Oi italon, tdo bem?
Mostrei sua dúvida para o André, vou colar aqui a resposta.
Atenciosamente, Elis
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Oi Italon, tudo bem?
É bem simples definir o caminho das texturas.
Primeiro precisa copiar a pasta com as texturas para qualquer lugar no seu computador, não pode deixar em DVD, PenDrive ou HD externo porque o 3ds max tem que encontrar a pasta sempre que precisar.
1- Depois que tiver copiado a pasta com as texturas para a HD do seu PC, é só acessar o menu Customize > Configure Project Paths, como mostra a imagem 1 em anexo.
2- Em seguida, acesse a aba External Files na janelinha que aparece e clique no botão Add, como mostra a imagem 2 em anexo.
3- Assim, vai abrir a janela do Browser para você encontrar a pasta com as texturas que copiou para o PC.
Se dentro da pasta principal tiver outras pastas, você precisa habilitar a opção Add Subpaths para ele incluir estas pastas internas, como mostra a imagem 3 em anexo.
Desta forma o programa sempre vai encontrar as texturas dos objetos da coleção que aplicar nas cenas, mas note que tem duas versões de cada objeto, uma para o Mental Ray e outra para o V-Ray, então, tem que importar o arquivo correto de acordo com o renderizador que estiver trabalhando, caso contrário os materiais não serão reconhecidos e ficará tudo preto.
Os objetos só funcionam com estes dois renderizadores, o Mental Ray que existe até o 3ds max 2018 e o V-Ray, que tem Plug-in para todas as versões do 3ds max.
Qualquer dúvida ou problema é só falar.
Abração e tudo de bom.
André Vieira