Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ricardo 3D   Brasil - BA
Jefferson   curitiba - PR
mdpontes   Macapá - AC
Joao   Itapetininga-SP - SP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

ThiagoBrugnolo   Cabreuva - AC
LucasVasconcelos   fortaleza-ce - AC
erudger   Paulínia SP - AC
Paulo   Campo Grande MS - AC

CRIAR SANCA EM GESSO ILUMINADA - Mental Ray

Por: iarcheski  

Em: 16/03/2019 11:53

Bom dia pessoal!

Estou com dificuldades para criar uma iluminação indireta em uma cena interna que estou fazendo. Fiz a modelagem da sanca e deixei um rasgo para que a luz passe. Criei uma linha com espessura e apliquei um material Arch & Design com Self Ilumination.

Consegui o efeito de iluminação, no entanto eu gostaria que ele avançasse mais no meu forro sem "estourar para baixo" sendo que a luz está atravessando o forro conforme podem ver e não apenas saindo pela fuga que eu deixei na modelagem.

É claro que aí estou apenas começando e a cena ainda está bem crua e nem mexi muito no Exposure Value mas já quero resolver/aprender esta forma de iluminação da sanca.
Oi iarcheski, tudo bem?

Os tutoriais do New são excelentes e explicam os recursos em detalhes, vale a pena parar um tempinho para estudá-los.

Mas especificamente sobre a sua dúvida, não é boa idéia criar luz com materiais no Mental Ray, pois exige muitos Samples para ficar suave e aumenta muito o tempo de Render.

Para retirar as manchas dos objetos ao redor e evitar que a luz atravesse onde não deve, precisa aumentar o Preset do Final Gather para Medium e aumentar o valor do FG Quality para 4 ou 5 em todos os materiais que recebem o efeito da iluminação, como o material da sanca e do teto.

O FG Quality fica dentro do menu Advanced Rendering Options do Arch&Design, como mostra a primeira imagem em anexo.

Eu sugiro que não faça isso porque não vale a pena.

Crie luzes Photometrics Free Light e configure como Line, igual mostra a segunda imagem em anexo.

Você define o comprimento dela no Length, dentro do menu Shape/Area Shadows, assim, pode ir colocando as luzes com o comprimento necessário para dar a volta na sanca toda.

Também vale a pena diminuir o Shadow Samples para 16 no mesmo menu para agilizar a renderização.

Desta forma vai iluminar bem melhor, não vai vazar luz e vai renderizar mais rápido.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Bom dia André! Como vai?

Olha só. Com o estudo dos tutoriais do New e as tuas preciosas dicas já consegui melhorar muito o efeito da iluminação na sanca. Demorei para retornar pois trabalhei mais a modelagem da cena entre outros compromissos diários.

Vou postar abaixo o resultado que consegui até então. Aindatenho vários gargalos a resolver para uma cena mais realista principlamente no quesito iluminação. Repare na  primeira imagem original que o material ta luminaria central ficou escuro, isso aconteceu porque eu tirei o material com Self I. e mantive apenas uma photometric naquele ponto. Posteriormente na imagem de outro ângulo recoloquei o material com SI e ficou um pouco melhor. Mas ainda bem meia boca hehehe....

Com relação a sanca gostei do resultado...apenas queria que esta luz avançasse mais longe no forro. Acho que abrindo um pouco mais o buraco pra luz sair consigo esse resultado mas não testei.

Um problema que estou enfrentando com esta cena com todas estas lampadas e objetos é o tempo de render. Como FG no High cada imagem de 1920x1080 demora em torno de 10horas. Não sei até que ponto é necessário aumentar muito o FG.

Ainda quero colocar uma paisagem na janela. Pensei em aplicar uma imagem em um plano do lado de fora, mas neste caso preciso que a luz atravesse o plano. Acho que tem a ver como Translucency né?

Enfim tem muita coisa pra aprender mas vou postar abaixo as minhas imagens assim como sairam do 3D Max (até porque pouquíssimo entendo de pós produção kkk). 

Se tiverem mais dicas e crítica fiquem à vontade.
Oi iarcheski, tudo bem?

O Mental Ray é para renderizar essa imagem em cerca de uma hora e no V-Ray é para renderizar em 10 minutos.

Não pode aumentar o FG de jeito nenhum no Mental Ray, porque dai a renderização dura para sempre.
Por isso falei para usar luzes Photometrics em forma de Line em vez de um Mesh com auto-iluminação nas luzes das sancas.

Se tiver feito as luzes da sanca com Photometrics não precisa deste FG alto, pode colocar no Draft e vai ganhar muito tempo de render.

Também não deve usar Photons, pois é mais rápido fazer apenas com FG e o resultado final é o mesmo.
Quando você liga os Photons o Mental Ray automaticamente desliga o Diffuse Bounces do FG, então, não adianta colocar nenhum valor nele que será desprezado.

Outra dica importante é nunca aumentar o Multiplier dos recursos como FG ou Photons, pois está quebrando a correção física da iluminação, para a luz continuar com as propriedades fisicamente corretas os Multipliers tem que ser iguais a 1.

Eu sugiro que você configure o Mental Ray igual a primeira imagem em anexo, em 99% das suas cenas internas a configuração será exatamente igual a essa, se for uma cena externa só vai mudar o valor do Diffuse Bounces para 2 ou 3.

O Mental Ray demora para gerar os sombreados bem definidos pelo FG, então, a técnica mais veloz é usar o FG somente para o rebatimento da iluminação e deixar o sombreado refinado para o Ambient Occlusion.

Portanto, em todos os materiais importantes da cena você deve configurar o AO no menu Special Effects igual mostra a segunda imagem em anexo.

