Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dami   João Pessoa pb - AC
Lucas Rafael   Parana - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Thomdubra   Vila Velha ES - ES
crespoloko   americana - AC
pauloprrm   Rio de Janeiro - RJ

Dúvida- vídeo breakdown (Alex Roman)

Por: Danilo  

Em: 03/04/2020 06:04

Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

Sou fã de carteirinha dos trabalhos do artista gráfico Alex Roman. Acho ele um super artista gráfico dentre vários e vários outros artistas que temos espalhados pelo Brasil e o mundo afora...

========================================================================

** Tava olhando umas pequenas animações ( breakdowns na verdade ) que o Alex Roman faz e gosto muito dos vídeos que ele cria, dos movimentos das câmeras 3d, músicas nas animações dele e principalmente das transições dos renders finais ( breakdown dos render elements ), e acho fantástico isso nas animações dele. ^^

A seguir envio um vídeo do "Vimeo" em que o Alex Roman faz uma animação ( breakdown ) maravilhosa de vários trabalhos dele e o resultado final fica muito bonito mesmo e incrível...

** OBS.: O link do breakdown dele é este aqui --->> The Third & The Seventh ( Alex Roman )

Alguém sabe como ele cria essas transições de renders elements nos vídeos dele? Pesquisando descobri que ele usa o 3ds Max, salva as imagens finais em .exr e faz a composição final dos vídeos dele no After Effects...

** PERGUNTA.: Gostaria de saber como ele cria as transições dos render elements dentro do After Effects? Tem hora que aparece só o clay render, depois aparece o objeto mapeado, depois aparece o objeto com luz melhor, depois ele adiciona motion blur gradativamente, tudo isso no vídeo ( After Effects ). Vi que ele utiliza o plugin Magic Bullet Photolooks pro After.

========================================================================

Desde já agradeço a atenção de todos.

Abraço e sucesso a todos!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...




Oi bem legal esse video, embora q n tenha essas coisas q vc mencionou (n sei se vc se confundiu ou eu q entendi errado XD)..

No sentido aí de vc ter todos os elementos animados, e ter os efeitos aplicados no AfterEffects por exemplo (poderia ser qq outro soft de composição de cena..), o que eu imagino q o cara faça (naqueles videos q mostra as partes da composição e tal) é q ele renderiza o frame la em varias situações da produção, e então compõe esses frames no video dele (no video do 'breakdown')...

No sentido de composição, o cara simplesmente tira as partes da composição e renderiza, e depois cria um video transicionando entre as etapas e tal..

Aí por exemplo, pra fazer os models entrarem em cena e etc é caso a caso...   

Vou deixar um video aqui q tem uns breakdowns e tal de efeitos.. aí eu acho q cada artista faz de um jeito... 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

ScreamingFox.: oi Fox! Tudo bem? É exatamente isso mesmo que você me mandou nesse vídeo aí de "breakdown". Só que eu gostaria de saber como é que faz essa composição dentro do After Effects...

============================================================================

Procurei pela internet algum tutorial de Breakdown feito no After Effects ( porém mais na área de ArchVIZ mesmo ) e não encontrei muita coisa.

A grande maioria dos tutoriais que encontrei na net de breakdown feito no After Effects, era mais para outras áreas.

De qualquer forma muito obrigado pela ajuda e pelo vídeo que você me mandou, ok? ^^

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...




Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

ScreamingFox.: oi Fox! Tudo bem? Muito obrigado mais uma vez pelo vídeo que me mandou no youtube. Pesquisei um pouco mais na net e achei uma solução. ^^

===============================================================================

Parece que o Adobe Premiere CC 2019 é "melhor" e menos burocrático para se usar ( com relação a criação de Breakdowns ) do que o After Effects CC 2019 ou superior...

** Testei aqui o Adobe Premiere 2019 e vi que é bem fácil fazer testes de Breakdown nele. Estou estudando ele e adorando agora...rsrs.

A interface do software é super legal e achei bem mais fácil para editar os keyframes nele, aplicar cut e uma série de outras coisas a mais.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...


Oi Danilo, tudo bem?

Os programas de composição de vídeo são como Photoshops animados, então, você pode animar um gradiente em tons de cinza se movendo da direita para a esquerda, por exemplo, para fazer a transição de uma imagem para outra, pois onde for preto aparecerá a imagem de baixo e onde for branco aparecerá a imagem de cima, exatamente igual ao Photoshop, só que animado.

