Oi iarcheski, tudo bem?
O Mental Ray é para renderizar essa imagem em cerca de uma hora e no V-Ray é para renderizar em 10 minutos.
Não pode aumentar o FG de jeito nenhum no Mental Ray, porque dai a renderização dura para sempre.
Por isso falei para usar luzes Photometrics em forma de Line em vez de um Mesh com auto-iluminação nas luzes das sancas.
Se tiver feito as luzes da sanca com Photometrics não precisa deste FG alto, pode colocar no Draft e vai ganhar muito tempo de render.
Também não deve usar Photons, pois é mais rápido fazer apenas com FG e o resultado final é o mesmo.
Quando você liga os Photons o Mental Ray automaticamente desliga o Diffuse Bounces do FG, então, não adianta colocar nenhum valor nele que será desprezado.
Outra dica importante é nunca aumentar o Multiplier dos recursos como FG ou Photons, pois está quebrando a correção física da iluminação, para a luz continuar com as propriedades fisicamente corretas os Multipliers tem que ser iguais a 1.
Eu sugiro que você configure o Mental Ray igual a primeira imagem em anexo, em 99% das suas cenas internas a configuração será exatamente igual a essa, se for uma cena externa só vai mudar o valor do Diffuse Bounces para 2 ou 3.
O Mental Ray demora para gerar os sombreados bem definidos pelo FG, então, a técnica mais veloz é usar o FG somente para o rebatimento da iluminação e deixar o sombreado refinado para o Ambient Occlusion.
Portanto, em todos os materiais importantes da cena você deve configurar o AO no menu Special Effects igual mostra a segunda imagem em anexo.
Pode ser melhor colocar 32 Samples nos materiais da parede, piso e teto, deixando com 24 Samples para os móveis e 16 Samples para os objetos menores ou mais distantes da câmera, assim, vai otimizar bem.
Com estas configurações o resultado é para ficar bem parecido, mas renderizando muito mais rápido.
A claridade da cena você controla no EV do Exposure Control dentro do Environment, como mostra a terceira imagem em anexo, você pode acessar o Environment teclando 8.
Aumentando o valor do EV a cena escurece e diminuindo o valor do EV a cena clareia.
Sobre a luminária, ficou bem melhor com o Self-Illumination, se quiser você pode usar uma máscara para definir áreas mais ou menos intensas na luminária para não ficar tudo um branco só.
Aplicando um Gradient circular no Slot do Self-Illumination você pode controlar para o meio ficar mais intenso e as bordas menos.
Sobre a iluminação das sancas, se fez com luzes Photometrics é só aumentar a intensidade delas, pois com 7 no Difusse Bounces a luz vai rebater 7 vezes.
Sobre a imagem na janela, de acordo com a situação de iluminação da sua sala está correto ficar tudo branco do lado de fora, pois a exposição da câmera está configurada para um ambiente interno com baixa iluminação, portanto, a iluminação exterior é para estourar mesmo e ficar tudo branco.
Porém, para ficar realista tem que gerar o efeito de lente que chamamos de Glare, Bloom ou Glow, que é aquele brilho difuso em torno das áreas muito iluminadas igual a última imagem em anexo.
Eu fiz este exemplo rapidamente no Photoshop, apenas copiei a área branca com a varinha mágica, colei no mesmo lugar, mudei o Layer para Screen e apliquei o Gaussian Blur para borrar.
O ideal é fazer com o Glare do Mental Ray, mas assim é mais rápido e mais fácil.
Para colocar uma paisagem do lado de fora o ideal é usar uma imagem HDR, pois assim poderá controlar a exposição dela junto com a exposição da cena.
Com uma imagem RGB normal os reflexos ficarão mais escuros do que deveriam e meio desbotados, pois a imagem RGB não tem a intensidade necessária para isso.
Neste caso é melhor adicionar a imagem RGB de fundo na composição para poder controlar melhor, mas dai ela não vai refletir em nada.
Tem diversos sites que oferecem boas imagens HDRI para download gratuito.
Estes são 3 deles:
HDRIMaps:
https://hdrmaps.com/freebiesHDRIHaven:
https://hdrihaven.com/hdris/category/?o=date_publishedEisklotz:
https://www.eisklotz.com/products/hdri/Qualquer coisa que precisar sobre o Mental Ray é só falar, pois ajudarei com o maior prazer do mundo, mas vale a pena pensar em mudar para o V-Ray porque é muito mais rápido.
Abração e tudo de bom.
André Vieira