Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Fireworks   Jaraguá do Sul - SC
mauriciod3d   São Lepoldo _RS - RS
neiman   Santa Catarina - SC
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

guiguiluiz   Goiânia - GO
Dan Armstrong   Brasil - PB
melon3d   Porto Alegre

Qual programa usar pra Maquete????

Por: MarcioBottega  

Em: 10/08/2019 19:33

Olá.
Faz mais de 20 nos que trabalho com 3DS Max e V_Ray mas vejo trabalhos muito bons em outros programas ou renders. Minha dúvida é se continuo com o 3DS Max e V-Ray ou mudo. Instalei o Twinmotion, o Sketchup porque vi trabalhos muito reais. E agora José?
Até o Corona ta uma belezura!
O que vocês me aconselham?
Acho o 3DS Max com o V-Ray muito difícil :(
Parece que os outros programas são mais fáceis!

Até com o Lumion fica legal, isso que não é um programa pra render final. Mas parece que a maioria das perspectivas externas são feitas no Lumion. :( pelo que estou vendo.

As perspectivas mais perfeitas que vejo são da Oficina 3D https://www.oficina3d.com.br 
Acho que trabalham com o Corona!

Grrrrr que inveja. kkkkk brincadeirinha

Será que estou no caminho errado? frown
Olá Marcio, blz... desculpe descordar de vc, mas dentre esses programas que vc mensionou, os melhores trabalhos que eu costumo acompanhar são justamente os que são feitos no 3ds max com o Vray... o corona também é muito bom e ele tambem funciona junto com o 3ds max...agora, quando vc fala que o 3ds max é muito difícil, uma das questões é eu saber em qual unidade que vc está trabalhando, pois se vc usar a unidade apropriado pelo programa, que seria em polegada no sistema e centímetros no display vc vai ver que muita coisa no programa já funciona meio que de forma automática, sem vc precisar ficar mexendo muito em seus parâmetros, tornando assim o programa bem mais fácil de se utilizar, alem também de que na arquitetura no próprio max ele já tem algunus elementos arquitetônicos prontos, sendo que em muitos programas vc tem que modelar tudo, então isso deixa também o programa mais fácil, no meu entendimento... ... uma outra coisa, é quando vc fala que vc vê trabalhos feitos no Sketchup e outros muito reais o no 3ds max nem tanto, isso é muito relativo, pois depende muito também da pessoa que está trabalhando... pq por exemplo, se vc pega um trabalho de um cara que é fera em Sketchup e um trabalho de um cara que é meio amador no 3ds max, a tendência é que o trabalho do Sketchup fica muito melhor do que o do 3ds max, mas veja os trabalhos da empresa Planomotor http://www.planomotor.com.br/,  eles usam o 3ds max, Vary e agora eles estão usando o corona também... não sei se eu consegui te ajudar, mas é o que eu enxergo rs :)
Acho q programas como os 'pacotes 3d' (programas como o 3ds, o Blender, C4D, etc..) são 'dificeis' mesmo, mas a 'dificuldade' desses programas emerge da abrangencia deles (o programa pode ser entendido como "dificil", mas na verdade ele é vasto de fato, no sentido de q te dá maiores possibilidades do q usando programas como SketchUp por exemplo), e essa abrangencia de possibilidades (e a profundidade de cada possibilidade), sendo vista por alguem que não explorou muito o programa, parece algo 'arido' mesmo.. Então, programas como o 3ds pode ser entendido como 'dificil' sim, mas essa dificuldade n é de 'birra' não, é q o programa meio q 'espera' q o usuario controle parametros numa escala muito maior do q controlaria num SketchUp da vida, etc.. 

Por exemplo, se um cara é especialista em animação, e recebe trampos pra animar coisas mesmo, esse animador quase nunca vai mexer com coisas relevantes pra modelagem ou render, e se um cara é especialista em render arquitetônico, raramente vai entrar num 'dope sheet' por exemplo... E todas essas coisas são, por natureza, num programa completo, intimidatórias à primeira vista.. Mas vc aprendendo todas essas 'coisinhas' (geralmente as mais pertinentes pro q vc faz)... Imagino q o SketchUp seja mais facil, mas vai ser dificil fazer coisa realmente boa nele... Mas na minha opinião é um lixo, prefiro até um 'promob' do q um sketchup..

Pra mim, a idéia mesmo do SketchUp é pra arquiteto preguiçoso (e/ou pobre, pq tem molecada até as hora aí fazendo render bom por 150 reais...) deixar um esboço bonito pra mostrar. Até pelo nome "sketch up" ("sketch" quer dizer esboço... n dá pra esperar coisa passando de um determinado nivel de qualidade, de um programa em cujo proprio nome tem "esboço"...).. 

