Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

bender   Lajeado-RS - RS
nilsonwood   São Paulo
Kassio Massa   São Paulo - SP
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR

Portfólios Ver Mais

2R3D   Porto Alegre - RS
ruhena1978   Juiz de Fora - MG - AC
cjoe   Portugal - Internacional
FIERRE   Cascavel PR

Configurações do V-Ray

Por: regi20  

Em: 16/09/2019 09:48

Oi pessoal
Estou entrando agora para aprender o V-Ray. E como iniciante vou usar este prestigiado  forum pra duvidas de iniciante.
Seguem 3 problemas e para isso envio as imagens, pois imagino que seja alguma configuração errada. Quem puder ajudar eu agradeço.
1) a primeira imagem queria saber porque aparecem 2 opções de V-ray na hora de escolher no render setup (V-ray Next, update2 e a outra V-ray GPU Next, update2 ??? qual devo escolher?)
2) na segunda imagem, na janela do material editor não aparece a esfera com o mapa que eu adicionei. Fica tudo preto.
3) E na renderização de um cilindro simples com o mesmo mapa o render final fica tudo preto. 
Obrigado
Regis
Meu caro sua cena sai toda preta por nao ter nehuma fonte de luz. O vray tem duas opcoes: renderizar por cpu(a 1°) ou renderizar por gpu(a 2°).
artstation.com/pou556
Opa, mas achei que fosse igual ao MentalRay , que já vinha com uma luz básica só para os teste iniciais das renderizações. No mental ray a última coisa que eu colocava eram as luzes!
Eu vizualizava o modelo todo sem ter colocado nenhuma luz!
outra coisa se eu tiver uma placa gráfica posso escolher a 2 opção,renderizar por GPU então?
Se o senhor tiver uma placa de video NVIDIA pode escolher a opção 2, mas a renderização por GPU ainda apresenta algumas limitações,nao lembro quais especificamente, mas é possivel saber pela documentação do vray. Na verdade o vray já vem com uma espécie de skylight embutido, mas é preciso mudar a cor do Background na aba Enviroment and Effects ( é só apertar a tecla 8) para branco.
artstation.com/pou556
Oi Regi, tudo bem?

Pode contar com a gente para ajudar em tudo que precisar nos seus estudos de V-Ray.
Não é muito diferente do Mental Ray, assim que pegar um pouco de prática nele vai perceber isso nitidamente.
Na verdade todos os renderizadores são iguais, muda pouca coisa de um para o outro e conhecendo bem os princípios da renderização fisicamente correta você trabalha bem em qualquer um deles sem precisar estudar muita coisa.

A regra número 1 é usar tudo que for exclusivo do renderizador e tenha similar no 3ds max como as luzes e materiais, por exemplo, use apenas as luzes e materiais do V-Ray.

A regra número 2 é não mexer em quase nada nas configurações do Render, pois já vem presetado para as situações mais comuns.

Eu sugiro que estude primeiro como controlar a qualidade e o tempo de Render, depois estude as luzes e por fim os materiais.
A única parte mais demorada será os materiais.

O lance da luz inicial, não era do Mental Ray, era a luz de serviço do próprio 3ds max que o V-Ray desliga por padrão, no Mental Ray a luz de serviço era desligada quando colocasse qualquer luz na cena.
Você pode mudar este padrão no V-Ray, mas eu não recomendo, pois basta mudar a cor do Environment como o Pablo disse para ter uma iluminação natural com sombreado muito melhor do que as luzes de serviço, já que elas não tem sombra.

Especificamente sobre as suas dúvidas:

1- O V-Ray tem uma versão que renderiza através do processador do PC (CPU) e uma versão mais moderna, porém com alguns limites, que renderiza utilizando apenas a placa de vídeo (GPU) ou de forma híbrida usando a GPU e a CPU ao mesmo tempo, assim, consegue tempos ainda mais baixos de renderização.

O VRay Next Update 2 é a versão para CPU, tem todos os recursos que existem e aceita de tudo.

O VRay GPU Next é a versão mais moderna que usa placa de vídeo e processador juntos, mas não aceita alguns recursos, além da memória da placa de vídeo limitar o tamanho da cena que pode renderizar.
Então, quanto melhor a placa de vídeo, mais rápido vai renderizar, e quanto mais memória tiver, maior será a cena que conseguirá renderizar.

Se aprender a renderizar em um deles, também aprenderá a renderizar no outro, igual acontecia com o Mental Ray e Iray, o Mental Ray era o V-Ray Next e o IRay era o V-Ray GPU Next.

2- Realmente é estranho não aparecerem os Previews, as duas opções que me passam pela cabeça são muito improváveis, uma é você ter desabilitado o Update do Preview, mas não afetaria os ícones no Material/Map Browser, a outra é você ter desligado o cadeado no Assign Renderer que faz o link entre o Render definido para produção e o Render definido para o Material Editor, tenho certeza que não fez estas coisas.

3- Acredito que renderizou preto porque não tem iluminação, como o Pablo disse, se colocar uma VRayLight acima do cilindro ele tem que aparecer!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Andre e Pablo
Já mudei para branco o back ground e mais, coloquei uma luz v-ray , um sol V-ray e continua renderizando e ficando tudo preto. Achei que pudesse ser a escala mas já configurei o display pra cm, mas mantendo o system units em inches. Aumentei também a intensidade da luz, e nada. Será que seu enviar este arquivo pra vcs é possivel identificar o problema??
Provavelmente sua versão não está licenciada corretamente ou "crackeada" se for o caso.
artstation.com/pou556
Oi Regi, tudo bem?

Realmente o Pablo tem razão, tudo indica que é algum problema com o registro do V-Ray, pois se o registro não estiver correto ele não renderiza.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Obrigado
ReAlmente não tinha conseguido configurar o registro corretamente. Agora já deu certo e está funcionando.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707124.

Total de membros registrados: 134886

Últimos membros registrados: Gu12, Bales, Fitspressoaustral, williamgueroa, 3010@Junior, Knkuro026, joaoddt, Guifaleta.

Usuário(s) on-line na última hora: 730, sendo 11 membro(s) e 719 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, cadwillem, Willmitnick, WinterPT, emersonforentin, Carlos E. Nogueira, Sergio1987, mastermax, TadeuB79, nakan14, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.