Oi Anderson, tudo bem?
Eu concordo com o Maxxx, o Revit é para projetar e a visualização realista é melhor fazer em outro lugar.
Não adianta o Revit ter um bom renderizador como o V-Ray, pois os objetos dele costumam ser super simples e o programa fica lento quando adiciona muita geometria detalhada, vegetações e tudo mais iguais as que usamos em visualização realista de maquete.
Isso é comum em programas de CAD, então, geralmente as pessoas projetam nos programas de CAD e usam programas artísticos para a visualização realista.
A maioria por enquanto ainda prefere o 3ds max para este fim, mas existem diversas outras soluções.
Estas outras soluções de visualização se encaixam em duas categorias, as fisicamente corretas com Ray Tracing e as Real-Time, no caso desta última pode possibilitar até a interatividade igual num jogo.
Entre as fisicamente corretas estão o Keyshot e o Octane Standalone, por exemplo, que são programas para renderização com materiais, luzes e tal, tipo um Render externo.
O KeyShot é simples de usar, tem farta biblioteca de materiais e a curva de aprendizado é pequena.
Entre as Real-Time estão o Unreal, Unity e Marmoset Toolbag, por exemplo, nestes programas o que você vê na Viewport é o que você terá na renderização, então, o Soft gera mais de 60 imagens por segundo com qualidade final, o Render é imediato e aceita interatividade no caso de Unreal e Unity.
Tanto o Unity como o Unreal possuem conexão com o Revit para transferir o modelo facilmente e atualizar conforme as modificações no projeto, sejam conexões nativas como o Datasmith ou Plug-ins de terceiros como o PiXYZ.
Ainda tem o Lumion, LumenRT e Twinmotion, que são um misto de Real-Time com Ray-Tracing voltados para arquitetura, então, no caso do Lumion você tem visualização rápida na Viewport, mas na hora de renderizar leva alguns segundos.
O Twinmotion é igual o Unreal, é Real-Time de verdade, não tem tempo de Render e ainda exporta o projeto para o cliente navegar.
O problema do Lumion é que exige equipamento muito poderoso para gerar todos os efeitos com qualidade, este mesmo equipamento na mão de um usuário de V-Ray ou Corona permite renderizar qualquer cena por mais complexa que seja em menos de 2 minutos com extremo realismo.
Então é como o Maxxx disse, é o custo da falta de domínio de um renderizador rápido, citei o V-Ray e o Corona, mas também entram o Redshift, FStorm e Octane nesta lista.
Porém, a renderização Real-Time e a renderização fisicamente correta estão se mesclando e dentro de poucos anos não terá mais essa diferença, todos os Softs vão exibir o resultado na Viewport em tempo real com qualidade final e fisicamente correta.
Atualmente o Unity tem o Octane integrado, o Unreal ganhou Ray-Tracing Real-Time, se instalar o V-Ray no Unreal tem o melhor do Real-Time com o melhor do Ray-Tracing na mesma aplicação.
Isso tudo sem falar na questão de exportar o projeto em EXE ou para a Web em OpenGL onde o cliente poderá navegar livremente por tudo, o Lumion não faz isso e é essa tecnologia que permite visualizar os projetos em VR.
Por isso que na minha opnião a melhor opção para quem está iniciando é estudar uma Engine de Game como Unity ou Unreal, pois estará pegando desde o início a tecnologia que vai dominar a visualização de tudo no futuro, que é o VR.
Abração e tudo de bom.
André Vieira