Oi Márcio, tudo bem?
Você está indo muito bem no Unreal, vi as suas animações com MetaHuman e tudo, o caminho é este mesmo, meter as caras e começar a fazer para valer, pois não tem forma melhor para aprender, fico feliz de saber que os tutoriais que divulgo estão ajudando.
Agora, eu estou muito longe de ser "o cara" como você disse, principalmente no Unreal, que tem áreas que ainda nem toquei, mas pelo que aprendi nos últimos 8 anos estudando o Engine, é o melhor programa que já conheci para animação e para arquitetura.
Eu trabalhei por quase 10 anos com animação e sai traumatizado de tanto esperar Render, só voltei a ter tesão por animação novamente depois que aprendi um pouco de Unreal.
Para este tipo de animação que você gosta de fazer, igual um Videoclip musical, o Unreal é excelente, pois normalmente os Clipes têm longa duração, então, tem que renderizar em Real-Time.
Sobre a questão do fim do 3ds max, eu não tenho nenhuma informação privilegiada, não tenho mais contatos na Autodesk, ninguém me falou nada, mas observo o mundo 3D há quase 30 anos e acho que percebo certos movimentos, o 3ds max só apresenta novidades idiotas, o Product Manager atual é um completo imbecil e incapaz, a equipe de desenvolvedores é composta por um bando de moleques e o programa perde usuários a cada dia, basta ver a quantidade de Plug-ins, Scripts e principalmente tutoriais que publicam sobre ele perto do que era há 5 anos atrás.
Logo terei que postar tutoriais de Blender em vez de 3ds max, porque quase não tem mais.
Pode ser que eu esteja errado, pode ser que a Autodesk perceba que tem um bando de incapazes gerindo o 3ds max, demita todo mundo, contrate gente nova e coloque o programa para andar novamente, mas eu acho isso muito pouco provável de acontecer.
Se o programa continuar no ritmo atual, pode ser que não chegue até o final desta década, porque ninguém vai querer usar um programa ultrapassado e cheio de problemas na interface igual a esse.
Eu parei no Max 2021 por causa dos problemas de interface, não tenho paciência para aturar um programa tão vagabundo que exibe balões com informações na frente dos parâmetros e depois o balão não some, impedindo de acessar os parâmetros, tem que ter muita paciência e eu não tenho.
Sobre os trabalhos de maquete que divulgo feitos no Unreal, é porque o público do site busca por isso, mas tem ótimas animações de tudo que é tipo feitas no Unreal.
Sobre as placas RTX, se não quiser aprender nada e mesmo assim esperar Render, é só ter uma placa RTX, dai não precisa configurar quase nada, é só animar e renderizar.
Trabalhar com o sistema de Bake envolve muito mais conhecimento, tem diversos tipos de sombras, diversos tipos de translucência, diversos tipos de vários efeitos para usar conforme a situação, mas dai consegue renderizar em tempo real de verdade e até criar aplicações interativas para passear em 3D.
Então, se for para comprar uma RTX para esperar Render, é melhor renderizar no Max mesmo.
Além de tudo, o Unreal tem o Path Tracer, então, se a pessoa quer alta precisão nos efeitos mesmo que tenha que esperar Render, é só renderizar com o Path Tracing que será igual a uma renderização com o V-Ray GPU.
Sobre a importação de objetos a partir do 3ds max, pode perguntar tudo que quiser, pois vou ter o maior prazer em explicar.
Porém, para explicar direito desde o começo vou ter que escrever um livro aqui, então, vamos por partes e aos poucos.
A coisa mais importante do mundo é perceber que não vale a pena exportar móveis e decorações com materiais do V-Ray ou Corona através do Datasmith, pois vai dar mais trabalho arrumando do que se fizesse do jeito certo.
O jeito certo é exportar em FBX com materiais Standard e sem texturas, apenas cor e principalmente nome nos materiais.
Você vai texturizar os objetos no Unreal em vez do Max, onde é muito melhor porque verá o resultado da texturização com qualidade final enquanto ajusta as propriedades do material.
O importante é criar um bom material de base no Unreal, um material que tenha os principais recursos igual o VRayMtl, o Physical Material do Max ou do Corona.
O Datasmith é bom para importar o projeto arquitetônico, a alvenaria com paredes, pisos, tetos e tudo mais, menos os móveis e a decoração.
Fazer uma maquete completa no Max com luzes e materiais do V-Ray ou Corona para exportar para o Unreal é ineficiente, vai ter o dobro do trabalho e ainda terá que resolver problemas.
Estude a configuração de materiais no Unreal que é o primeiro passo importante.
Qualquer mínima dúvida que tiver na configuração, é só falar que eu te ajudo.
Abração e tudo de bom.
André Vieira