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COMO MOLDAR ESTE DETALHE 04 EM 3D

Por: anonymumm  

Em: 23/11/2020 08:01

Oi Anonymumm, tudo bem?

Pelo que eu entendi da sua penúltima mensagem, você quer criar espessura na placa, é isso?

Se for, a forma mais fácil é aplicando o modificador Shell, mas ele vai criar as deformações no fundo da placa também.

Se quiser que o fundo seja liso precisa modelar usando um Plane, aplicar a deformação com o Displace, criar a espessura manualmente para só depois curvar com o Bend ou Wave.

Segue o passo a passo:

1- Depois que criar a deformação no Plane com o Displace, aplique o modificador Edit Poly logo acima do Displace, como mostra a imagem 1 em anexo.
Acione o Sub-Object Border para selecionar facilmente a borda do Plane, dai clique no ícone do Move, aperte a tecla do Shift ao mesmo tempo enquanto move e arraste a borda para baixo em Z, assim, vai criar os polígonos da lateral como mostra a imagem 1 em anexo.
Porém, como é um objeto pesado pode ser que fique lento na hora de fazer isso, então, assim que gerar os polígonos da lateral é melhor soltar o mouse e o Shift para depois mover até a distância desejada sem o Shift.

2- Ainda com as Edges da borda selecionadas, clique no ícone do Z na frente do botão Make Planar, como mostra a imagem 2 em anexo.
Assim, a borda que criou ficará perfeitamente alinhada em Z para perder as deformações feitas com o Displacement.

3- Troque para o Sub-Object Edge e selecione todas as Edges dos dois lados maiores, deixando sem selecionar as Edges dos dois lados menores, como mostra a imagem 3 em anexo.

4- Clique na caixinha na frente do botão Bridge e ele vai criar o tampo no fundo, além de mostrar o menu de configuração na Viewport, como mostra a imagem 4 em anexo.
Agora é muito importante que você coloque a mesma quantidade de segmentos que tem na lateral para coincidir todos os Loops de Edges e conectar direito com os polígonos da lateral, como mostra a imagem 4 em anexo.

5- Agora pode aplicar o modificador Bend, Wave ou qualquer outro para curvar que vai funcionar perfeitamente graças a quantidade de polígonos, como mostram as imagens 5 e 6 em anexo, mas vai gerar um objeto bem pesado.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Acho que seria mais pratico fazer a espessura antes então (antes de usar o displace)... Por exemplo fazer um plane com as divisões todas regulares (os poligonos todos quadrados), subdividir algumas vezes, usar o shell pra dar a espessura, converter pra editable poly, selecionar os vertices da parte de cima, e com esses vertices selecionados usar o displace... 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Fox, tudo bem?

Concordo plenamente, sem sombra de dúvidas, era muito mais fácil aplicar o Shell para criar a espessura e fazer o Displacement selecionando os vértices ou melhor ainda, aplicando um Volume Select para ficar mais procedural.
Porém, eu quis partir do painel que tinha feito na mensagem anterior e já estava pronto, então, acabou ficando mais difícil do que deveria. rsrsrs
É aquele caso onde parece barato e acaba saindo caro. rsrsrsrs

Obrigado pela observação e se o Anonymumm não tiver entendido este lance do Shell é só falar que eu refaço o exemplo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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