Pra coisa realtime, tenho gostado bastante da Unity e UE4.. Pra Unity tenho feito bastante coisa nesse sentido (embora q eu goste mais da UE4 XD..), vc fazendo os bakes com as configurações boas e tendo uma noção boa das luzes, fica com um grau de realismo bastante aceitavel (e se fizer TUDO mesmo baked, funciona bem até pra VR). A Unity, particularmente, me impressionou bastante nesse sentido (nunca usei a UE4 pra isso, mas segundo os videos q eu ví, tá meio q pau-a-pau (no sentido de estarem parelhas quanto à possibilidade de qualidade, etc..)).. Aí então vc só precisa se preocupar com o render na engine, e faz o resto do trampo (os models, texturas) nos programas q vc ja usa e tal... A evidente vantagem das engines de game é q vc vai poder dar liberdade de movimento pra camera, criar uma user interface bonitona, etc... 

Do "pacote 3d" (o programa 3d completo), eu sempre recomendo pra quem ta afim de pegar outro programa, de pegar ("pegar" aí to falando aprender o programa e tal..) o Blender.. Faz uns anos atras q eu comecei a 'namorar' o Blender xd.. Tipo se eu sou casado com o 3ds, o Blender é a minha amante heuhueu... tenho sondado o Blender faz um tempo e até modelei e renderizei umas coisinhas com ele e é bastante legal (com vc memorizando bem as teclas de atalho das coisas q vc mais usa, fica bastante intuitivo até!), e essa ultima versão me impressionou bastante e de maneira muito positiva... Mas é 'isso' tbm né.. se vc acha o 3ds dificil, é bastante provavel q vc venha a achar o Blender dificil tbm... 

Se vc ja usa o V-ray, eu acho bem legal (pra mim ajudou muito) vc pegar um livro técnico de Fotografia (de fotografia com máquina fotografica e tal, mas um livro TECNICO, não artistico e tal...), pq a camera do V-ray meio q 'pede' um pouco desse tipo de conhecimento... Vai na minha e faz isso pq ajuda MUITO mesmo (e não só pro V-Ray, pq estudando livros de Fotografia vc vai pegar conceitos q varios outros renderizadores usam tbm (é como comprar livro de anatomia humana e anatomia animal pra ajudar a esculpir um humano ou animal))... 

E qq coisa vê uns tutoriais tbm e tal, hoje em dia tá bastante suave até nesse sentido, é só procurar bem especificamente a sua duvida q provavel q tenha um video sobre isso no Youtube... E não esquece a bandoleira =3..



@edit: Teve uma vez q e e um bando de amigos estavamos indo pra uma festa no bairro em que moravamos... Aí então logo antes de chegar no lugar da festa tinha uma rua ingreme, longa e fisicamente desagradável de subir... E então um amigo disse q aquela rua é muito chata de subir (e é verdade mesmo), e então eu respondí q n era pra se preocupar, pq "a gente é ainda muito mais chato", e então subimos essa rua dando risada disso e chegamos na festinha, e depois q chegamos lá nem pareceu q foi tão cansativo assim... 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Márcio, tudo bem?

Quando um programa é específico para determinada coisa, normalmente ele oferece mais facilidades para fazer aquela coisa do que programas genéricos, porém, também te limita nas possibilidades porque o Soft fica restrito aos recursos que os programadores definiram como sendo para aquela área.

Antigamente a Autodesk fez uma versão do 3ds max só para arquitetura retirando animação de personagens e várias outras coisas, não deu certo, pois maquete usa os Bones e Rigs de personagens para animar muitas outras coisas além de pessoas, usam recursos que são para VFX como o Particle Flow para outras coisas em vez de VFX.

Portanto, depende de qual facilidade está falando, se for a facilidade de modelar maquete, no SketchUp é fácil, não precisa aprender muita coisa, mas quem domina bem modelagem no Max vai achar mais fácil e mais rápido fazer no Max.
Porém, se quiser fazer um tecido no SketchUp não vai conseguir, pois ele não tem simulador de tecidos, se quiser encher um recipiente com rolhas de garrafa, não vai conseguir, pois ele não tem recursos para isso, se quiser animar uma cascata não vai dar, tudo que for bem detalhado terá que vir de bibliotecas criadas em outros programas como o 3ds max, só a alvenaria será fácil de modelar no SketchUp.

