Oi Regi, tudo bem?
Pode contar com a gente para ajudar em tudo que precisar nos seus estudos de V-Ray.
Não é muito diferente do Mental Ray, assim que pegar um pouco de prática nele vai perceber isso nitidamente.
Na verdade todos os renderizadores são iguais, muda pouca coisa de um para o outro e conhecendo bem os princípios da renderização fisicamente correta você trabalha bem em qualquer um deles sem precisar estudar muita coisa.
A regra número 1 é usar tudo que for exclusivo do renderizador e tenha similar no 3ds max como as luzes e materiais, por exemplo, use apenas as luzes e materiais do V-Ray.
A regra número 2 é não mexer em quase nada nas configurações do Render, pois já vem presetado para as situações mais comuns.
Eu sugiro que estude primeiro como controlar a qualidade e o tempo de Render, depois estude as luzes e por fim os materiais.
A única parte mais demorada será os materiais.
O lance da luz inicial, não era do Mental Ray, era a luz de serviço do próprio 3ds max que o V-Ray desliga por padrão, no Mental Ray a luz de serviço era desligada quando colocasse qualquer luz na cena.
Você pode mudar este padrão no V-Ray, mas eu não recomendo, pois basta mudar a cor do Environment como o Pablo disse para ter uma iluminação natural com sombreado muito melhor do que as luzes de serviço, já que elas não tem sombra.
Especificamente sobre as suas dúvidas:
1- O V-Ray tem uma versão que renderiza através do processador do PC (CPU) e uma versão mais moderna, porém com alguns limites, que renderiza utilizando apenas a placa de vídeo (GPU) ou de forma híbrida usando a GPU e a CPU ao mesmo tempo, assim, consegue tempos ainda mais baixos de renderização.
O VRay Next Update 2 é a versão para CPU, tem todos os recursos que existem e aceita de tudo.
O VRay GPU Next é a versão mais moderna que usa placa de vídeo e processador juntos, mas não aceita alguns recursos, além da memória da placa de vídeo limitar o tamanho da cena que pode renderizar.
Então, quanto melhor a placa de vídeo, mais rápido vai renderizar, e quanto mais memória tiver, maior será a cena que conseguirá renderizar.
Se aprender a renderizar em um deles, também aprenderá a renderizar no outro, igual acontecia com o Mental Ray e Iray, o Mental Ray era o V-Ray Next e o IRay era o V-Ray GPU Next.
2- Realmente é estranho não aparecerem os Previews, as duas opções que me passam pela cabeça são muito improváveis, uma é você ter desabilitado o Update do Preview, mas não afetaria os ícones no Material/Map Browser, a outra é você ter desligado o cadeado no Assign Renderer que faz o link entre o Render definido para produção e o Render definido para o Material Editor, tenho certeza que não fez estas coisas.
3- Acredito que renderizou preto porque não tem iluminação, como o Pablo disse, se colocar uma VRayLight acima do cilindro ele tem que aparecer!
Abração e tudo de bom.
André Vieira