ScreamingFox:Show de bola Fox...
Sendo objetivo, e, na minha opinião, pro 3ds o melhor renderizador é o V-ray.
Mas é interessante q o pessoal mencionou coisas como UE4 e tal, eu acho bacana e dá mesmo pra fazer, mas é mais pra coisa de passeio virtual (um executavel q o cliente possa executar como se fosse um game só q só aquela cena com determinado controle de cameras e etc...), eu recomendei, pra um amigo, uns dias atras nesse sentido a Unity (embora q eu mesmo seja 'fanboy' da UE4 XDD) pq a Unity tem a interface muito leve mesmo (no sentido da GPU) em comparação com a UE4... Enfim.. eu n sei se compensaria... por exemplo vc renderizar com a engine de games pra fazer um video, etc... Mas pra um passeio virtual compensa.
E já que mencionaram engines de games, e eu sei q a gente sempre acaba pensando numa questão tbm de custo-beneficio... têm os renderizadores do Blender tbm... Por exemplo, se for pra aprender SÓ sobre renderização, se vc ja tem uma base boa com qualquer renderizador, imagino q em 1 ou 2 meses vc pega legal... Por exemplo, c tem a cena certinha no 3ds com tudo separadinho legal, exportar a cena pro Blender e aprender a renderizar lá... acho q tem uns 3 renderizadores diferentes e tal... bem bacana o cenario do Blender nesse sentido.. (e é tudo gratis de fato..)..
Mas, até a ultima vez q eu vi, a licensa do V-ray tava menos cara (eu quase falei "mais barata" XD... mas tá por volta dos 4200 BRL por ano) q a do 3ds (alias, só um pouco mais cara, q a licensa do 3ds é 3800 e uns quebrados)... Ou seja, se vai ser só pra 1 artista, q vai fazer o render mesmo, q aí c instala NAQUELE PC, eu acho q compensa muito mesmo eles comprarem uma licensa... Compensa muito bem sim... Se vc manja legal de V-ray mostra pros seus chefes uns renders seus, ou põe aqueles " 'curtas' do V-ray" e tal (vou por um da Cartier q eu achei bonitinho, como exemplo) pra convencer eles... tem um q tem uma oncinha, ou leopardo, aí depois vem um dragão (do tipo oriental) e tipo wraur e tal (óh! tava vendo agora, e até aparece o Santos Dumont numa cena heuhue q bacana...(é q, na epoca das feiras mundiais, o Santos Dumont pediu pro Cartier fazer pra ele um relógio q podia ser usado no pulso e tal, etc.. uma história muito interessante =D...))...
Mas pô, pra uma empresa de médio porte, por exemplo, q tem 1 artista nesse sentido, n custa tanto, ou, "n fica tão caro", uma licensa de V-ray.
Mas, meio q o pessoal q faz muitos renders e tal, tem algumas contramedidas, por exemplo fazer a cena todinha, com uns render de teste 100% OK, no V-ray-Pirateux, e mandar renderizar a cena numa renderfarm (pq a renderfarm tem as licensas e tal..)..
Mas é.. eu mesmo nunca gostei do MentalRay... Mas eu gosto muito do velho "Std Scanline" XD (embora q apenas pra cenas cartunescas)...
Enfim... Se a empresa for pequena ou se vc tiver um bom relacionamento com "a gestão imediata" (XD.. quer dizer tipo o seu chefe) acho bastante pertinente vc pensar nessas coisas e depois elaborar algum tipo de apresentação pra expor às suas conclusões nesse sentido...
Mas é.. acho q é o 'grosso' da minha opinião aí...
@edit: Talvez a licensa do V-ray seja um pouco mais cara q a do 3ds XDDD... ("Matemática-de-Artista")
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710686.
Total de membros registrados: 138167
Últimos membros registrados: KIL, M@RIAa, draziw, eltinho1234, alexseen, rodrigo.lodetti, neyandre, Miudooo.
Usuário(s) on-line na última hora: 1440, sendo 19 membro(s) e 1421 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: Augusto Peixoto, Ronaldo, Henrique Ribeiro, Eduardo Ramos, Fabrício, Le_Andro, Lucas Reis, Gabriel.C, m.schnaider, Paulo Rodrigues Lima, Lucas Gabriel00000-2, KIL, renaz, Thiago Couto, M@RIAa, Duda, Reinaldo Silva, Pedro Juliato, Marco Rocha.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .