Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

thilima3d   Brasil - AC
An3dre   Araras / SP - SP
APO   Rio de janeiro. - RJ
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP

Portfólios Ver Mais

Daniel Junior   Carazinho, RS - RS
Moudy   Rio de Janeiro
Estrazulas   Porto Alegre - RS

Criação de portas e janelas - erro no eixo x

Por: crdn  

Em: 22/04/2020 10:58

Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Crdn.: oi Crdn! Tudo bem? SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE E QUE GOSTE MUITO! Sua pergunta é legal e abre portas pra alguns "insights" interessantes...

======================================================================

Modelar no 3ds Max 2020 realmente é muito gostoso, tendo hoje em dia uma "gama" relativamente grande de softwares 3d high end que fazem isso com o mesmo princípio, mas com ferramentas diferentes.

No seu caso que quer modelar sistemas de AEC ( Arquitetura, Engenharia & Construção ), o 3ds Max tem umas ferramentas legais mas é um pouco limitado para esse sistema de doors e windows ( portas e janelas ), até porque o própria Autodesk não pensou o 3ds Max para ser um programa técnico na área de AEC...

Muitas coisas podem ser feitas super rápidas no 3ds Max 2020, é verdade, seja através de plugins ou scripts, mas na verdade o 3ds Max 2020 não é táo "versátil" nessa parte de AEC, você precisará de um software específico para área de AEC, isso se quiser usar portas e janelas das formas mais variáveis e versáteis.

Então nesse caso, é como o nosso amigo e colaborador "Max" disse, nesse seu caso específico o software ideal para você é o Revit 2020, pois com ele você pode modelar a alvenaria por completo com famílias de walls ( paredes ) e basta colocar as doors ( portas ) e windows ( janelas ) nas walls que o Revit faz o buraco instantaneamente, igual no 3ds Max...

A vantagem do Revit 2020 ou até do ArchiCAD 22 ( que também é 100% BIM ), é que você pode ter uma variedade grande de famílias de doors e windows e ainda assim poder baixar famílias novas ( free ) pela internet e também criar e catalogar as suas próprias famílias...

O bom do Revit é que ele cria as camadas verdadeiras de uma parede ( como alvenaria, reboco e emboço ) se você quiser, então depois que criar todas essas camadas em uma wall no Revit 2020, pode exportar todas essas informações pro 3ds Max 2020...

** Hoje a riqueza da modelagem de um programa BIM é uma coisa fora de série e exportando pro 3ds Max 2020 todas essas informações, consequentemente você tem uma modelagem mais rica em termos de detalhe. ^^

Mas realmente em muitos casos de maquete eletrônica 3d, muitas vezes não precisamos de tantos detalhes ricos para uma maquete eletrônica 3d, então em muitos casos ( na maioria deles ) a modelagem somente no 3ds Max 2020 já resolve grande parte dos casos...

** OBS.: Para quem usa muito o Lumion Pro 9 ou o 10, tem um plugin chamado Livesync, que faz toda a exportação do modelo do Revit 2020 pro Lumion, inclusive tudo o que você muda no Revit como paredes, portas, janelas, piso, teto, materiais, seja o que for, o Livesync muda tudo automaticamente no Lumion, então é super legal também...

Espero ter ajudado de alguma forma. Bem legal seu post.

Abraços e sucesso!

========================================================================

Fernando Cunha.: oi Fernando! Tudo bem? Bem legal mesmo esse "script" pro 3ds Max 2020 que você nos mandou o link, particularmente não conhecia ainda esse script.

Olhei rapidamente o vídeo introdutório dele no youtube e achei ele super legal. Baixei ele e vou ver se depois brinco um pouco com ele... rsrs

Obrigado por ter nos mandado o link...

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Boas Danilo, ele já é antigo e nem sei se rola no 2020.
Eu nunca utilizei esse scipt porque eu já modelo assim e bem rápido então não faz sentido instalar, mas representa bem a forma de modelar que eu o screamingfox estávamos a falar.
Oi crdn, tudo bem?

O 3ds max 2017 é provavelmente a pior versão do programa até hoje em termos de Bugs, principalmente nas Viewports, porém, o processo para criar as primitivas de portas e janelas são meio chatos mesmo e as vezes as pessoas sentem dificuldade.

O procedimento correto é clicar e arrastar o mouse sem soltar para definir a largura, quando soltar o botão do mouse você fixa a largura e dai pode movimentar o mouse sem clicar para definir a espessura, quando clicar vai fixar a espessura e dai pode movimentar o mouse novamente para definir a altura, dando um último clique você fixa a altura e finaliza o processo.

Se estiver fazendo tudo certo e ainda tiver o mesmo problema, eu não creio que seja Bug do Max 2017 porque dai já seria demais, acho mais provável ser vírus.

