Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
Jefferson R. Camargo   Curitiba/PR - PR
clebercmds   Timbó - SC - SC
Colli   Maringá - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Moro.3D   Brazil - SC
d.sodre   Curitiba - AC
assisegundo   Maranhão - MA
Lui   Curitiba

Qual o melhor renderizador para o 3ds max?

Por: brunacharadia  

Em: 24/09/2019 17:19

Boa tarde!
Estou trabalhando atualmente com o Arnold Render, já usei o Mental Ray e Vray anteriormente, mas a empresa em que estou exige que eu trabalhe com o Arnold, já que é o substituto do mental ray e não é preciso a compra de outro renderizador, entretanto, o estou achando muito pesadoe  não tenho alcançado resultados satisfatórios com o Arnold, além de ter muito pouco tutorial disponível. 

 

Alguém tem sugestões?! Ou de tutoriais ou qual renderizador eu conseguiria utilizar sem que a compra seja necessária?!

Se eu tiver falando bobagem algum colega me corrige. Bom, renderizador de graça é o Arnold que vem com o 3dsmax. Uma opção gratuita seria passar seu 3d pra Unreal engine. Uma opção que as empresas estão usando por ser mais barato e pratico é o Corona ( pra quem mexe no v-ray é quase que igual ), e que te dá um mes de teste grauito.
Se tu quer trocar de ferramenta de renderização sem gastar nada e ter tempo de renderização curto, use Unreal Engine. Ele é gratuíto. É um software complexo, mas possui vários tutoriais pela internet.
Oi Bruna, tudo bem?

Essa é uma situação chata mesmo e muitas pessoas passaram por isso depois da morte do Mental Ray.
É ótimo poder escolher qualquer Render para trabalhar em casa, mas empresas sérias têm que comprar o programa e não gostam de gastar mais do que precisam.

Você tem toda razão sobre o Arnold, ele é mais lento do que os demais renderizadores modernos, também é mais chato de configurar do que o V-Ray, Corona, Redshift e Octane.
Ele não tem muitos tutoriais pela internet porque poucos usam, a maioria dos usuários de Mental Ray migrou para o V-Ray quando pararam de atualizá-lo, então, quando a Autodesk trocou de Render todo mundo já estava habituado no V-Ray.

Não existe outro renderizador gratuito robusto e com boa integração com o 3ds max como o Arnold, é a única opção, as demais são comerciais.

A opção do Unreal Engine é ótima, porém, você terá que mudar o Workflow e a Pipeline de trabalho.
Todos os objetos que for usar precisarão ser mapeados com perfeição no Unwrap UVW para renderizar adequadamente em Real-Time.

Existe a opção de usar o Datasmith, que aplica o mapeamento automaticamente e fica bom em 75% dos casos, os outros 25% precisam ser feitos manualmente.
Porém, o Datasmith só está gratuito durante a fase Beta, depois será cobrado um aluguel mensal de 49 dólares se não me engano.
Mas quem conhece bem o Unwrap mapeia tudo rapidamente sem problema.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
E o tal de Radeon Pro Render?

A que pé está agora?

Não seria uma boa opção pra ela? Afinal ele tbm é de graça.


Oi Serpa, tudo bem?

Realmente o ProRender é uma boa opção e gosto do modo híbrido como ele trabalha, misturando rasterização com Ray Tracing quase no mesmo estilo do Unreal, isso permite renderizações fisicamente corretas muito velozes.
Porém, a última vez que indiquei o ProRender para um leitor, a pessoa reclamou que deu mensagem de erro quando foi instalar ou rodar, não lembro bem, então, como não testei ele recentemente achei melhor não indicar para quem está começando para evitar problemas.

Uma opção melhor ainda é o D5 Render.
Já ouviu falar dele?
É super veloz, mas roda separado do 3ds max.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

MAs a unreal não é gratuita, só é gratuita para games.

O manual dele preve participação nos projetos.

Para você alcançar qualidade realistica, não tem jeito tem que ser pago o renderizador.

Tem o corona e o fstorm são baratos e s uper bom.

Oi magrelaman, tudo bem?

Na verdade é o contrário, o Unreal é totalmente gratuito para projetos como maquete, animações, produção virtual e tal, mas para empresas que faturam menos de 100 mil dólares por ano, no caso de Game não, qualquer Game lançado comercialmente tem que pagar Royalties de 5% para a Epic Games.

Sobre renderizador gratuito realista, hoje em dia a tecnologia de renderização é muito conhecida, então, o Radeon é de graça e consegue realismo fotográfico, tem outros como o AppleSeed e agora a Cebas lançou uma versão gratuita do Final Render, ainda tem o Arnold integrado no Max 2021.

Porém, concordo com você que se a pessoa quiser facilidade, muito material de estudo e principalmente muitos objetos prontos para usar, não dá para fugir de Corona e V-Ray.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Sendo objetivo, e, na minha opinião, pro 3ds o melhor renderizador é o V-ray. 

Mas é interessante q o pessoal mencionou coisas como UE4 e tal, eu acho bacana e dá mesmo pra fazer, mas é mais pra coisa de passeio virtual (um executavel q o cliente possa executar como se fosse um game só q só aquela cena com determinado controle de cameras e etc...), eu recomendei, pra um amigo, uns dias atras nesse sentido a Unity (embora q eu mesmo seja 'fanboy' da UE4 XDD) pq a Unity tem a interface muito leve mesmo (no sentido da GPU) em comparação com a UE4... Enfim.. eu n sei se compensaria... por exemplo vc renderizar com a engine de games pra fazer um video, etc... Mas pra um passeio virtual compensa. 

