Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gabriel_ingels   São Paulo - AC
new   Belo Horizonte - MG
danarivar   São Paulo
Andre Vieira   Campinas - SP - SP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

Erick   Rio de Janeiro
brunasousa   Diadema - SP - AC
Hirow   Varzea pta - SP

transformar imagem 360º interativa em vídeo.

Por: byboca  

Em: 03/09/2019 10:15

Bom dia meu povo
Seria possível renderizar um ambiente em 360º e depois transformar o "giro" num vídeo?
Obrigado
Não sei se tem um jeito mais prático, mas eu capturia um video da minha tela enquanto eu mexia na imagem 360°
artstation.com/pou556
Pode ser uma solução.  
Oi Byboca, tudo bem?

Para ficar certinho com a mesma velocidade de rotação o tempo todo e sem movimentações verticais, eu acho melhor renderizar a imagem aplicada numa esfera.

Se usar algum programa Real-Time faz em segundos, não precisa nem ser o Unreal ou o Unity, daria certo no Marmoset Toolbag, por exemplo, mas também no Max e seria rápido renderizar.

É só criar uma esfera, colocar uma câmera no centro e uma luz um pouco acima dela, se a imagem 360 for HDR é melhor desabilitar a luz, mas não retire ela da cena para não ligar as luzes de serviço do Max.

Depois aplica a imagem 360 na esfera e anima uma rotação completa da esfera.

O mesmo processo serve em todos os programas 3D, mas nos Real-Time a renderização duraria o tempo do vídeo que deseja gravar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
No final eu fiz um passeio mesmo, sem reflexos borrados e outras coisas que demoram o render, aí renderizei em duas máquinas que disponho,  mas fiquei curioso sobre aplicar a imagem numa esfera.  Vou tentar isso para uma próxima.  Anexo o vídeo final que montei com imagens e vídeos.  Como disse minha filha "a tv tá pausada".
Gostei da iluminação interna. O video foi feito no Unreal 4?
artstation.com/pou556
Foi no max mesmo.  Minhas 2 máquinas não são grande coisa aí tive que otimizar ao máximo para conseguir renderizar, o pessoal estava com muita pressa e não queriam pagar uma render farm.  Foi puxado mas valeu a experiência.
A apresentação eu achei legal e tal..

Mas, por exemplo, vê o tamanho q ficou o video e tal, etc...

Eu acho q talvez (aí vc vê) q, poderia ficar bem melhor, no sentido de versatilidade e experiencia do usuário (e até no visual!!!), se vc fizesse numa engine de games mesmo (no caso aí eu iria recomendar a UE4 ou Unity, e eu já fiz coisa na Unity nesse sentido q deu bastante certo, embora q eu goste mais da Unreal XD...)...

Resumidamente assim (principalmente qdo é assim de ter uma única cena e tal..) o 'pacote' (o "game" compilado) vai ter o tamanho das "coisas da engine" mais os seus assets e tal... Digamos aí, nessa sua casa, eu chutaria aí uns 200 a 300 mega junto com a engine (o arquivo final q o seu cliente vai poder dar play e andar no lugar e tal..).. Aí dependendo da engine (to falando de UE4 e Unity) vc pode tirar recursos da engine pra ficar menor, etc...

E, um arquivo de video-de-passeio, as vezes pode até ter muito mais do q isso (de peso, principalmente caso seja um video de alta resolução, etc..)... E ainda por cima sem a 'graça' de vc poder mexer à camera/personagem e tal... 

Mas, numa engine de game, vc vai poder fazer os Bakes da iluminação e reflexos (e, como nesse tipo de caso (passeio arquitetônico) nenhuma das peças vai mudar, fica muito mais facil!!! XD só precisa de 1 bake de iluminação...) e embora as vezes esses bakes demorem, o resultado é MUITO BOM mesmo (principalmente pensando em praticidade e experiencia do usuario..)...

Enfim.. eu lembro daqueles "quicktime" brutalmente gigantescos e tal, q era pra fazer essas coisas aí q vc tava falando, mas, por exemplo, se o seu cliente tem o "pc-da-Xuxa", talvez seja melhor mesmo desse jeito q vc fez e tal (passar um video pronto)... Mas, tenta fazer a mesma cena na Unity ou UE4 (pra treinar mesmo, as vezes vc até gosta =D), e ilumina com os mesmos conceitos q vc aprendeu no 3ds ou seu programa 3d favorito, e faz os bakes (proprios das engines aí..), pra vc ver Q LINDURA q fica XD...  E ainda vc pode passear nos lugares e tal, olhar ao redor e etc... os clientes geralmente gostam BASTANTE disso =)...

@edit: Screenshot de um momento primitivo de um projeto q eu mencionei... TODOS os objetos baked (da iluminação) separadamente (pq esse tinha q trocar as coisas, pq era de uma loja e tal, então tem q trocar às privadas, chuveiros, etc etc..) ficou bem legal e os clientes e os clientes dos clientes gostaram bastante tbm :)... Pra ser visualizado em VR de celulares =D.. e roda LISO LISINHO!!! (ah é.. dependendo do celular é claro hehue.. se pegar um celular velho acho q nem roda, mas se pegar um celular mais recente roda lisinho..)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Byboca, tudo bem?

Parabéns pelo vídeo.
Esta técnica de usar imagens em alta resolução para poder aproximar e dar Pan é excelente para estes casos que tem pressa e pouco orçamento.

A parte que precisa mesmo de animação 3D é demorada para renderizar com materiais pesados, só se torna viável num programa Real-Time igual o Unreal.
Tem uma forma de renderizar super rápido no Max mesmo se fizer o Bake da iluminação, pois dai todos os efeitos ficam embutidos nas texturas e nem precisa de luz 3D na cena.
Porém, se colocar materiais complexos vai demorar na hora de renderizar estes materiais, então, acaba não valendo a pena porque tem que mapear tudo para poder fazer o Bake.
Por isso acho mais prático fazer como você fez, renderizando para valer com materiais simples, porque dai o trabalho fica para o PC e não para você.

Sobre a técnica da imagem 360 numa esfera, todos os sistemas para visualização de imagens 360 fazem isso automaticamente, aplicam a imagem numa esfera com a câmera no centro.
Então, só iria reproduzir o mesmo esquema no Max e o render seria bem rápido, mas não ficaria tão bonido como o passeio realmente em 3D que fez com a câmera.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Bom dia
Obrigado pelas sugestões. Há mais de uma década que aprendo muito com a 3d1 e seus colaboradores.
Valeu

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707632.

Total de membros registrados: 135244

Últimos membros registrados: Nahra026, Helgaella99, Girleide, glauciapaiva, OtavioOG, charles.chaves, GG-.NK, walle03.

Usuário(s) on-line na última hora: 695, sendo 3 membro(s) e 692 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nildoe, Nahra026, marcola.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.