Você pode baixar de graça o 3ds max Security Tools da própria Autodesk neste link: https://apps.autodesk.com/3DSMAX/en/Detail/Index?id=7342616782204846316&appLang=en&os=Win64

Precisa fazer uma conta de graça no site deles, depois de instalado ele limpa o programa de vírus e avisa quando abrir algum arquivo infectado, dai ele mesmo pode limpar o arquivo.


Sobre as ótimas dicas que os amigos te passaram nas mensagens, eu concordo com todos eles, pois tudo depende da situação.

Realmente tudo deve ser modelado em Poly no 3ds max e se precisar criar paredes com qualquer tipo de detalhe é melhor modelar em Poly, mais ainda se usar um renderizador que tenha problemas com faces sobrepostas como o V-Ray, por exemplo, e a forma como o Fernando indicou é a mais prática.

Entretanto, quando deseja criar apenas paredes lisas o Max oferece um sistema muito prático e rápido com o Wall e as primitivas de portas e janelas, mesmo que não vá usar as primitivas no Render final.

Inclusive, é possível criar todas as paredes do projeto com apenas 1 clique de mouse baseado num DWG importado do AutoCAD ou Revit usando este sistema.

O ideal é usar as primitivas de portas e janelas apenas para criar as aberturas no Wall, pois é só selecionar todas e lincar com a parede, ainda pode mover ou modificar as dimensões das portas e janelas que a abertura no Wall acompanha.

Depois que terminar você pode converter o Wall em Poly e dai pode deletar as portas e janelas para colocar modelos detalhados ou pode aplicar o modificador Delete Mesh para as primitivas não ficarem visíveis e colocar os modelos detalhados, mantendo as aberturas dinâmicas para alterar se for necessário.

Para ajudar nesta questão eu fiz alguns MCGs quando lançaram o 3ds max 2016, eles permitem criar portas e batentes com mais detalhes, além de vários tipos de maçanetas.

Eu programei para trabalhar em conjunto com as primitivas do Max, o vídeo em anexo mostra como funciona, mas também pode usar em qualquer abertura independente das primitivas do Max.

No 2017 deve ficar idêntico ao que está no vídeo, eu testei agora no 2021 e funcionou, porém, as portas ficaram com a Normal invertida e dai tem que desinverter manualmente.

Eu coloquei os MCGs no Mega para você baixar porque deu um problema no link deles aqui no site.

O RAR com o MCG de portas com batente e das maçanetas está neste link: https://mega.nz/file/x6oVgQrI#6ey4NewSH23kEEeTWC8YlGznpSUjz7jtOY5DYhrwvO8

Você instala acessando o menu Scripting > Install Max Creation Graph (.mcg) Package

Eles aparecem no painel Create > Geometry > 3D1 Tools

Eu pretendia fazer um para as janelas também, mas depois foquei em outras coisas e acabei deixando para trás.

Qualquer dúvida que tiver sobre eles é só falar.

Link direto para o vídeo dos MCGs: https://www.youtube.com/watch?v=HNh6djG8nHo

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Q bonitinhos seus models dessas coisas gostei bastante =)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Mas é, enfim... (essa vai ser uma daquelas postagens e tal =3)... eu acho que, no sentido da modelagem, dá pra fazer essas coisas bem tranquilo... inclusive dá pra fazer predios com esse tipo de tecnica (aí vc só deleta as faces de baixo ou de cima conforme o caso, e depois usa o weld de vertices..)...

Eu dei sorte de ter pensado nesse tipo de tecnica na primeira vez q eu fui fazer um predio XD... Pessoal curtiu até as hora pq dava pra andar dentro e tal heuheuh..

Mas é... "A Geometria Perfeita é o Caminho Para o Sucesso" =D.... XD


 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Fox, tudo bem?

Na área de arquitetura, que pode acontecer muitas mudanças durante o projeto, é importante ter objetos paramétricos para facilitar, pois você pode mover uma porta e a abertura da parede acompanha sem ter que fazer mais nada, respeitando mapeamento, materiais e tudo mais, ou trocar o tipo de todas as portas do projeto ao mesmo tempo com 1 clique mantendo materiais, são coisas que evitam muito trabalho.

Estas são as principais vantagens de usar o sistema Wall com as portas e janelas primitivas do Max, porém, objetos paramétricos costumam ser simples demais e não servem para visualização realista, então, eu tentei fazer portas paramétricas realistas com o MCG para usar no lugar das primitivas do Max.

O sistema MCG é muito legal e útil, no caso de prédios como você disse, que são modulares, eu já vi alguns totalmente procedurais criados com este mesmo sistema.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707741.

Total de membros registrados: 135333

Últimos membros registrados: chrisdocs, GL ART, RICARDO CANÊDO, El puto, FSANZ, Blacklord55, Brinkmantyson, Baruto026.

Usuário(s) on-line na última hora: 459, sendo nenhum membro e 459 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.