Se estiver falando da facilidade para iluminar e renderizar, o V-Ray nos outros programas é mais enxuto, pois faz pouco tempo que tem Plug-ins para eles e não precisa manter recursos antigos por questão de compatibilidade, o V-Ray nasceu no Max e tem mais de 10 anos nele.
Isso vale para o V-Ray no Rhino, no Blender, no SketchUp, no Modo, no Houdini, em qualquer outro Soft é mais enxuto do que no Max.
Mas basta desprezar os recursos antigos e usar apenas os modernos que a facilidade será a mesma em qualquer programa que usar o V-Ray, pois é o mesmo V-Ray em todos.

O V-Ray é o melhor renderizador do mundo na atualidade levando em conta a quantidade de recursos que ele oferece e a velocidade, mas entendo que para maquete não precisa de todos estes recursos e muitas vezes as pessoas preferem renderizadores mais simples, já que para maquete basta ter GI, Caustics, materiais realistas e ser veloz.

Quem usa os recursos mais modernos do V-Ray consegue renderizar cenas complexas em segundos ou no máximo poucos minutos, entretanto, a configuração de materiais realistas depende de experiência, muita observação e muitos testes.

É graças a isso que o Corona está dominando uma boa parte do mercado de maquete, pois apesar de ter muito menos recursos do que o V-Ray, ele é mais novo, tem menos parâmetros, então, acaba sendo mais simples de configurar para quem não conhece a distinção dos recursos antigos e modernos do V-Ray, além disso é veloz sem precisar de placa de vídeo poderosa e ainda oferece uma grande bibliteca de materiais, que é o maior gargalo dos artistas.

Quem sabe criar materiais realistas em qualquer Render, até no falecido Mental Ray, consegue criar materiais realistas em qualquer outro Render porque os princípios são os mesmos, mas para quem não sabe, leva um bom tempo para aprender e ter uma biblioteca onde precisa apenas trocar a textura ou ajustar a cor facilita muito.
Mesmo para usuários experientes, dá trabalho montar a sua própria biblioteca de materiais e maquete precisa de agilidade, então, é ótimo ter a biblioteca do Corona com trocentos materiais prontos para usar.

Portanto, a dificuldade de cada programa depende do conhecimento que cada pessoa tem dele e as vantagens que alguns programas oferecem em determinadas áreas normalmente são em detrimento de outros recursos, dai cai naquela máxima que: "bom é o programa que você domina bem".

Os programas mais robustos e genéricos fazem de tudo, mas justamente por isso possuem mais configurações e acabam sendo mais difíceis para dominar.

O Lumion é outra história, pois ele não consegue chegar no mesmo nível de detalhes de V-Ray, Corona, Arnold, etc.
Justamente por isso que você vê ele sendo usado mais em externas do que internas.

Espero ter conseguido esclarecer um pouco como são as coisas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Pra vc ver, eu mesmo acho uma cena externa muito mais desafiadora (por ter mais elementos a se considerar, e também pq as questões 'atmosfericas' e de camera são bastante diferentes e mais complexas (e mudam conforme "o horario do dia" e tal..))... Eu considerei dizer pro amigo q seria melhor ele pegar livros técnicos sobre Fotografia, e não os sobre a Arte da Fotografia.. Mas os livros sobre a Fotografia, como Arte, são tão bons quanto os livros sobre a Tecnica (onde vc vai aprender sobre F-Number e tempo de exposição e 'filme'), embora que, naturalmente, ensinem sobre disciplinas diferentes da Fotografia (como por exemplo as cores das horas dos dias e tal, e sobre como é uma imagem icônica, etc.. =D..).. 

Teve uma vez q eu queimei um laptop bacana, fazendo um render... era de externa... era uma ceninha de um menino pescando na sombra das arvores de um riacho.. e n era coisa muito boa tbm n, era pra treinar umas tecnicas de criar arvores e aquele plugin de gerar trepadeiras, e tbm umas coisas com grama coisa assim... Mas foi, foi um 'Vaio' aí... saiu até fumacinha colorida e tal... 

Aí então eu pensei (depois de ter dado "chilique" pelo laptop ter, literalmente, queimado (com direito a fumacinhas coloridas) e tal..) tentando conceber à logica, ou à razão ter queimado o laptop, pensei q, realmente, n foi culpa do renderizador, nem do 3ds.. foi culpa minha realmente. Eu, controlando de maneira equivocada a varios parametros da cena e do render, consegui esse 'feito'... O laptop queimar foi uma forma da propria Natureza me advertir de q eu n tava fazendo o que eu queria da melhor maneira; na verdade, até pelo laptop ter queimado, n tava fazendo às coisas q eu queria fazer da maneira que é possivel serem feitas as coisas q eu tava querendo fazer... O laptop acabou tendo um fim 'excelente', pois 'morreu' cumprindo (tentando cumprir) às ordens de um déspota não muito esclarecido... Por meio da ignorancia, eu fui capaz de agredir e ter em menor estima às coisas q eu gostava (no caso, o laptop, e o v-ray, q eu gosto e tava usando no momento, e certamente o 3ds...)...

