COMO MOLDAR ESTE DETALHE 04 EM 3D

Por: anonymumm  

Em: 23/11/2020 08:01

VIVA,


HOJE TRAGO OUTRO DESAFIO. JA TINHAMOS MOLDADO UM PAINEL 3D COM NICHOS PARECIDOS MAS DESTA VEZ O COMPONENTE TEM UMA CURVA !

QUANTOS PASSOS E FERRAMENTAS SÃO PRECISAS PARA CHEGAR A ESTE RESULTADO ??

3...2...1 !

;)
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Pode fazer até de forma procedural.
Segue o link de um video que fiz.

https://vimeo.com/482614425
Viva Fernando,

O teu Video está brutal mas não quero « Simular » a textura ! Quero Modelar a textura e obter um objecto 3D com coordenadas XYZ para exportar para uma CNC e recortar um componente em MDF !

Não precisa de ser rigorosamente o mesmo pentagono mas precisa de ser « irregular » ...

Achas possível ?



:/
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Boas anonymumm, está ai o link, não liguei o microfone mas acho que dá para perceber sem voz. Eu mostro no video a ferramenta snapshot que ajuda muito na obtenção de malhas que têm modificadores que não podem ser convertidos para poly, não é o caso do displace, neste caso bastava converter a malha para poly mas assim já ficas a conhecer mais um comando muito útil
Já agora de que zona de Portugal és?

Abraço

https://vimeo.com/483081304
Viva Fernando,


Desde obrigado pela a resposta, vou ja seguir a tua Aula com o máximo de atenção.

Sou um homem do Norte como Tu mas mais a Norte ainda !  Viana do castelo .
Fiaca aqui com o link para a minha página Facebook : https://www.facebook.com/johnny.dospassos/

Um abraço
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Viva Fernado,


Estou a seguir passo a passo o teu video mas não tenho Corona Instalado.
Segui os mesmos paramêtros com os materiais do Vray mas o aspecto da textura 
« celular » nada têm a ver com a tua !

Como é que conseguiste essa tessitura directa ? Usaste algum MAP para o displace ?


Fiz alguma coisa mal ? 

:(
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Boas, talvez o mapeamento esteja grande para essa peça, experimenta valores mais baixos e no displace os valores devem ser negativos.
Viva Fernando.....

Fantastico deu tudo certo ! Valeu o teu profissionalismo !

Agora o meu problema é criar uma espessura de 28 mm na porta curva e na porta reta ! 
O face extrude parece não funcionar e o shell altera os vincos 

Não sera mais simple « Soldar » uma caixa por tras ?? Que achas ?

Nem sei....


:(
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Oi Anonymumm, tudo bem?

Eu não vi a atualização da sua última mensagem e já tinha escrito a resposta, então, vou postar para você conhecer mais uma forma de fazer.

Li a sua nova mensagem mas não entendi o que precisa fazer, você quer unir as duas placas perfeitamente sem deixar emendas?
Não entendi a palavra "porta", você tem que fazer alguma abertura na malha?

Segue a resposta da primeira mensagem:

Sempre que der para fazer com texturas e Displacement igual o Fernando mostrou, certamente será a opção mais fácil e mais rápida.

Agora, quando tiver que modelar em 3D como te mostrei em outras mensagens, normalmente você vai aplicar o Turbo Smooth no final para suavizar e ele cria bastante polígonos, portanto, você consegue deformar a malha com qualidade utilizandos algum dos vários modificadores que o Max oferece para alterar a malha como o Bend para curvar, o Stretch para esticar, o Twist para torcer, o Wave para ondular, o Noise para enrugar, entre outros.

Por exemplo, lembra daquele aspecto de colméia que te mostrei como modelar usando o Generate Geometry numa mensagem mais antiga?

A primeira imagem em anexo mostra a versão original.
A segunda imagem mostra o resultado depois de aplicar o Wave para ondular.
A terceira imagem mostra o resultado depois de aplicar o Taper
A quarta mostra o resultado depois do Ripple.
A quinta mostra o resultado com o Noise.

Apenas para exemplificar alguns, mas você também pode colocar um em cima do outro e misturar os efeitos, como mostra a sexta imagem.

Você ainda pode usar os modificadores FFD para deformar malhas complexas, ele cria um aramado em volta da malha e modificando o aramado você altera a malha, como mostra a sétima imagem.

Eu acredito que o jeito mais fácil de fazer este padrão celular é a forma que o Fernando mostrou, usando o mapa Cellular no modificador Displace.

Mas se preferir você pode aplicar ele num Plane reto, sem ondulação, e depois criar a ondulação com o modificador Wave ou Bend, porque deste jeito você consegue modificar a ondulacão facilmente e proceduralmente, como mostra a oitava imagem em anexo.

A última imagem em anexo mostra as configurações que usei no mapa Cellular e no Displace, mas só vai ficar igual se estiver trabalhando em centímetros, conforme a unidade que usar o resultado será diferente com os mesmos valores no Cellular, por isso que a sua ficou diferente do Fernando.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Adorei ! Muito bom Andre.....
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707617.

Total de membros registrados: 135231

Últimos membros registrados: kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero.

Usuário(s) on-line na última hora: 1049, sendo 4 membro(s) e 1045 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: pinart, Anderson Miguel, Willmitnick, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.