Oi New, tudo bem?
Eu também achava exatamente a mesma coisa, pois configurando bem a opção de Ambient Occlusion no GI você consegue um ótimo detalhamento no sombreado secundário com um baixo tempo de Render usando o Irradiance Map, igual era feito no Mental Ray com Final Gather.
Porém, quando você pega o jeito de controlar o Noise Threshold para definir o tempo de Render junto com o Denoiser, você consegue ótimos resultados com um sombreamento secundário mais realista do que usando Ambient Occlusion porque o AO do V-Ray não é tão bom como era o do Mental Ray, ele é aplicado na cena toda e não reconhece os materiais igual acontecia no Mental Ray.
A técnica é zerar o Time e controlar apenas com o Noise usando Max Samples baixo, como 8 ou 16, por exemplo, sempre com o Denoiser no Render Elements, é só colocá-lo lá e nem precisa configurar nada.
Porém, já existe uma técnica mais nova usada por quem tem boa placa de vídeo, pois o V-Ray Next GPU aceita quase tudo que o V-Ray Next CPU, antigo V-Ray Advanced, dai vale mais a pena renderizar pela GPU.
O Juliano Kloss renderiza assim e postou as configurações que ele usa neste tópico:
https://3d1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-computacao-grafica/101185Abração e tudo de bom.
André Vieira