Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gaona   Brasil - AC
Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
MrBrownstoneMB   São Paulo - SP
tagtm   Rio de Janeiro - RJ
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

Hericka   Curitiba - AC
Juninho   Belo Horizonte - MG
MCODesign   Ipiranga - SP - SP
sassa   Piracicaba-SP - AC

Localizar Material - Missing Texture

Por: Starter  

Em: 08/07/2020 17:25

Galera, existe alguma forma no Max de localizar um material que está faltando uma textura?
Estou com uma cena muito grande, porém o Max está acusando que uma certa textura de madeira está faltando, e toda vez que vou renderizar, dá a mensagem de Missing Texture, já olhei no Asset Tracking e realmente a textura está lá, mas não está encontrando na pasta. O problema que a cena tem centenas de materiais, e aquele Material Explorer do Max é uma porcaria de primeira, nem sei pq existe aqui, não consigo localizar nada por lá.

Daria muito bem pra excluir a textura pelo Asset Tracking e bola pra frente, até pq no render, nem sei qual o material que está associado essa textura, mas é justamente por isso, eu quero saber qual a mer... do material que tem essa textura, pra saber se simplesmente posso excluir ou inserir outra, quero saber o material pra saber em qual objeto está aplicado essa material.

Isso é possível, simplesmente puxar o material para o editor desse mapa que falta?
Se vc usar o pluguin relink bitmap ele irá apontar quais texturas estão faltando, e se vc clicar duas vezes em cima dessa textura no relink ele vai selecionar os objetos na cena que tem esse mtl aplicado.
Oi Starter, tudo bem?

Eu concordo com o Max, acho que a forma mais prática é com o Relink Bitmap mesmo.

O 3ds max oferece alguns recursos nativos para você localizar a textura faltante e até trocar ela, mas ele não vai selecionar o material ou o objeto que possui essa textura igual o Max falou que o Relink Bitmap faz.

Depende se você sabe que tem a textura em algum lugar do PC ou se realmente não tem a textura, pois se não tem, não adianta procurar, tem que remover ou trocar.

Se quiser apenas remover a textura, você pode usar o Remove All que aparece na mensagem quando abre o arquivo e não encontra alguma textura, como mostra a primeira imagem em anexo.

Você também pode usar o Material Explorer, o Asset Tracking ou o Bitmap Photometric Path Editor.

O Bitmap Photometric Path Editor aparece no Utilities e também no menu Tools do Material Explorer, como mostra a segunda imagem em anexo.

Clicando no botão Select Missing Files vai listar as texturas faltantes no quadro, dai você pode trocar o caminho delas no Set Path, mas não vai selecionar os materiais delas.

A melhor forma de trocar a textura é no Asset Tracking, clicando com o botão direito em cima dela, como mostra a última imagem em anexo.

Assim, poderá remover, selecionar outro caminho no Set Path ou escolher outra textura qualquer na HD usando o Browse.

Uma opção estúpida é criar uma imagem rosa bem forte no Photoshop e trocar a textura faltante por ela para ver onde aparece na cena.

A propósito, o link para download o Bitmap Relink é este: https://www.colinsenner.com/relink-bitmaps/

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135164

Últimos membros registrados: vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO, JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77.

Usuário(s) on-line na última hora: 745, sendo 14 membro(s) e 731 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Wamdersilva, Nuno, wdesign2006, Fernandostd44, Abilio, vsdfvasdf, Reinaldo Silva, Le_Andro, Henrique Ribeiro, Frederico Wagner N. R., Ronaldo Junior, Roberlane Godoi, Thiago Couto, ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.