Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

elisalage   italia - Internacional
Henry Rietra   Brasil - Ceará
An3dre   Araras / SP - SP
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC

Portfólios Ver Mais

Vincius   Salvador - BA
carlosbulow   Florianópolis - AC
irenapalermo   españa - PR
JEAN.CARLOS   Primavera do Leste - mt - MT

render do Revit

Por: Anderson Miguel  

Em: 27/02/2019 14:02

Alguem sabe me dizer qual é o renderizador que vem no revit 2018 ?
Oi Anderson, tudo bem?

Que eu saiba o Revit usa o ART (Autodesk Ray Tracing) depois que retiraram o Mental Ray, é o mesmo ART que tem no 3ds max.

O ART é uma cópia barata do Mental Ray que o Hakan Andersson desenvolveu para a Autodesk, pois ele trabalhou muitos anos na Mental Images e criou o material Arch&Design.
Quando a Autodesk ficou sabendo que o Mental Ray iria acabar, pediu para o Hakan sugar o que pudesse dele e deram o nome de Autodesk Ray Tracing, mas o ART só calcula GI e mais nada, não tem todos os efeitos e recursos que o falecido Mental Ray tinha.

Por isso a piada que o Hakan Andersson é aquele que tentou copiar o Mental Ray e só conseguiu fazer o ART. rsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira
ha muito obrigado André pela informação... o jeito então é migrar para outros renderizadores no revit né...? um vray ou o lumion... né...
Anderson, lumion é um programa, renderizador é v-ray, corona e etc. Pra revit eu aconselho o v-ray ou vc pode exportar seu projeto revit para o 3dsmax ( ha maneiras de vc mudar um arquivo no revit e ele atualiza no 3dsmax ), ou preferencialmente para o lumion. Posso estar dando uma dica errada ( sou estudante de arquitetura e também estudo Revit ), mas aconselho vc projetar no revit e  exportar para o Lumion ( que nunca usei, mas sei que facilita quem não domina outros programas ), que é um programa onde vc pode ter imagens de boa qualidade sem um curva de aprendizado tão alta como o 3ds max. Se vc é arquiteto ou engenheiro, vá pra o lumion, se vc quer trabalhar como ilustrador, bom, aí a variedade aumenta, vá pra o 3ds max, Unity... é muita opção. Obs: photoshop é o progama mais facil dentre esses, e seja qual programa vc usar, vc consegue no photoshop deixar as imagens geradas por qualquer software mais bonitas.
Oi Anderson, tudo bem?

Eu concordo com o Maxxx, o Revit é para projetar e a visualização realista é melhor fazer em outro lugar.

Não adianta o Revit ter um bom renderizador como o V-Ray, pois os objetos dele costumam ser super simples e o programa fica lento quando adiciona muita geometria detalhada, vegetações e tudo mais iguais as que usamos em visualização realista de maquete.
Isso é comum em programas de CAD, então, geralmente as pessoas projetam nos programas de CAD e usam programas artísticos para a visualização realista.

A maioria por enquanto ainda prefere o 3ds max para este fim, mas existem diversas outras soluções.

Estas outras soluções de visualização se encaixam em duas categorias, as fisicamente corretas com Ray Tracing e as Real-Time, no caso desta última pode possibilitar até a interatividade igual num jogo.

Entre as fisicamente corretas estão o Keyshot e o Octane Standalone, por exemplo, que são programas para renderização com materiais, luzes e tal, tipo um Render externo.
O KeyShot é simples de usar, tem farta biblioteca de materiais e a curva de aprendizado é pequena.

Entre as Real-Time estão o Unreal, Unity e Marmoset Toolbag, por exemplo, nestes programas o que você vê na Viewport é o que você terá na renderização, então, o Soft gera mais de 60 imagens por segundo com qualidade final, o Render é imediato e aceita interatividade no caso de Unreal e Unity.

Tanto o Unity como o Unreal possuem conexão com o Revit para transferir o modelo facilmente e atualizar conforme as modificações no projeto, sejam conexões nativas como o Datasmith ou Plug-ins de terceiros como o PiXYZ.

Ainda tem o Lumion, LumenRT e Twinmotion, que são um misto de Real-Time com Ray-Tracing voltados para arquitetura, então, no caso do Lumion você tem visualização rápida na Viewport, mas na hora de renderizar leva alguns segundos.
O Twinmotion é igual o Unreal, é Real-Time de verdade, não tem tempo de Render e ainda exporta o projeto para o cliente navegar.

O problema do Lumion é que exige equipamento muito poderoso para gerar todos os efeitos com qualidade, este mesmo equipamento na mão de um usuário de V-Ray ou Corona permite renderizar qualquer cena por mais complexa que seja em menos de 2 minutos com extremo realismo.
Então é como o Maxxx disse, é o custo da falta de domínio de um renderizador rápido, citei o V-Ray e o Corona, mas também entram o Redshift, FStorm e Octane nesta lista.

Porém, a renderização Real-Time e a renderização fisicamente correta estão se mesclando e dentro de poucos anos não terá mais essa diferença, todos os Softs vão exibir o resultado na Viewport em tempo real com qualidade final e fisicamente correta.

Atualmente o Unity tem o Octane integrado, o Unreal ganhou Ray-Tracing Real-Time, se instalar o V-Ray no Unreal tem o melhor do Real-Time com o melhor do Ray-Tracing na mesma aplicação.

Isso tudo sem falar na questão de exportar o projeto em EXE ou para a Web em OpenGL onde o cliente poderá navegar livremente por tudo, o Lumion não faz isso e é essa tecnologia que permite visualizar os projetos em VR.

Por isso que na minha opnião a melhor opção para quem está iniciando é estudar uma Engine de Game como Unity ou Unreal, pois estará pegando desde o início a tecnologia que vai dominar a visualização de tudo no futuro, que é o VR.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
obrigado Maxxx e André pelas dicas... ;)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135161

Últimos membros registrados: WASHINGTON.NBO, JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77, dumps23, ksanzvra, gigathccarts.

Usuário(s) on-line na última hora: 848, sendo 25 membro(s) e 823 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabio Amorim, LASLF, Eber.Silva, Moura, luckweb, Ronaldo Junior, Felipe Duarte, gouvearb, Nuno, Abilio, Geraldo Nunes, cristian rocha da silva, Celso Borttoloto, WASHINGTON.NBO, rafa.carvalho, Tomas, Thiago Couto, marcelo de moraes, Osvaldo Arquiteto, Le_Andro, Gabriel.C, pauloreis2000, lucielen, byboca, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.