Porém, é muito importante perceber a diferença entre compositor de vídeo e editor de vídeo, o After é um compositor e o Premiere é um editor.

Os editores são bem mais simples de usar e basicamente servem para cortar e juntar vídeos, aceitam algumas transições, adicionar áudio, textos e tal, mas não chegam nem perto do poder de um compositor, que permitem manipular as imagens igual num editor de imagens como o Photoshop.

Portanto, use o Premiere para fazer seus primeiros vídeos, mas estude o After assim que puder, porque ele vai abrir uma porta imensa para você e o Premiere não.

Além de poder criar animações e transições mais elaboradas, muita coisa que demoraria para renderizar em 3D na animação você pode fazer na pós-produção no After como DOF, Bokeh, Chromatic Aberration, Glow, Glare, Flares, Bloom, Motion Blur, só para citar alguns, o Premiere não faz isso.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Muito obrigado mesmo pelo seu comentário e que bom saber da diferença entre compositor de vídeo e um editor de vídeo... ^^

Particularmente não sabia que existia essa diferença enorme entre um compositor de vídeo e um editor de vídeo. Muito obrigado mesmo pela ótima explicação que você sempre nos dá por aqui pelo fórum da 3d1...

Pode deixar que vou tomar seus conhecimentos e suas dicas e vou também estudar o After Effects. Pelo visto então acho melhor me dedicar mais aos estudos do After Effects do que do Adobe Premiere...

** Vi que os ótimos vídeos do breakdown do Alex Roman ( que vejo ele como um ótimo artista gráfico ) foi feito somente no After Effects.

Procurei por vídeos específicos do After Effects na parte de composição ( Breakdown para área de ArchViz ) e não encontrei na internet...

Vou estudar mais o After Effects e me dedicar a aprender mais ele para fazer composições mais realistas e eficientes.

============================================================================

** Olha esse breakdown simples que fiz no Adobe Premiere 2019, o que você achou? Achei bem mais fácil juntar as imagens .TGA, colocar uma atrás das outras, colocar áudio ( hardware áudio ) e alguns efeitos de transição de slides.

Era exatamente essas coisas que queria fazer no After Effects com mais eficiência. Procurei na internet tutoriais de breakdown ( área de Archviz ) e não achei. Vou postar o vídeo simples que fiz...

Muito obrigado mais uma vez pelas ótimas explicações.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Aposto que você não terá muita dificuldade para aprender o essencial do After, pois é mais ou menos a mesma coisa que já está acostumado no Photoshop.
Você pode colocar um vídeo em cima do outro ou uma imagem em cima de um vídeo igual faz com os Layers no Photoshop, dai pode aplicar efeitos e filtros igual no Photoshop.
Se colocar um vídeo na Timeline, depois colocar uma imagem preto e branco e em seguida outro vídeo, usando uma máscara você faz o primeiro vídeo aparecer onde é branco e o segundo onde é preto.
Assim, é só animar a imagem preto e branco se movendo até a tela passar de toda branca para toda preta e pronto, tem uma transição personalizada.

Vale lembrar que a imagem pode ser muito maior do que o vídeo, como um Layer maior do que o tamanho da imagem no Photoshop, que você pode arrastar e parte dele fica para fora da tela, então, é só animar ele movendo de um lado para o outro.
Será difícil encontrar vídeos sobre composição específica para arquitetura no After porque ele é usado para produção de vídeo comerciais, vinhetas, aberturas e tal, então, vai precisar estudar usando exemplos de publicidade em vez de arquitetura.

Eu já fui bom no After, mas isso faz mais de 15 anos e nem tenho ele instalado atualmente porque não uso, mas se precisar de alguma ajuda mais específica eu instalo uma versão antiga dele aqui só para te dar umas dicas.

Na seção de cenas de estudo do site tem uma composição no After que fiz de exemplo para o Bender, lembra dele?
Já é antiga, tem uns 5 ou 6 anos, mas acho que pode te servir para entender como funciona e dar os primeiros passos.

O download está neste link: https://3d1.com.br/recursos/215/composicao-no-after-dof-e-motion-blur

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Muito obrigado pelo link do After Effects, acabei de baixar ele e vou dar uma olhada depois com mais calma...

=====================================================================

Sim, já uso o Photoshop CC há bastante tempo e com certeza o "workflow" do After Effcts não levarei muito tempo para me acostumar e me adaptar. Legal saber das ótimas dicas que você sempre nos dá, comparando o "workflow" do After Effects como se fosse um Photoshop animado.

