Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Millow   São Paulo - AC
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
iarcheski   Chapecó - SC - AC
Gilvani   monte verde - AC

Portfólios Ver Mais

lokiibr   rio de janeiro - AC
Richard   Brasil - PR
Joao Mendes   Rio de Janeiro - AC
Bremer   Recife - PE

Artefatos CORONA RENDER

Por: Saulo  

Em: 28/10/2020 14:47

Puts!

Essa dica de cobrir o sol eu nunca tinha visto.

Boa idéia.

Vou testar. rsrs
O Denoise do corona tem a opção de remover apenas fireflies da cena.

Minha versão do corona é a 5.



Bo André vou ver essa questão também isso pode ser interessante que melhora um possível desalinhamento do corona sun com a HDRI.  
Oi Serpa, tudo bem?

Fico feliz que gostou da idéia, não é minha não, é um procedimento meio comum para evitar os problemas de trabalhar com a luz Sun do renderizador em conjunto com HDRI.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Saulo, tudo bem?

Pode não ser boa idéia desalinhar muito a posição original do sol na HDRI em relação a luz Sun do renderizador, pois mesmo sem o sol na imagem toda a parte mais clara do céu continuará na mesma posição, a iluminação nas nuvens também e vai ficar estranho.
Claro que não precisa alinhar perfeitamente como acontece quando o sol aparece na HDRI, mas terá que manter mais ou menos na mesma direção para evitar problemas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Muito obrigado pela ótima dica de encobrir o sol com o uso do Photoshop CC 2020 ou superior ou do After Effects CC... etc, essa dica realmente é ótima... ^^

=============================================================================

Acredita que estava estudando isso justamente ontem pois tive alguns problemas de "fireflies" em uma cena que tinha feito para testes algum tempo atrás e justamente porque tinha um HDRI em conjunto com uma "vray sun" e a HDRI que eu usava, tinha o sol muito intenso e meio que acabou gerando muitos "fireflies" na cena, porque realmente na cena 3d tinha 2 sóis... kkkkkkkkkkkk

Recentemente vi um ótimo vídeo do mestre Adán Martín aonde ele ensina de uma vez por todas a evitar problemas de render usando HDRI's com um nível de exposição ( exposure control ) muito altos com um sol muito forte mesmo.

O Adán Martín abre a imagem .EXR da HDR no Photoshop CC, e como ela já está com 32 bits, ele só diminui o "exposure" dela até a luz do sol ficar bem mais fraca e menos atenuada. Outro método que ele usa também é exatamente esse que você falou, André...

Ele abre a imagem da HDR no Photoshop CC e remove só o sol dessa imagem e depois salva ela ( HDR ) com um outro nome e aplica na vray dome light. Só que no caso dele ele não estava resolvendo problemas de "fireflies" e sim mostrando outras técnicas de iluminação fisicamente correta com HDRI no render V-Ray.

** Uma coisa interessante que ele fez foi copiar a cor do GI do plane gerado pela HDRI ( que ele usava nos testes de render no 3ds Max ) e colou a cor do GI do plane no parâmetro da physical camera dele ( V-Ray render )= custom balance da antiga vrayphysicalcamera...

A seguir posto o tutorial do Adán Martín aonde ele ensina esses macetes, achei bem interessante também. Esse tutorial dele é antigo (2015) mas é bem interessante. ^^

 Tutorial iluminacion HDRi Vray - Trucos y consejos generales - Español (Adán Martín)

=============================================================================

Obrigado pela ajuda que sempre nos dá, André! Como é a 1a. vez que estou falando com você nesse ano Novo, gostaria de desejar um Feliz Ano Novo a você e a Elis. Saúde, sucesso e muitas felicidades.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
 
Oi Danilo, tudo bem?

Fico feliz de saber que gostou da dica e que também viu o Adán Martín indicá-la.
É uma técnica bem antiga já, vem desde que surgiu a iluminação por HDRI, pois era muito usada no início quando as imagens HDR ainda não tinham tanta resolução e precisava aplicar em conjunto com a luz Sun.
Os renderizadores também demoravam muito para gerar este tipo de iluminação com qualidade, então, a gente tinha que aplicar uma imagem borrada em baixa resolução para criar a iluminação geral da cena, enquanto que as sombras bem definidas eram feitas com a luz Sun.
Por isso era mais importante ainda eliminar o sol da imagem HDR.
Hoje em dia os renderizadores geram iluminação HDRI rapidamente, com qualidade e as imagens são em alta resolução, então, não precisa mais usar o Sun porque consegue criar sombras bem definidas com a própria HDRI.
Porém, precisa calibrar ela direito na cena para o sol ficar com a intensidade correta, caso contrário, vai brilhar demais e causar Fireflies.

A opção de reduzir a exposição da HDRI eu não acho boa, pois limita a amplitude de claridade da imagem, é o mesmo que reduzir as cores de uma imagem comum.

Sobre copiar a cor do GI num Plane para aplicar no White Balance da câmera, é uma técnica bem comum para calibrar a câmera de acordo com a iluminação da cena igual acontece nas câmeras reais.
Sem essa calibração a cena pode ficar muito azulada ou muito alaranjada, o White Balance faz a iluminação da cena ficar mais neutra, puxando para o branco.
Para isso você precisa aplicar nele a cor predominante da cena, pois é essa cor que ele vai considerar como branco modificando todas as outras.

Eu que agradeço pelas suas postagens e pela indicação do tutorial, qualquer coisa que precisar e eu puder ajudar, é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707729.

Total de membros registrados: 135326

Últimos membros registrados: Baruto026, Monizze.o, lhsousac95, [email protected], vsanbrva, pmmng, unaarq, kene1981.

Usuário(s) on-line na última hora: 474, sendo nenhum membro e 474 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.