Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Paulo Fernando   Parnaíba-Pi - PI
Ramires   Porto Velho - RO - RO
An3dre   Araras / SP - SP
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Vinicius Paciello   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

g2guilherme   Curitiba-PR - PR
Iel   São Paulo
estebanXRK   Brasilia - DF

Cromado e metal Corona

Por: Juliano Kloss  

Em: 07/10/2021 23:47

Oi Juliano, tudo bem?

Eu fico muito feliz de ver os amigos te ajudando igual antigamente aqui no fórum e agradeço eles sinceramente, o Ricardo até postou um vídeo tutorial.

Eu gostaria de contribuir com uma dica simples que usei bastante, não sei se você já viu, mas em várias cenas que costumo divulgar para download tem um cilindro ou um meio cilindro em volta do projeto com imagem HDR aplicada, as vezes até JPG mesmo, mas o ideal é HDR.

Coisas reflexivas como vidros e metais não possuem cor, a cor deles é justamente o reflexo do que está ao redor, então, se não tiver o que refletir acabam ficando estranhos.

Colocando um meio cilindro bem grande na frente da casa, mas atrás da câmera, e aplicando uma imagem HDR com detalhes, ela vai refletir não só no cromado mas também nos vidros e outras coisas reflexivas.

Veja como tem apenas as árvores refletindo nos vidros e parece que não existe nada na frente da casa, fazendo este cilindro e aplicando uma imagem você vai adicionar mais detalhes nos vidros e no puxador.

Abração e tudo de bom.

André Vieira



Fala, mano!

Eu aqui já fiquei horas tentando ajeitar HDRI que desse certo na cena justamente por causa dos reflexos em vidros e materiais muito reflexivos como os metais em geral.

Em objetos retos, eu costumo utilizar um noise (ou textura similar) para simular leves ondulações como ocorre na vida real. Praticamente, toda superfície reta, vai haver essas leves ondulações, o que vai fazer uma diferença nas reflexões dessas mesmas superfícies.

Também sempre uso o recurso de suavização de quinas com mapa. Modelar os chanfros não vale muito a pena, pois a cena vai ficar muito pesada se tu resolver fazer o chanfro de todas as quinas na modelagem mesmo.

Bom, enquanto isso, eu fico aqui na expectativa do software de modelagem por voxels. Já há vários por aí, mas o que eu queria mesmo seria para esse nível de detalhes:
https://www.youtube.com/user/AtomontageEngine/videos

https://www.atomontage.com/
http://archive.atomontage.com/

 

Oi New, tudo bem?

Eu agradeço por essa ótima lembraça, acho que estou ficando velho mesmo, pois esquecer de mencionar isso foi um sacrilégio, obrigado por lembrar!!!

Certamente é a melhor forma de melhorar os reflexos, precisa ser um Noise bem grande e bem leve, pois assim vai ajudar a refletir com mais realismo.

Evitar cantos vivos como você disse também é importante, mas o Noise nos cromados retos e vidros é o segredo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Ah, de boas!

Eu também ando me esquecendo muito das coisas. Ainda mais hoje que nem estou com tempo para ficar mexendo com 3d direito.

tu já deve ter visto sobre esse software de modelagem nos links que postei logo aí em cima.
Com uma certa frequência, eu fico olhando o site pra ver se já vai ter uma demo, ou seja lá o que for, pra gente testar o sitema de modelagem.

Oi New, tudo bem?

É uma pena saber que não está mais trabalhando direto com 3D, o que você está fazendo agora?

Sobre o Atomontage, eu conheço sim, já noticiei várias vezes aqui no site e no mesmo dia que você postou esta mensagem eu publiquei uma notícia dele, que você até comentou e vou responder daqui a pouco.

Realmente o sistema deles é revolucionário, pois tem vários outros sistemas de modelagem por ai, mas nenhum engloba o volume interno igual o Atomontage.
O problema é a quantidade de dados pelo que li no dia que postei a notícia do Beta, também não sei se eles conseguiram animar os objetos, pois lembro de ter visto no Webinar do Nanite que a Epic pensou em usar Voxels antes de optar por triângulos, o problema deles foi animar personagens com Voxels.
Já faz uns 6 ou 7 anos que existe o Atomontage e os caras ainda estão desenvolvendo, pois tem muitos problemas para eles solucionarem até se tornar viável.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Bom, na verdade, eu praticamente, não conseguia serviço com computação gráfica. Os poucos frelancer que consegui, em alguns, andei tomando cano. Ainda bem que foi coisa leve.

Eu sempre trabalhei com atendimento (telemarketing) e em supermercado também. o que pintar é isso mesmo.

Deve ter mais ou menos, isso daí mesmo que ando acompanhando a Atomontage. Sobre essa questão que tu levantou, da animação, eles poderiam liberar a parte de modelagem, materiais, pelo menos para possibilidade de impressão 3d ou imagem estática mesmo.

Realmente, se for pararmos para pensar sobre essa parte da animação com voxels, chega a ser até difícil de eu imaginar uma possibilidade de fazer isso.

Bom, esperar pra ver.
Oi New, tudo bem?

Desculpe a imensa demora para responder, mas tirei um mês de "férias" do site este ano.

O trabalho com renderização de imagens virou varejo e os preços caíram muito depois que um monte de gente passou a fazer boas imagens no Lumion.

Quem é responsável e trabalhador igual a você não escolhe serviço e eu fico feliz de saber que ainda encontra tempo para acompanhar o site.

Eu espero que o curso de Unreal abra novas portas para você, mesmo fora da área de maquete, pois aliando a criatividade com o domínio do Engine e o conhecimento de uma determinada área, qualquer uma, você pode criar aplicações para suprir necessidades que observa.

Apenas para dar um exemplo de quem não conhece nada da área de marketing, mas imagino que tem um determinado protocolo para seguir nos atendimentos, então, você poderia desenvolver um Game de treinamento para saber quanto os funcionários estão por dentro deste protocolo, criando situações virtuais para eles resolverem e gerando relatórios do desempenho de cada um.
Então, você poderia criar um protótipo e apresentar para os seus superiores, a gameficação das operações e treinamentos é uma grande tendência para os próximos anos.

Sobre o Atomontage, eu vi um novo vídeo sobre ele explicando melhor o sistema, pelo que entendi ele funciona igual os sistemas de Voxel, gerando os Boxes automaticamente e principalmente usando uma compressão poderosa para não ficar tão pesado.
Sendo assim, ele consegue trabalhar com objetos animados, pois converte a malha e o volume do objeto animado normalmente em Boxes a cada Frame da animação.

Também não tem textura, a cor de cada Pixel da textura é transferida para um Box do Voxel, então, a resolução da "texturização" também é variável conforme a resolução do Voxel.

No início do mês eles lançaram o Open Beta de verdade e postei apenas ontem, pois a notícia que eu postei em Dezembro era do anúncio do Open Beta, então, parece que agora está disponível para download, porém, só até o final do mês.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707704.

Total de membros registrados: 135312

Últimos membros registrados: otiscavin, cie, Prudencio, thiago23, Yumitchi, nivialps, Jose10, amanda.goulart.

Usuário(s) on-line na última hora: 570, sendo 17 membro(s) e 553 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabio Catelleno, Le_Andro, Tomas, otiscavin, Ronaldo Junior, Vladis, yasmimin, Victor Mendonça, cie, Abilio, Reinaldo Silva, Geraldo Nunes, marcola, Thiago Couto, Adalberto Rocha, robisonfalco, magster.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.