Localizar Material - Missing Texture

Por: Starter  

Em: 08/07/2020 17:25

    Galera, existe alguma forma no Max de localizar um material que está faltando uma textura?
    Estou com uma cena muito grande, porém o Max está acusando que uma certa textura de madeira está faltando, e toda vez que vou renderizar, dá a mensagem de Missing Texture, já olhei no Asset Tracking e realmente a textura está lá, mas não está encontrando na pasta. O problema que a cena tem centenas de materiais, e aquele Material Explorer do Max é uma porcaria de primeira, nem sei pq existe aqui, não consigo localizar nada por lá.

    Daria muito bem pra excluir a textura pelo Asset Tracking e bola pra frente, até pq no render, nem sei qual o material que está associado essa textura, mas é justamente por isso, eu quero saber qual a mer... do material que tem essa textura, pra saber se simplesmente posso excluir ou inserir outra, quero saber o material pra saber em qual objeto está aplicado essa material.

    Isso é possível, simplesmente puxar o material para o editor desse mapa que falta?
    Se vc usar o pluguin relink bitmap ele irá apontar quais texturas estão faltando, e se vc clicar duas vezes em cima dessa textura no relink ele vai selecionar os objetos na cena que tem esse mtl aplicado.
    Oi Starter, tudo bem?

    Eu concordo com o Max, acho que a forma mais prática é com o Relink Bitmap mesmo.

    O 3ds max oferece alguns recursos nativos para você localizar a textura faltante e até trocar ela, mas ele não vai selecionar o material ou o objeto que possui essa textura igual o Max falou que o Relink Bitmap faz.

    Depende se você sabe que tem a textura em algum lugar do PC ou se realmente não tem a textura, pois se não tem, não adianta procurar, tem que remover ou trocar.

    Se quiser apenas remover a textura, você pode usar o Remove All que aparece na mensagem quando abre o arquivo e não encontra alguma textura, como mostra a primeira imagem em anexo.

    Você também pode usar o Material Explorer, o Asset Tracking ou o Bitmap Photometric Path Editor.

    O Bitmap Photometric Path Editor aparece no Utilities e também no menu Tools do Material Explorer, como mostra a segunda imagem em anexo.

    Clicando no botão Select Missing Files vai listar as texturas faltantes no quadro, dai você pode trocar o caminho delas no Set Path, mas não vai selecionar os materiais delas.

    A melhor forma de trocar a textura é no Asset Tracking, clicando com o botão direito em cima dela, como mostra a última imagem em anexo.

    Assim, poderá remover, selecionar outro caminho no Set Path ou escolher outra textura qualquer na HD usando o Browse.

    Uma opção estúpida é criar uma imagem rosa bem forte no Photoshop e trocar a textura faltante por ela para ver onde aparece na cena.

    A propósito, o link para download o Bitmap Relink é este: https://www.colinsenner.com/relink-bitmaps/

    Abração e tudo de bom.

    André Vieira

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