Eu evitei dar esse conselho na primeira mensagem, mas, vc deve Elevar à sua Volição. Vc se sente 'menor' q o programa q usa (e então se intimida), mas, por natureza, vc é muito maior q qualquer programa q use. Todos os programas 3d (literalmente todos) lidam com uma redução-artistica da Natureza. Então, por vc ser um humano, vc é naturalmente capaz de dominar (de fato) a todas essas coisas (vc tem o 'talento natural' de dominar a todas as questões, de todos esses programas)... Assim como os que criaram esses programas q vc usa, quando criaram, vc deve desdobrar ao melhor da sua Verve, quando os for usar. 

Não se esqueça q vc é capaz de fazer qualquer coisa q vc quiser, no programa q vc quiser... uma Miriade (dez mil) ou mais, de coisas possíveis. 







 








A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Ah é tinha esquecido... 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Fox, tudo bem?

Eu concordo plenamente com você e acabei explicando as mesmas coisas usando palavras diferentes.
Concordo também que o SketchUp é um lixo perto dos outros Softs 3D e tem que ser um arquiteto muito vagabundo e incapaz para usar um programa como este para projetar.
Gostei do que falou sobre o nome dele. rsrsrsrs
Não tem como ser bom se o nome já diz que é apenas para esboços. rsrsrsrsrs

Eu fico impressionado que tem gente que se diz profissional de arquitetura e aparece com trabalhos projetados no SKetchUp.
Pode ser útil para um artista de maquete que deseja apenas criar interiores fazendo algumas paredes e usando bibliotecas, mas ser usado por "arquitetos" para projetar é o fim da picada!!!

Sobre o lance de estudar fotografia, também assino em baixo, porque quem domina bem fotografia real consegue se entender facilmente com qualquer Render, já que os princípios das câmeras 3D e iluminação 3D são os mesmos.
O único gargalo para os artistas menos experientes é a criação de materiais realistas, creio que por isso o Corona está atraindo bastante usuários, pois a biblioteca de mateiais dele facilita e agiliza muito as coisas.
Outra grande vantagem do Corona que atrai a atenção das pessoas é o Light Mix, pois permite modificar a iluminação da cena facilmente no Frame Buffer sem ter que criar AOVs, Render Elements, Light Passes e tal.

Sobre cenas externas no Lumion, é que é pesado renderizar vegetação densa em 3D, então, no Lumion conseguem renderizar rapidamente apesar de não ter a mesma qualidade da renderização convencional.
Com os sistemas de Sun e Sky ficou fácil renderizar exteriores com realismo em vários horários do dia, também fica bom com poucos rebatimentos, enquanto interiores precisam de bem mais.
Por isso que é mais fácil obter bons resultados em cenas externas do que em cenas internas no Lumion, Twinmotion, LumenRT e similares.

Agora, sobre ter queimado um Laptop renderizando, é uma história bem louca mesmo, se falar isso para os iniciantes eles ficarão com medo de usar o V-Ray. rsrsrsrsrs
Quanto tempo você tinha este Laptop?
É comum as pessoas esquecerem de limpar o PC e Laptops uma vez por ano, pois vai acumulando poeira nos Coolers do processador e da placa de vídeo, dai acaba dando problema.
Se o Laptop era antigo e nunca tinha sido limpo, provavelmente estava com pouca ventilação devido a poeira, então, numa renderização pesada ele acaba esquentando muito e pode queimar mesmo.
Existem bandejas com ventilação para Laptops, pois normalmente eles já possuem menos entradas para ventilar, eu uso uma aqui e ajuda o Laptop a se manter mais frio.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá Galera

Muito obrigado pelas dicas.

