Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

decosouza   Rio de Janeiro - RJ
Alexandro   Cascavel - PR
new   Belo Horizonte - MG
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Ale   Joinville SC - AC

Portfólios Ver Mais

ttnunes   Brazil, São Paulo - SP
jimmy ribas   curitiba pr - PR
William Almeida   São Paulo - SP
luizsouzah   São Paulo - AC

VRAY, CORONA OU LÚMION?

Por: Anderson Miguel  

Em: 04/12/2020 12:01

Olá galera... blz.. bom dia... pessoal, um amigo meu, me perguntou 
quais são as maiores vantagens e desvantagens entre o VRAY, CORONA
e o LÚMION..? Porem como eu utilizo apenas o VRAY e nunca usei o 
CORONA e nem o LÚMION, eu não soube responder a dúvida dele
e resolvi compartilhar com vcs... 

Ha, e ele quer saber também, se esses renderizadores tem compatibilidade com o Revit e o Archicad, que são os programas que ele costuma usar pra modelar..?

um grande abraço a todos e até mais.. ;)
Tentando ser breve, Vray e Corona é basicamente a mesma coisa, Lumion é um renderizador/programa que meio se limita à arquitetura, em que o ponto forte dele são ambientes externos
artstation.com/pou556
de forma básica e rápida, Corona e Vray são renderizadores robustos com capacidade de configuração complexa de materiais, iluminação de alta precisão, além de outros efeitos e opções. Vray possui otimizações com finalidade de tempo de renderização bem menor em detrimento da qualidade. O Corona nem tanto.

O Lumion é um software com renderizador baseado em GPU, com uma certa qualidade, muitas vezes bem aceitavel, e com tempo de renderização baixa, onde o foco é arquitetura. Ele possui ferramentas facilitadoras para animações básicas de pessoas, veículos, e diversos tipos de modelos. Ele também possui outros recursos que irá facilitar o trabalho para vídeos de arquitetura em geral.

alta qualidade necessita de tempo alto de renderização.
Se o seu foco for tempo baixo de renderização para arquitetura, Lumion é uma boa escolha.

Vray também possui uma versão de renderização por GPU.
Oi Anderson, tudo bem?

Só para acrescentar ao que os colegas falaram, o V-Ray pode renderizar por CPU, GPU ou de forma híbrida usando os dois, se não me engano o Corona utiliza apenas a CPU, então, quem tem placa de vídeo boa pode renderizar mais rápido no V-Ray e quem tem CPU boa, mas placa de vídeo mais fraca, pode renderizar mais rápido no Corona.

Estes dois são o Top de qualidade, já o Lumion consegue ótima qualidade com uma renderização muito mais rápida, mas não chega na mesma qualidade de V-Ray e Corona em qualquer situação.

Agora, se o seu amigo quer saber as vantagens além de tempo de renderização e qualidade, dependendo do programa que usar o V-Ray tem acesso ao V-Ray Vision, que permite navegar pela cena e gerar animações com visualização Real-Time, mas com qualidade inferior, por outro lado, o Corona oferece uma ótima biblioteca de materiais, que facilita muito o processo de texturização, um dos maiores gargalos na produção de maquete, o Lumion também tem uma vasta biblioteca de objetos e materiais.

Além destes programas ainda tem vários outros e alguns com Link para o Revit como Enscape, Unreal com Datasmith, Twinmotion e D5 Render.

Estes programas mais novos são Real-Time de verdade, ou seja, eles conseguem exibir a cena com boa qualidade em tempo real rodando a vários frames por segundo, então, o artista e até mesmo os clientes podem navegar por tudo livremente igual num jogo, até acender e apagar luzes, abrir portas e tal, se quiser ainda pode usar óculos de VR para passear por tudo em realidade virtual, exceto o D5 Render que é um renderizador igual os outros, mas que renderiza em Real-Time igual os Engines.

Por exemplo, com o Enscape, Datasmith no Unreal ou Twinmotion, você pode estar modelando o prédio no Revit e vendo ao mesmo tempo o resultado em Real-Time na Viewport destes programas, se quiser pode andar por tudo enquanto modela na tela do PC ou em VR.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito obrigado Paulo, New e André pelas informações... ajudaram bastante... :)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707579.

Total de membros registrados: 135206

Últimos membros registrados: gustavosaalmeida, IF, DESIGNERS, arqui12, scottbilly103, milesmauro, Kankuro026, lima.arthur, PH2024.

Usuário(s) on-line na última hora: 550, sendo 26 membro(s) e 524 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafa.carvalho, Roberto Movanni, magster, Lucas Reis, Eng Damasceno, Allen Anderson, Eber.Silva, TadeuB79, Gabriel.C, Geraldo Nunes, emersonforentin, mastermax, Carlos E. Nogueira, nandao, Sergio1987, JMDesign, Celso Borttoloto, Le_Andro, gustavosaalmeida, italon kalebe, Daniel Monteiro, IF, DESIGNERS, Elis, marcio.alain, Alexandre Longo, mixel.amorim.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.