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COMO MOLDAR ESTE DETALHE ? ( AMNÉSIA !! )

Por: anonymumm  

Em: 24/06/2020 06:58

Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Max.: oi Max! Tudo bem? Exatamente, por isso modelei a abertura da "boca" do móvel movendo os vértices para trás mesmo, ao invés de que pra cima, para ficar mais próximo do mundo real... rsrs ^^

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Mas a modelagem do nosso amigo e colaborador "Fernando Cunha" ficou ótima e espetacular. E o vídeo dele no Vimeo ficou melhor ainda...

** Parabéns Fernando por ajudar a todos os leitores e pelos ótimos tutoriais que sempre faz. Assisto a todos os seus vídeos e estou sempre aprendendo mais e mais.

Abraços e sucesso a todos!

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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
sim Danilo, to falando do render original dele mesmo que tem a ondinha, ele deve ter se baseado num móvel e teve essa ilusão ótica
Boas a todos, está ai a versão completa do movél agora com um pouco mais de tempo, ainda falta a parte das ferragens para a abertura das gavetas mas isso tornaria o trabalho bem mais longo, mas fiz como faria para uma empresa de fabrico de mobiliário.

Wip do video, desta vez completo tem cerca de 1h mas bem mais detalhado, vou enviar para admnistração para colocar lá na secção dos tutos.

https://vimeo.com/433428663

Abraço
o meu fiz rapidão kk, só spiline e um FFD pra dar as quinas de 45 graus. Fico certim não mas de longe tá valendo kk
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

Fernando Cunha.: oi Fernando! Tudo bem? Parabéns pelo ótimo e maravilhoso modelo desse móvel em madeira com essa abertura em forma de boca. 

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O seu último render dessa imagem ficou realmente espetacular, muito bom mesmo, de verdade. Esse tom meio brilhoso fosco no tampo de cima do móvel em madeira, imagino que você deva fazer com o "color correction" do 3ds Max 2019 ou superior, ainda não vi o seu último tutorial, mas assim que puder vou assistí-lo, porém imagino que tenha feito dessa forma, pois faço isso também para aumentar um pouco o brilho em alguns materiais.

Parabéns pelo seu tutorial desse móvel em madeira sair nas páginas principais do site 3d1, e o resultado final ficou excelente, nota 10.

Abraços e sucesso!

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Max.: oi Max! Tudo bem? Realmente tem que ter muita paciência, dedicação pra fazer esse móvel, mas com calma e atenção aos detalhes principalmente do furo em forma de "boca" dá para fazer tranquilo...

Para alguns leitores que estavam na dúvida do processo de modelagem e criação desse móvel, o tutorial do nosso amigo e colaborador "Fernando Cunha" é uma "mão na roda"... rsrs

Abraços e sucesso!

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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Fernando, tudo bem?

Eu nem tenho como te agradecer pelo tutorial excelente que enviou para a gente.
O móvel ficou perfeito, até mesmo o tipo da madeira usada na texturização.
Obrigado sinceramente!!!

Sobre a primeira modelagem que fez rapidamente para responder o Anonymumm, eu tive que olhar a foto de referência com cuidado para perceber a diferença, pois parece que o corte foi feito justamente para criar esta ilusão de óptica e com a foto em apenas uma posição fica difícil perceber como é a curvatura.
Parece uma modelagem simples, mas não é, pois as próprias curvas do tampo e da gaveta têm uma inclinação e se juntam perfeitamente nos cantos igual uma boca humana.
O segundo que você caprichou ficou melhor que a foto original!!!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Danilo, tudo bem?

Como falei para o Fernando, parece uma modelagem simples, mas não é, pois precisa tomar muito cuidado com a união da curva do tampo com a curva da gaveta, que forma tipo o canto de uma boca humana.

Veja como foi justamente nesta parte que o seu móvel criou um arredondamento e precisava ser reto para ficar igual a referência.
Essa é a dificuldade do modelo, pois se for aplicar TurboSmooth tem que tomar muito cuidado com as Edges, que devem estar bem próximas nesta parte.

