Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

rabellogp   São Carlos - SP - SP
ti_roc   Mauá, SP - AC
Andeciuala   Brasilia - DF
tiagoschuch   florianopolis - SC

Portfólios Ver Mais

thiago-df   Brasília - AC
Eme-M   São Paulo - AC
THADS2456   São José Do Rio Preto SP - SP
luizhmj   Capivari de Baixo - AC

COMO MODELAR ESTE OBJETO ? ( 5 )

Por: anonymumm  

Em: 07/11/2021 18:03

Boa noite a todos

Mesmo exercício mesmo a pergunta outro desafio :  

Que ferramentas utilizaria para modelar estão jeito ? Trata-se de uma porta com 50 cm x 60 x 3cm...


Vamos modelar ?

????
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Oi Anonymumm, tudo bem?

As ferramentas são sempre as mesmas, o lance é colocar as Edges e vértices onde precisa criar os detalhes e este objeto é um bom exemplo.

Veja no passo a passo como inicio com um Plane sem Edges (segments) e uso o Cut para criar as Edges onde preciso fazer os detalhes.

1- O Cut é uma ferramenta chata, tem que ter prática, mas ele te mostra onde vai criar as Edges conforme passa o mouse, então, tem que criar a que precisa sem deixar gerar Edges onde não deveria.
Eu iniciei clicando no canto superior direito, depois dei mais dois cliques para formar o arco de cima, em seguida, fiz a mesma coisa, iniciando do canto superior direito e descendo dando mais dois cliques para formar o arco da direita, como mostra a imagem 1.

2- Não pode deixar aqueles vértices separados no canto superior direito, então, uni os dois com o Collapse, depois, usei o Cut novamente para cortar ao contrário e conectar os primeiros arcos nos vértices de cada um, formando uma teia como mostra a imagem 2.
No final eu verifiquei se não tinha vértices sobrepostos, que é comum com o Cut, selecionei os que encontrei e colapsei para ficar um só.

3- Depois, selecionei as Edges dos dois arcos iniciais e usei o Chamfer para criar uma borda, como mostra a imagem 3, igual fiz no Objeto 1 que postou, pois o efeito é o mesmo.

4- Porém, o Chamfer bagunça os vértices no canto superior direito, onde tem a união dos dois arcos, então, tem que aproximar e arrumar manualmente, como mostra a imagem 4.

5- Depois, é só afastar os vértices de cada lado dos arcos iniciais, como mostra a imagem 5, para eles se abrirem em vez de ficarem bem vincados igual aconteceu no Objeto 1 que postou, pois é a distância entre Edges e vértices que define a suavidade do detalhe.

6- Então, selecionei duas Edges de cada arco, deixando de fora a última que chega no canto superior direito, dai movi elas para cima formando a ondulação, como mostra a imagem 6.

7- Em seguida, aproximei dos vértices do canto superior direito e movi a ponta de cada arco um pouco para cima, como mostra a imagem 7.

8- Eu achei que acabou ficando um pouco solto no canto superior direito, então, para segurar mais e deixar as ondulações mais juntas, selecionei as Edges do canto e usei o Connect para criar um novo Loop de Edges, como mostra a imagem 8.

9- Dai é só aplicar o TurboSmooth com 3 no Interations para ver o resultado.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Viva André,

Impressionante !

Obrigado vou ja repetir este exercicio....
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Oi Anonymumm, tudo bem?

Espero que tenha dado certo o seu exercício e se tiver qualquer problema é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707602.

Total de membros registrados: 135220

Últimos membros registrados: annastark, Ztesu026, Defending, André.fs, LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337.

Usuário(s) on-line na última hora: 1063, sendo 5 membro(s) e 1058 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: annastark, Neesaun, Ztesu026, PH2024, Juvencio Simbo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.