Localizar Material - Missing Texture

Por: Starter  

Em: 08/07/2020 17:25

Galera, existe alguma forma no Max de localizar um material que está faltando uma textura?
Estou com uma cena muito grande, porém o Max está acusando que uma certa textura de madeira está faltando, e toda vez que vou renderizar, dá a mensagem de Missing Texture, já olhei no Asset Tracking e realmente a textura está lá, mas não está encontrando na pasta. O problema que a cena tem centenas de materiais, e aquele Material Explorer do Max é uma porcaria de primeira, nem sei pq existe aqui, não consigo localizar nada por lá.

Daria muito bem pra excluir a textura pelo Asset Tracking e bola pra frente, até pq no render, nem sei qual o material que está associado essa textura, mas é justamente por isso, eu quero saber qual a mer... do material que tem essa textura, pra saber se simplesmente posso excluir ou inserir outra, quero saber o material pra saber em qual objeto está aplicado essa material.

Isso é possível, simplesmente puxar o material para o editor desse mapa que falta?
Se vc usar o pluguin relink bitmap ele irá apontar quais texturas estão faltando, e se vc clicar duas vezes em cima dessa textura no relink ele vai selecionar os objetos na cena que tem esse mtl aplicado.
Oi Starter, tudo bem?

Eu concordo com o Max, acho que a forma mais prática é com o Relink Bitmap mesmo.

O 3ds max oferece alguns recursos nativos para você localizar a textura faltante e até trocar ela, mas ele não vai selecionar o material ou o objeto que possui essa textura igual o Max falou que o Relink Bitmap faz.

Depende se você sabe que tem a textura em algum lugar do PC ou se realmente não tem a textura, pois se não tem, não adianta procurar, tem que remover ou trocar.

Se quiser apenas remover a textura, você pode usar o Remove All que aparece na mensagem quando abre o arquivo e não encontra alguma textura, como mostra a primeira imagem em anexo.

Você também pode usar o Material Explorer, o Asset Tracking ou o Bitmap Photometric Path Editor.

O Bitmap Photometric Path Editor aparece no Utilities e também no menu Tools do Material Explorer, como mostra a segunda imagem em anexo.

Clicando no botão Select Missing Files vai listar as texturas faltantes no quadro, dai você pode trocar o caminho delas no Set Path, mas não vai selecionar os materiais delas.

A melhor forma de trocar a textura é no Asset Tracking, clicando com o botão direito em cima dela, como mostra a última imagem em anexo.

Assim, poderá remover, selecionar outro caminho no Set Path ou escolher outra textura qualquer na HD usando o Browse.

Uma opção estúpida é criar uma imagem rosa bem forte no Photoshop e trocar a textura faltante por ela para ver onde aparece na cena.

A propósito, o link para download o Bitmap Relink é este: https://www.colinsenner.com/relink-bitmaps/

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138518

Últimos membros registrados: Mvyeira , luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 1404, sendo 18 membro(s) e 1386 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Adalberto Rocha, HALTTEMBERG, Eduardo Ramos, Anderson Miguel, Gabriel.C, sandrosp5, marcelo de moraes, Pedro Juliato, Duda, Ronaldo, Paulo Rodrigues Lima, Ricardo Paranhos, Eber.Silva, Frederico Wagner N. R., Luis Antonio, Fernando Cunha, Osires Mathoso, Diego Dneo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.