E já que mencionaram engines de games, e eu sei q a gente sempre acaba pensando numa questão tbm de custo-beneficio... têm os renderizadores do Blender tbm... Por exemplo, se for pra aprender SÓ sobre renderização, se vc ja tem uma base boa com qualquer renderizador, imagino q em 1 ou 2 meses vc pega legal... Por exemplo, c tem a cena certinha no 3ds com tudo separadinho legal, exportar a cena pro Blender e aprender a renderizar lá... acho q tem uns 3 renderizadores diferentes e tal... bem bacana o cenario do Blender nesse sentido.. (e é tudo gratis de fato..)..

Mas, até a ultima vez q eu vi, a licensa do V-ray tava menos cara (eu quase falei "mais barata" XD... mas tá por volta dos 4200 BRL por ano) q a do 3ds (alias, só um pouco mais cara, q a licensa do 3ds é 3800 e uns quebrados)... Ou seja, se vai ser só pra 1 artista, q vai fazer o render mesmo, q aí c instala NAQUELE PC, eu acho q compensa muito mesmo eles comprarem uma licensa... Compensa muito bem sim... Se vc manja legal de V-ray mostra pros seus chefes uns renders seus, ou põe aqueles " 'curtas' do V-ray" e tal (vou por um da Cartier q eu achei bonitinho, como exemplo) pra convencer eles... tem um q tem uma oncinha, ou leopardo, aí depois vem um dragão (do tipo oriental) e tipo wraur e tal (óh! tava vendo agora, e até aparece o Santos Dumont numa cena heuhue q bacana...(é q, na epoca das feiras mundiais, o Santos Dumont pediu pro Cartier fazer pra ele um relógio q podia ser usado no pulso e tal, etc.. uma história muito interessante =D...))... 

Mas pô, pra uma empresa de médio porte, por exemplo, q tem 1 artista nesse sentido, n custa tanto, ou, "n fica tão caro", uma licensa de V-ray. 

Mas, meio q o pessoal q faz muitos renders e tal, tem algumas contramedidas, por exemplo fazer a cena todinha, com uns render de teste 100% OK, no V-ray-Pirateux, e mandar renderizar a cena numa renderfarm (pq a renderfarm tem as licensas e tal..).. 

Mas é.. eu mesmo nunca gostei do MentalRay... Mas eu gosto muito do velho "Std Scanline" XD (embora q apenas pra cenas cartunescas)... 

Enfim... Se a empresa for pequena ou se vc tiver um bom relacionamento com "a gestão imediata" (XD.. quer dizer tipo o seu chefe) acho bastante pertinente vc pensar nessas coisas e depois elaborar algum tipo de apresentação pra expor às suas conclusões nesse sentido... 



Mas é.. acho q é o 'grosso' da minha opinião aí... 



@edit: Talvez a licensa do V-ray seja um pouco mais cara q a do 3ds XDDD... ("Matemática-de-Artista")
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Fox, tudo bem?

Eu concordo plenamente com você, tanto sobre o V-Ray ser o melhor Render para o 3ds max, pelo menos na quantidade de recursos, como também sobre ser um desperdício usar o Unity ou o Unreal para renderizar animações, pois o melhor deles não estará sendo usado que é a criação de aplicações interativas.

Sobre custo benefício, também concordo que o Blender é imbatível nesta questão, porém, na área de arquitetura, engenharia e design de produtos as empresas usam Softs de CAD para modelar, depois apenas exportam para visualizar no 3ds max, que tem uma melhor conexão com estes programas de CAD, por isso que a maioria dos artistas destas áreas usam o Max e dai fica mais fácil para a pessoa buscar um Render grátis para ele do que aprender outro Soft 3D.

Sobre as licenças, as vezes a empresa é pequena, mas possui 3 ou 4 PCs para produzir projetos para terceiros, por exemplo, dai o faturamento pode não suportar a compra de 4 licenças de 3ds max e 4 licenças de V-Ray, pois o 3ds max é quase obrigatório neste ramo e custa o olho da cara.

Eu parei de indicar o Radeom para os iniciantes porque um deles me falou que teve mensagens de erro quando instalou.

Porém, agora saiu o Final Render de graça, um renderizador que nasceu no 3ds max, inclusive foi o primeiro Render onde renderizei uma animação com GI, lá por 2000 ou 2001, se não me engano.
A versão Free não possui limitação de resolução ou Frames de animação, apenas não tem o modo híbrido para usar CPU e GPU juntas, então, vai renderizar um pouco mais lento, também não tem o Final Toon para renderização estilo Cartoon, além de não ter suporte para renderização em rede.

Entretanto, com a integração oficial do Arnold no 3ds max, ele pode ser a opção mais prática para quem não quer pagar por um Render decente, não precisa de Light Analysis e Bake de Normal Map, pois seja com o Arnold ou com o Final Render não vai ter Light Analysis, que é importante para arquitetura, dai a única diferença é que o Final Render gera Bake de Normal Map e o Arnold parece que não faz isso no Max 2021, segundo o Changsoo Eun, coisa que até programa gratuito como o X-Normal consegue fazer.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707613.

Total de membros registrados: 135228

Últimos membros registrados: adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1234, sendo 21 membro(s) e 1213 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Alessandro, Allen Anderson, pinart, Baldo, mastermax, nandao, Willmitnick, Abilio, Thiago, Eng Damasceno, robisonfalco, Le_Andro, Daniel Monteiro, Sergio1987, João Von Rondow, emersonforentin, Andre Vieira, Alexandre Longo, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.