E isso é muito legal, porque só da gente imaginar esse "mundo" de possibilidades que o After Effects nos permite, é super legal mesmo.

Realmente a questão que você falou do After Effects ter bem mais tutoriais na área de marketing e publicidade, já era o que eu esperava, pois realmente não encontrei nada na área de ArchVIZ ( Architectural Visualization )...

** Legal saber que você usava bastante o After há uns 15 anos atrás. Hoje você está concentrando seus esforços, energias e estudos no Unreal Engine + 3ds Max 2020, não é mesmo? ^^

Obrigado por ter me mandado o link de um pequeno tutorial seu de After Effects, achei super legal sua iniciativa. Sim, me lembro demais do "Bender" ( ótimo artista gráfico e ótimo utilizador do render V-Ray ).

Sinto falta de muitos artistas gráficos que frequentavam bem mais o site 3d1 há uns 10 anos atrás. O Bender é um deles que nunca mais vi trabalhos dele aqui no fórum. Realmente faz bastante falta como de vários outros artistas gráficos...

=====================================================================

Muito obrigado pela ajuda que sempre nos dá.

Abraços e muito sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Para você ter uma idéia, antigamente dava para pegar os filtros do Photoshop, colocar na pasta de filtros do After e usar nele normalmente, não sei se hoje ainda é possível fazer isso.
Praticamente tudo que você faz no Photoshop você também faz no After, mas em vídeo em vez de imagem.

A única diferença é a técnica empregada no After para o efeito ou animação ser propagado por diversos Frames, em vez de usar uma seleção com aquele estilo de linha pontilhada do Photoshop, o After usa máscaras em preto e branco.

Você vai aprender facinho, procure por tutoriais introdutórios apenas para te dar o caminho, depois você se vira sozinho tranquilamente.

Quando pegar um pouco de prática poderá fazer estes Breakdowns animando a composição dos Render Elements em questão de minutos.
Do mesmo jeito que você pode pegar os Render Elements e montar a imagem final no Photoshop, também pode fazer igual no After Effects e o processo é quase idêntico.

Quando estiver estudando o After, se precisar de qualquer coisa que eu puder ajudar, é só falar.

Sobre os meus estudos atuais, não tenho dado muita atenção para o 3ds max ultimamente, mas quero tirar um tempo para brincar um pouco com o editor de OSL.
Minha prioridade é o Unreal, que é um mundo gigante, mas não tenho tido muito tempo para estudar as partes dele que ainda não conheço, espero mudar isso em breve.
Também gostaria de estudar o Quixel Mixer, que promete crescer bastante nos próximos anos, e queria pelo menos aprender a modelar e mapear no Blender.

O Link que te passei não é do tutorial, é a cena de exemplo que enviei para o Bender, o tutorial eu escrevi no próprio email que enviei para ele e não tenho mais.
Mas foi bem simples, apenas descrevendo o que eu fiz naquela cena, se você precisar de ajuda para entender é só falar.

Sobre o Bender, ele as vezes posta algum trabalho aqui depois de todo este tempo, no final do ano passado ele postou um.
Alguns outros antigos aparecem as vezes, mas só visitando porque hoje em dia todo mundo só posta no Face, Twitter e Insta!!!!
É uma pena mesmo, pois por causa disso os sites estão morrendo e logo não haverá mais nenhum, ficarão todos e tudo na mão destas grandes redes sociais e do governo.
Menos eu, graças a Deus, por isso não tenho Face, Twitter, Insta, vivo num sítio no meio do mato e estou montando a estrutura que precisarei para sobreviver quando ninguém mais puder comprar ou vender sem ter o seu número cadastrado nestes sistemas.
Pode me chamar de louco ou paranóico, mas eu prefiro ser precavido do que tomar no toba. rsrsrsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707114.

Total de membros registrados: 134870

Últimos membros registrados: maamassabwe, paxaki, TeKaBR, Roxiie, Uzumaki02, Rehquina, emailblocos, Ranyakb.

Usuário(s) on-line na última hora: 554, sendo 25 membro(s) e 529 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, Rodrigo, fcostta, Carlos E. Nogueira, jotasoares, wilsimar, Pedro Juliato, Junior, Wamdersilva, maamassabwe, Edson, emersonforentin, deathstars, Felipe Duarte, João Von Rondow, mastermax, Willmitnick, NunoGarcia, Ricardo Paranhos, TadeuB79, Lisandro, Daniel Monteiro, nakan14, marcio.alain, Diego Dneo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.