Pode ser melhor colocar 32 Samples nos materiais da parede, piso e teto, deixando com 24 Samples para os móveis e 16 Samples para os objetos menores ou mais distantes da câmera, assim, vai otimizar bem.

Com estas configurações o resultado é para ficar bem parecido, mas renderizando muito mais rápido.

A claridade da cena você controla no EV do Exposure Control dentro do Environment, como mostra a terceira imagem em anexo, você pode acessar o Environment teclando 8.
Aumentando o valor do EV a cena escurece e diminuindo o valor do EV a cena clareia.

Sobre a luminária, ficou bem melhor com o Self-Illumination, se quiser você pode usar uma máscara para definir áreas mais ou menos intensas na luminária para não ficar tudo um branco só.
Aplicando um Gradient circular no Slot do Self-Illumination você pode controlar para o meio ficar mais intenso e as bordas menos.

Sobre a iluminação das sancas, se fez com luzes Photometrics é só aumentar a intensidade delas, pois com 7 no Difusse Bounces a luz vai rebater 7 vezes.

Sobre a imagem na janela, de acordo com a situação de iluminação da sua sala está correto ficar tudo branco do lado de fora, pois a exposição da câmera está configurada para um ambiente interno com baixa iluminação, portanto, a iluminação exterior é para estourar mesmo e ficar tudo branco.

Porém, para ficar realista tem que gerar o efeito de lente que chamamos de Glare, Bloom ou Glow, que é aquele brilho difuso em torno das áreas muito iluminadas igual a última imagem em anexo.
Eu fiz este exemplo rapidamente no Photoshop, apenas copiei a área branca com a varinha mágica, colei no mesmo lugar, mudei o Layer para Screen e apliquei o Gaussian Blur para borrar.
O ideal é fazer com o Glare do Mental Ray, mas assim é mais rápido e mais fácil.

Para colocar uma paisagem do lado de fora o ideal é usar uma imagem HDR, pois assim poderá controlar a exposição dela junto com a exposição da cena.
Com uma imagem RGB normal os reflexos ficarão mais escuros do que deveriam e meio desbotados, pois a imagem RGB não tem a intensidade necessária para isso.
Neste caso é melhor adicionar a imagem RGB de fundo na composição para poder controlar melhor, mas dai ela não vai refletir em nada.

Tem diversos sites que oferecem boas imagens HDRI para download gratuito.
Estes são 3 deles:

HDRIMaps: https://hdrmaps.com/freebies

HDRIHaven: https://hdrihaven.com/hdris/category/?o=date_published

Eisklotz: https://www.eisklotz.com/products/hdri/

Qualquer coisa que precisar sobre o Mental Ray é só falar, pois ajudarei com o maior prazer do mundo, mas vale a pena pensar em mudar para o V-Ray porque é muito mais rápido.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Boa noite André e amigos!

Fiz as alterações de configuração conforme você sugeriu e realmente melhorou muito o tempo de render e também a qualidade da iluminação. Estou bastante satisfeito com o resultado e sei que posso melhorar ainda mais no entanto os afazeres diários não me deixam muito tempo para estudar. De qualquer forma julgo que já ficou muito bom e para o propósito de apresentação do projeto aos clientes acho que já está de bom tamanho.

Agradeço muito pela atenção que você dedicouao meu caso e por ser tão prestativo.

Vou postar aqui a última imagem que renderizei assim como ela saíu do 3dMAX.

Muito obrigado. Um abraço!
Boas, se me permite vou perguntar o porquê de estar a usar o Mental Ray, não leve a mal eu usei ele muitos anos mas hoje em dia não faz sentido nenhum estar a perder tempo com o Mental Ray.
Se quer um conselho mude logo para o Vray ou Corona.
Oi Iarcheski, tudo bem?

Parabéns pela imagem, melhorou muito!
Agora a iluminação parece fisicamente correta e realista.

Eu fico feliz que conseguiu reduzir bastante o tempo de Render, essa é a técnica padrão no Mental Ray.
Você pode ganhar mais tempo de render otimizando o Glossiness dos materiais e Samples das luzes secundárias.

Se quiser controlar a temperatura da imagem, deixando as luzes mais brancas ou até azuladas, é só ajustar o valor do White Balance no Exposure Control, se clicar no Render Preview do Exposure com a Viewport da câmera selecionada poderá ver em tempo real o ajuste do White Balance, assim como o EV.

Não tem do que agradecer, eu que agradeço por portar a imagem mostrando o resultado, gostei muito de ver.

Qualquer coisa que precisar eu estou à disposição, mas pense bem no que eu disse na outra mensagem e que o Fernando reafirmou!!!
Não será difícil migrar para o V-Ray, pois os princípios são os mesmos e o ganho de tempo será enorme, a gente te ajuda na migração.
Não vale a pena usar o Mental Ray mesmo que o seu PC não seja muito moderno, pois o V-Ray vai renderizar bem mais rápido em qualquer situação.
A diferença é absurda, vai parecer que saltou 10 anos na tecnologia de renderização sem trocar o PC.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707625.

Total de membros registrados: 135234

Últimos membros registrados: jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc.

Usuário(s) on-line na última hora: 1142, sendo 26 membro(s) e 1116 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eng Damasceno, clastac, Thiago, Junior, emersonforentin, pinart, Wamdersilva, Roberto Movanni, Anderson Miguel, SERPA, Allen Anderson, Daniel Monteiro, Roberto Trevelin, cadwillem, Geraldo Nunes, deathstars, Celso Borttoloto, Usina3d, Sergio1987, Garage29, FátimaTorres, mixel.amorim, Alexandre Longo, marcio.alain, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.