Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

rabellogp   São Carlos - SP - SP
mdpontes   Macapá - AC
renato.conti   Londrina - PR
Gilvani   monte verde - AC
Luciano   Birigui-SP - SP

Portfólios Ver Mais

FAbiOo   São Paulo - SP
RA98   Brasil
AugustoCN   Rio de Janeiro - RJ
Rodrigo   Cuiaba - MT

Como minimizar as linhas quadradas dos blocos em 3DS

Por: KF  

Em: 01/06/2019 13:19

Ola Pessoal, td bem?
Não sei se já tivemos perguntas sobre isso, eu não encontrei.
Sobre usar os blocos que importamos em arquivo 3DS como exemplo sofas, camas, cadeiras e ai vem todos craquelados. 
No max, tem algum recurso que conseguimos minimizar e melhorar isso?
Ja tentei o smoth mas nao alisa, estou usando o max2018 
Neste bloco, um exemplo. Um bloco bacana, vem assim.
O fato é que qdo reinderiza isso fica feio demais. 
Alguém pode me ajudar mais uma vez?
Valeu pessoal, obrigada
abrç
katia
Olá KF.

Uma dica que pode lhe ajudar:
Verifica se todas as vértices estão soldadas, de preferência converta em editable poly caso não estiver e na sequência selececione todas as vértices, depois na opção weld coloque um valor de 0.01 e solde-as.

Após fazer isso, tente suavizar a malha, pode ser com algum modificador ou no próprio painel de editable poly. Já passei por situações parecidas com essa sua e consegui resolver assim.

Um forte abraço.
Oi KF, tudo bem?

O Evandro já explicou muito bem qual é o problema e a solução, então, vou apenas postar as imagens para ilustrar onde ficam os recursos que ele indicou e descrever o passo a passo.

1- O objeto aparece facetado por dois motivos, ou está sem Smooth ou as faces estão realmente separadas umas das outras.

2- No primeiro caso é só aplicar o modificador Smooth, habilitar a opção Auto Smooth e ajustar o valor do Threshold, como mostra a imagem 2.
O valor do Threshold define em graus quando duas faces devem parecer suaves entre si, então, colocando 25 vai suavizar todas as faces que o ângulo entre elas for menor do que 25.
Se o valor do Threshold for muito pequeno, algumas faces ficarão suaves e outras não, como pode ver no cabo do Teapot na imagem 2.

3- Normalmente 45 graus é o valor ideal, as vezes terá que usar 60, mas nunca mais do que isso.

4- Se o Smooth não funcionar é porque as faces do objeto estão separadas e precisará soldar os vértices como o Evandro indicou.
Para fazer isso é melhor converter o objeto para Editable Poly, caso seja um Editable Mesh, basta selecioná-lo, clicar com o botão direito e escolher Convert To > Editable Poly.

5- Com o objeto em Editable Poly, você clica no ícone do Vertex e depois tecla CTRL+A para selecionar todos os vértices do objeto, que ficam vermelhos como mostra a imagem 5.

6- Dai você clica na caixinha na frente do botão Weld para abrir os parâmetros do Weld como mostra a imagem 6.
Coloque um valor baixo igual o Evandro indicou e veja a contagem de vértices do objeto no quadrinho logo abaixo, deve cair bastante o número de vértices porque eles serão soldados para unir as faces.
O valor vai cair para cerca de um quarto do original.
Clicando no sinal de OK os vértices serão soldados e poderá aplicar o Smooth como mostrei no início.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Evandro GP muito obrigada, agradeço muito sua atenção e grande ajuda. 
Valeu mesmo!
Abraço
André, agradeço a você tb.
Muito bom, demais sua explicação.
Me ajudou muito mesmo.
Obrigadaço.
Abraço.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707119.

Total de membros registrados: 134879

Últimos membros registrados: Guifaleta, isabella19, Luciana Pereira, bia199612, Wiliams, Jacson Combos, Henrique Silva, igorvervloet.

Usuário(s) on-line na última hora: 550, sendo 26 membro(s) e 524 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: gago, Eduardo Ramos, Daniel Monteiro, Eng Damasceno, Andrezão de Paula, Roberto Movanni, Reinaldo Silva, Ronaldo, Sergio1987, Osvaldo Arquiteto, Guilherme Santos, Carlos E. Nogueira, Guifaleta, Abilio, Lucas Reis, Celso Borttoloto, emersonforentin, Geraldo Nunes, Fabio Catelleno, isabella19, claro_lima, Gibran Farfud, nakan14, Fernando Cunha, ricardo duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.