O Wireframe do móvel mostra a maior concentração de Edges exatamente nestes pontos e isso ajuda a criar o problema, olha como o Wireframe do Fernando tem muito menos polígonos.
Quanto menos polígonos usar na modelagem, mais fácil será para trabalhar e menos problemas terá.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Max, tudo bem?

Foi uma ótima idéia fazer com Spline e FFD, mas note como no pico de cada curva o corte fica reto, enquanto que vai se inclinando conforme se aproxima dos cantos, onde o tampo e a gaveta se unem formando tipo o canto de uma boca humana.
No seu teste os picos das curvas do tampo e da gaveta estão levemente inclinados para dentro, você pode corrigir facilmente convertendo em Poly e movendo os vértices desta área para alinhar.

O seu teste me fez lembrar de outra técnica antiga e interessante, mas esquecida hoje em dia que é o Loft, ele fica dentro do Compound Objects.
Ele utiliza a projeção de 3 curvas para criar a geometria 3D e creio que vai obter um resultado parecido com o seu, dai também precisará alinhar o pico dos cortes para acertar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Anonymumm.: oi Anonymumm, tudo bem? Refiz a modelagem desse móvel com o furo em formato ovalado, e o vídeo do nosso amigo e colaborador Fernando Cunha, me deu uma ideia de como fazer as "edges" das quinas bem mais próximas do 1o. tampo do móvel 3d...

Porque tinha modelado anteriormente como se as quinas do móvel fossem retas e sem as "edges" necessárias para segurar o "turbosmooth"... rsrs

O ótimo vídeo tutorial do Fernando Cunha e a colocação do mestre André Vieira me deram ideia para colocar as "edges" das quinas do 1o. tampo do móvel mais próximas uma das outras para segurar o "turbosmooth"...

A malha original do móvel em madeira ficou low poly ( que veio do CAD 2020 ), deixei os modificadores ativos na pilha de modificadores do 3ds Max 2018.

** Nessa minha 2a. opção, preferi modelar todo o móvel no AutoCAD 2020, porque acho mais rápido modelar coisas simples ( que não sejam tão orgânicas assim ) no CAD, depois exportei todo o modelo do móvel 3d pro 3ds Max 2018 e transformei tudo em "poly", e recriei as edges principalmente da parte curva ovalada, para segurar com o "turbosmooth", ok?

No 3ds max 2018, só trabalhei mesmo mais nos 2 tampos que tem o formato de furo ovalado. Depois dei um "chamfer" em algumas edges do móvel com 2 segments para suavizar as quinas e retirar as quinas vivas...

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** Criei os materiais em madeira ( com todos os mapas ) e iluminei somente com 1 HDRI usando o render V-Ray adv. 3.60 do 3ds Max 2018...

Espero que goste agora do resultado final do móvel. Coloquei as 2 esferas ( uma metálica e outra vermelha ) para ficar bem parecido com o do nosso amigo e colaborador "Fernando Cunha"... kkkkkkkkkkk

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** OBS.: Links para as imagens em alta resolução.: 

1a. Móvel com madeira escura

2a. Móvel com madeira clara

** OBS-2.: Utilizei uma HDRI free da "Haven" ( que pode ser vista pelo reflexo da esfera metálica )... rsrs

Tinha esquecido de rotacionar os vértices e deixar uma parte do tampo inclinado da primeira peça em madeira que tem o furo ovalado... kkkkkkkkkk

Vou atualizar mais duas imagens aqui pela 3d1 mesmo. Acho que agora ficou mais "condizente" com as referências do Anonymumm...

Pra ser sincero achei mais "bonito" o móvel que coloquei com esse furo ovalado sem rotacionar o tampo da madeira ( que são as 2 primeiras imagens em anexo )... kkkkkkkkkkk

Espero também ter ajudado de alguma forma! 

Abraços e sucesso!

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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Parabéns, o modelo melhorou absurdamente e o Wireframe também ficou muito melhor, mais leve e com Loops de Edges apenas onde são necessários.

Seguindo este esquema que o Fernando mostrou qualquer pessoa modela qualquer objeto no 3ds max, de um móvel até um carro, pois tudo é feito sempre assim na edição de polígonos.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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