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Qual o melhor renderizador para o 3ds max?

Por: brunacharadia  

Em: 24/09/2019 17:19

ScreamingFox:
Sendo objetivo, e, na minha opinião, pro 3ds o melhor renderizador é o V-ray. 

Mas é interessante q o pessoal mencionou coisas como UE4 e tal, eu acho bacana e dá mesmo pra fazer, mas é mais pra coisa de passeio virtual (um executavel q o cliente possa executar como se fosse um game só q só aquela cena com determinado controle de cameras e etc...), eu recomendei, pra um amigo, uns dias atras nesse sentido a Unity (embora q eu mesmo seja 'fanboy' da UE4 XDD) pq a Unity tem a interface muito leve mesmo (no sentido da GPU) em comparação com a UE4... Enfim.. eu n sei se compensaria... por exemplo vc renderizar com a engine de games pra fazer um video, etc... Mas pra um passeio virtual compensa. 

E já que mencionaram engines de games, e eu sei q a gente sempre acaba pensando numa questão tbm de custo-beneficio... têm os renderizadores do Blender tbm... Por exemplo, se for pra aprender SÓ sobre renderização, se vc ja tem uma base boa com qualquer renderizador, imagino q em 1 ou 2 meses vc pega legal... Por exemplo, c tem a cena certinha no 3ds com tudo separadinho legal, exportar a cena pro Blender e aprender a renderizar lá... acho q tem uns 3 renderizadores diferentes e tal... bem bacana o cenario do Blender nesse sentido.. (e é tudo gratis de fato..)..

Mas, até a ultima vez q eu vi, a licensa do V-ray tava menos cara (eu quase falei "mais barata" XD... mas tá por volta dos 4200 BRL por ano) q a do 3ds (alias, só um pouco mais cara, q a licensa do 3ds é 3800 e uns quebrados)... Ou seja, se vai ser só pra 1 artista, q vai fazer o render mesmo, q aí c instala NAQUELE PC, eu acho q compensa muito mesmo eles comprarem uma licensa... Compensa muito bem sim... Se vc manja legal de V-ray mostra pros seus chefes uns renders seus, ou põe aqueles " 'curtas' do V-ray" e tal (vou por um da Cartier q eu achei bonitinho, como exemplo) pra convencer eles... tem um q tem uma oncinha, ou leopardo, aí depois vem um dragão (do tipo oriental) e tipo wraur e tal (óh! tava vendo agora, e até aparece o Santos Dumont numa cena heuhue q bacana...(é q, na epoca das feiras mundiais, o Santos Dumont pediu pro Cartier fazer pra ele um relógio q podia ser usado no pulso e tal, etc.. uma história muito interessante =D...))... 

Mas pô, pra uma empresa de médio porte, por exemplo, q tem 1 artista nesse sentido, n custa tanto, ou, "n fica tão caro", uma licensa de V-ray. 

Mas, meio q o pessoal q faz muitos renders e tal, tem algumas contramedidas, por exemplo fazer a cena todinha, com uns render de teste 100% OK, no V-ray-Pirateux, e mandar renderizar a cena numa renderfarm (pq a renderfarm tem as licensas e tal..).. 

Mas é.. eu mesmo nunca gostei do MentalRay... Mas eu gosto muito do velho "Std Scanline" XD (embora q apenas pra cenas cartunescas)... 

Enfim... Se a empresa for pequena ou se vc tiver um bom relacionamento com "a gestão imediata" (XD.. quer dizer tipo o seu chefe) acho bastante pertinente vc pensar nessas coisas e depois elaborar algum tipo de apresentação pra expor às suas conclusões nesse sentido... 



Mas é.. acho q é o 'grosso' da minha opinião aí... 



@edit: Talvez a licensa do V-ray seja um pouco mais cara q a do 3ds XDDD... ("Matemática-de-Artista")
Show de bola Fox... 

quanto tempo... voltei a renderizar e estou exatamente no momento renderizando no Arnold. 

Setei algumas coisas básicas pra tirar um render pra fazer uma pós no photoshop. Não estou muito preocupado com GI e tudo... mas acho que consegui setar alguma coisa com luz do Arnold, e uma skylight padrão do max.

Usei as manhãs do vray para colocar o min e max samples... se comporta muito parecido com o vray...

Estou começando a utilizar o 3dsmax novamente para me suprir na parte de Camera Match e Tracker, visto que programas tipo o Lumion e Twinmotion não possuem condições de importar a câmera do 3dsmmax exatamente como foi trackeada.

Com isso parei meus estudos no Nuke, conseguindo importar a câmera do 3dsmax pra lá em formato Alembic... essa informação é muito importante e garimpei....

Mas quando chega na questão do render... não consegui integrar Lumion/Twinmotion para conseguir enquadrar essas vistas, pra posterior fotomontagem, ou camera mapping.

Com isso, nesta semana estou na jornada ARNOLD no 3dsmax 2020, fugindo de ter que no momento instalar vray ou corona.

Na opinião de vocês, consigo renderizar somando a GPU e CPU ? Pois no meu aqui só roda a CPU, mesmo que marque as opções lá em system.

O restante sobre GI estou estudando, até o momento, gostei bastante do resultado, sem exigir muito por enquanto de um render ultra mega realista.

OBS: Prazer em falar com todos vocês de novo !!! ;)
Oi Alysson, tudo bem?

Seja bem-vindo novamente e espero que participe bastante com a gente aqui no fórum.

Sobre a sua pergunta de renderizar com o Anrold somando CPU + GPU ou apenas a GPU.

Eu não sou especialista no Arnold, mas pelo pouco que sei ele não possui modo híbrido de CPU + GPU, é um ou outro.

No caso de escolher a GPU e dar algum problema, a placa não será listada no quadro do Device, mas vai aparecer uma mensagem falando o motivo do problema, normalmente é Driver desatualizado, pois ele utiliza as bibliotecas mais recentes do OptiX que só estão disponíveis nos Drivers mais novos.

Escolha a GPU no seu PC e repare na mensagem que aparece logo abaixo do Device Selection, como mostra a imagem em anexo.

Sobre a renderização em si com o Anrold, em termos de qualidade e recursos, ele não fica devendo nada para os demais, os dois principais problemas são a velocidade inferior aos outros e a chatisse para configurar os vários Samples, pois no V-Ray e no Corona você controla a qualidade/tempo com apenas um parâmetro atualmente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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