Artefatos CORONA RENDER

Por: Saulo  

Em: 28/10/2020 14:47

Boa tarde pessoal, tudo bem?

 

Alguem sabe o que seria esses pontos luminosos no Corona tipo flicker? 

Como corrigir?

É uma imagem não vídeo.

 

 

Uma vez que tive problema semelhante e fiquei fuçando e descobri que era o HDRI que estava somente no reflect. Tenta trocar HDRI ou algo assim, talvez seja isso.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Saulo.: oi Saulo! Tudo bem? Sobre o seu problema desses pontinhos brancos no seu render, muito provavelmente devem ser "fireflies" que aparecem quando se ilumina com imagens HDR nos diversos renderizadores profissionais que tem hoje no mercado da C.G ( Computação Gráfica )...

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Neste tópico em anexo que coloco aqui embaixo, mostro para a leitora e participante da 3d1, a "Brunacharadia" como se resolve os problemas de "fireflies" no Corona renderer, ok?

O link da nossa discussão sobre como evitar problemas de "fireflies" no Corona renderer é este aqui ----->> 
Granulado branco ( Corona renderer- 3ds Max )...

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Acessa esse link que coloquei em anexo aí em cima que irá te levar direto pro post da "Brunacharadia", aonde nós comentamos como resolver esses problemas com "fireflies" que aparecem quando se iluminam com imagens HDR...

** OBS.: As vezes, dependendo do renderizador que você trabalha ( uso mais o V-Ray render do que o Corona renderer ), esses  problemas com "fireflies" podem ser solucionados entrando nas configurações da HDRI e mudando a rotação dela no parâmetro: "Horiz. rotation".

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

Abraços e sucesso!

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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Se tiver algum material emissivo tipo em algum spot de luz ,desligue a emissão e faça um teste

Valeu pessoal, realmente o problema, era uma HDRI no "Reflect Overrides" ela combinada com a Corona Sun, trouxe problemas.

 

A forma que resolvi foi simplesmente, salvar a HDRI como JPG e mantive ela no slot, não é fisicamente correto, mas funcionou perfeitamente e manteve o resultado que queria, (o resultado que estava com a HDRI).

Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

Saulo.: oi Saulo! Tudo bem? Que legal saber que você resolveu o problema de "fireflies" no Corona renderer do 3ds Max 2020 ou superior...

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Obrigado também por ter voltado aqui no site "3d1" e ter compartilhado a solução que você adotou. Você chegou a dar uma olhada no post da nossa leitora e colaboradora: "Brunacharadia"?

** No post específico dela que coloquei lá na parte de cima da minha mensagem, mostro também outros macetes/ dicas que podem ser feitos para evitar o aparecimento de artefatos indesejados no Corona renderer do 3ds Max 2018 ( no meu exemplo usei essa versão mas você pode usar uma outra versão mais recente )...

Espero ter ajudado de alguma forma. Que bom que conseguiu resolver o problema.

Abraços e sucesso!

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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Deu sim Danilo, sua ajuda é sempre bem vinda.

Fazia tempo que não participava no fórum, mas lembro de vc desde de 2007, faz tempo hein! 

Abs!
https://youtu.be/8qSMcCQprck  tem esse tutorila sobre fireflies,ficou estranho esse seu metodo,acho que voce arrumou um outro problema ,porque não é comum trocar a hadr por uma jpg não faz sentido,parece que jogou a sujeira pra debaixo do tapete jaja via se eparar com o problema de novo
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

Saulo.: oi Saulo! Tudo bem? Realmente o nosso amigo e colaborador "Márcio" tem razão, é mais interessante ( fisicamente correto ) que você só use ou o sistema corona sun + sky, ou então só use o sistema de HDRI no Corona renderer...

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Eu também fiz uns trabalhos de C.G ( Computação Gráfica ) há alguns meses atrás que misturei o sistema de vray sun + sky com o V-Ray HDRI, porque tinha visto um tutorial do mestre Bertrand Benoit em que ele usava um "mix" de vray sun + sky com V-Ray HDRI, mas o tutorial dele era antigo ( se não me engano era de 2010 )... rsrs

E hoje em dia todos os renderizadores mais modernos só basta que você coloque uma imagem HDRI no environment do render e quase não precisa configurar mais nada ( a não ser obviamente o "exposure" da physical camera + alguns pouquíssimos parâmetros dos renderizadores )...

** Você já deu uma olhada no tutorial do "Eder Xavier" que o nosso amigo e colaborador "Márcio" gentilmente nos enviou? É bem interessante mesmo as dicas que o Eder Xavier passa para remover "fireflies" no corona renderer, e uma dessas dicas é usar uma luz photometric mesmo ( IES file ) no lugar de um "corona light material"...

** Outra dica que ele dá é aumentar o tamanho da luz photometric ou uma luz própria do corona mesmo dentro da luminária pendente e outra dica é remover o halo metálico que fica em volta da luz na opção de "include/ exclude" da iluminação do render...

Realmente são muito boas mesmo as dicas que o "Eder Xavier" mostra no ótimo canal dele no youtube, já conhecia os trabalhos do Ederanos porém fazia tempo que não olhava mais o canal dele... kkkkkkkkkkkk

** OBS.: Você mudou o seu nick? Você usava antes o saulo lísias ou é outra pessoa? kkkkkkkkkkk

Abraço e muito sucesso!

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Márcio.: oi Márcio! Tudo bem? Muito obrigado pelo ótimo tutorial que você nos mandou aqui no post do nosso amigo e colaborador "Saulo". Dei uma assistida no tutorial dele inteiro e realmente as dicas/ macetes que ele dá são muito boas mesmo.

Seria interessante depois quando o nosso amigo e colaborador "Saulo" tiver um tempinho livre, que ele desse uma olhadinha no tutorial do "Eder Xavier", vai ajudar bastante mesmo... ^^

Agradeço a sua participação e ajuda.

Abraços e sucesso a todos!

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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Saulo, tudo bem?

Eu acredito que o problema foi causado pelo sol da imagem HDR, que estava muito intenso e combinado com a iluminação do Corona Sun, criou brilhos intensos demais para suavizar.
Portanto, em vez de converter a imagem para JPG, se você copiar uma parte do céu para cima da área do sol no Photoshop, encobrindo ele, o problema seria resolvido, porque assim você ficaria apenas com o sol do Corona Sun iluminando a cena e manteria a iluminação do céu na HDRI.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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