidade de Pixels sem ter que calcular manualmente.
Abração e tudo de bom.
André Vieira