Sim adoro fotografica. Tenho uma Maquina profissional que levo por onde vou  e ja tiver cursos de fotografica e ja assinei revistas sobre foto profissional. E isso foi bom para o V-Ray.
Trabalho com 3dS desde o tempo do DOS. O que quero ou quiz dizer que depois de tantos estudos. Anos em cima do 3DS e V-Ray (ja trabalhei com Mentaray também) fico admirado com pessoas que fazem boas maquetes em pouco tempo (com outros programas) e pensei que de repente seria mlehor mudar de programa. Mas vi que é melhor continua no meu caminho. Tenho o curso de V-Ray da Três1 que assisto direto e é ótimo.
E meus render são muito demorados. Tenho uma PC rasoável  i7 GHZ 4.0 e 32 GB Ram, Placa de vídeo Radeon RX 570 Series mas uma imagem interna em alta resolução chega a levar 20h pra renderizar. 
Tenho um note qual configuração parecidas com meu PC mas não tem condições de renderiza. Leva muito mais tempo. Então abandonei o Note. Agora só no PC.
Não acho minhas maquetes ruins, mas vejo muita coisa boa por ai. e aí penso com toda essa evolução será que não teria um programa melhor para fazer maquete realista? Mas vocês me convencerão que não. Vou continuar estudando 3DS Max e V-RAY.
Moro no Litoral do RS e não tem ninguem aqui que possa me dar algumas dicas então recorro a esse site, que por sinal me ajudam muito.
Muito Obrigado
Abração a todos
É então, render é capaz mesmo de queimar um pc hehue.. mas no caso aí do laptop uma parcela da culpa foi minha mesmo.. eu tava fazendo uma cena de estudo q era externa, e era uma cena grande com muitos (acho q da ordem dos milhões) elementos pequenos (nem dava pra mexer direito na viewport) e eu n tava usando proxies nem nada, e um monte de materiais pesados e tbm as configurações de render pesadas... Eu usei os programas de uma maneira a q fosse capaz mesmo de fritar o laptop... Mas, apesar de eu n ter gostado, aquele laptop teve um fim heróico até xd...

Outra vez quase queimei um pc q eu tinha montado, com render tbm, eu tinha conseguido pegar uma placa Tesla pra estudar render GPU e tal.. e a performance da Tesla é um sonho mesmo... Só q puxa muito mais energia do q o normal, e se a fonte é fraca (o q era o caso) vai fazer todas as peças do PC esquentarem de uma maneira até perigosa.. Nesse caso o PC desligou sozinho (com certeza é um esquema de segurança da placa mãe) e quando abri o PC queimei o dedo ao relar na placa de video, ou seja o sistema tava no limite alí mesmo... Então tirei a Tesla (pq ela puxa muito, muito mesmo, tipo, se vc puser essa placa no seu pc, sua conta de luz vai vir no minimo 20 reais a mais XD..) e eu n tava usando direto... E peguei uma fonte bem mais forte aí agora fica 'fresco' o pc... 

Hoje em dia eu n curto muito laptop n... Até pq pra ter a mesma performance q um PC bem montado, o custo de usar laptop pra trampo 3d é muito alto pra mim... pela conveniência é melhor tbm pq volta e meia eu compro ou troco uma peça, se fosse pra fazer igual PC eu ia ter q comprar um laptop muito caro uma vez a cada um ano e meio ou coisa assim.. 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Fox, tudo bem?

Eu acredito que o Laptop tinha algum problema de aquecimento ou coisa parecisa, também pode ter acontecido algum problema na energia, pois uma cena super pesada com configurações absurdas de Render não pode queimar um equipamento bem refrigerado e com tudo em ordem.

Porém, hoje em dia, com a renderização pela GPU, é perigoso deixar muito tempo se o PC não for bem refrigerado, pois as GeForces não são apropriadas para ficar renderizando durante semanas sem parar, para isso tem as Quadro.
Mas se abrir a lateral do PC e ligar um ventiladorzinho USB na direção da placa, vai numa boa.
O importante é estar bem refrigerado.

Uma fonte de energia adequada realmente é questão de segurança, porque se a fonte não aguenta a carga do PC pode até pegar fogo!
Ainda bem que muitas vezes desliga sozinho antes de acontecer isso, mas pode acontecer.

A placa de vídeo é o que mais puxa no PC, imagino o quanto a Tesla puxa e ainda precisa de uma placa normal para dar saída para o vídeo, né?
Então, com duas placas de vídeo no PC precisa de uma fonte bem poderosa mesmo para não ter problema.

Também não gosto de Laptop, além do preço, não tem placa de vídeo tão poderosa para eles como tem para PC.
Mesmo que tenha grana para jogar fora, a pessoa consegue montar um PC bem mais poderoso do que um Laptop.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707632.

Total de membros registrados: 135243

Últimos membros registrados: Helgaella99, Girleide, glauciapaiva, OtavioOG, charles.chaves, GG-.NK, walle03, yasmimin.

Usuário(s) on-line na última hora: 745, sendo 14 membro(s) e 731 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., jotasoares, João Von Rondow, Victor Mendonça, Gabriel, Felipe França , Baldo, Gabriel.C, Felipe Duarte, Abilio, charles.chaves, Adalberto Rocha, Vladis, Helgaella99.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.