Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Henry Rietra   Brasil - Ceará
Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC
alej0   Colombia
Ale   Joinville SC - AC

Portfólios Ver Mais

Leo Mattos   Rio deJaneiro - RJ
Leandro_L   Poços de Caldas - MG - MG
Lerbe   Casa - PR

MCG criar objetos com snap

Por: loskim  

Em: 06/08/2022 15:09

Olá queria saber se é possível criar objetos igual os modelos que ja vem no max por exemplo um box, vc clica e segura pra criar a base depois solta e ele espera vc clicar pra definir a altura, é possível fazer isso com modelos parametricos criados no mcg? pode ser um box mesmo como exemplo, em vez de clicar na viewport e o modelo ja aparecer queria poder clicar e segurar pra já definir ali as dimenções, isso me daria a possibilidade de usar o snap.
Oi Loskim, tudo bem?

Desculpe a demora para responder.

Eu estudei bastante o MCG logo que adicionaram no 3ds max 2016, mas depois não usei mais, então, estou bem enferrujado nele e não sei se adicionaram mais recursos novos até a versão 2018, pois parece que pararam de atualizar o MCG no Max 2018 e já li em fóruns internacionais que o MCG morreu e não vão mexer mais.

Por isso não sei dizer se existe a possibilidade de pedir os pontos antes de criar o objeto na cena, eu creio que não seja possível.

Pelo pouco que estudei do sistema, primeiro você terá que clicar na Viewport para criar a transformação do objeto no mundo 3D, dai vai aparecer os parâmetros dele no menu lateral e você poderá colocar botões para pegar os pontos, então, teria que clicar num botão para depois usar o Snap e definir um ponto na Viewport, se precisar de outro ponto, teria que clicar em outro botão e só depois usar o Snap na Viewport.

Posso estar errado, não fui muito fundo no MCG, pois ele realmente é chato de trabalhar, não foi criado para artistas, tem que fazer tudo na picareta, é mais fácil ir de joelhos até Aparecida pagando promessa.

Se escrever um Script em MaxScript conseguirá fazer este sistema de pedir os pontos antes e tudo mais, mas escrever Script é mais chato ainda, tinham que criar um sistema de Nodes no Max igual o do Blender ou do Unreal, mas eles largaram mão do Max, só ligam para o Maya, por isso o Max está indo ladeira abaixo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Boas loskim não sei se é o que você procura, mas tem esse plugin da model+model que pode ajudar.

https://www.youtube.com/watch?v=3-a9rcTwrys

Abraço
Oi Fernando, muito legal esse plugin eim, interessante mesmo, mas não é exatamente isso, queria poder criar o modelo pra definir o tamanho já usando o click, igual quando cria um box e vc tem que clicar e arrastar pra esse arrastado ser a dimensão do box, mas achei muito legal esse plugin eim, não conhecia
Oi Loskim, tudo bem?

Graças a essa indicação do Fernando eu lembrei de outro Plug-in que pode servir para criar armários, portas e janelas com controles paramétricos sem dificuldade, chama Universal Customizer e permite que você selecione vértices do objeto e adicione controles para modificar, só não vai ter o lance do Snap que você deseja.

Dá uma olhada na notícia que publiquei dele quando foi lançado: https://3d1.com.br/noticia/72131

Porém, depois que respondi o seu email eu lembrei de uma possibilidade com o MCG, em vez de você construir as linhas por código para depois gerar o Mesh, você pode criar um MCG que pegue uma linha existente e usar essa linha para gerar o Mesh.
Então, no caso de um armário de cozinha, por exemplo, você primeiro desenharia um retângulo com o Shape nativa do Max, usando o Snap e tudo mais, dai selecionaria o retângulo e aplicaria um modificador criado com MCG para transformar a linha no armário, onde poderia colocar parâmetros para controlar a altura, quantidade de portas e tal depois que ele fosse criado.
Assim, pelo pouco que ainda lembro do MCG, será mais fácil do que criar a primitiva do zero com Snap na criação.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707699.

Total de membros registrados: 135304

Últimos membros registrados: Timothy, bdsantha, Faith, Lukasmiranda00, ViniBoy777, MBS, Rinte1943, sc900dumps.

Usuário(s) on-line na última hora: 637, sendo 24 membro(s) e 613 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago, Osvaldo Arquiteto, gago, Celso Borttoloto, 3dbp, Ronaldo Junior, SERPA, gola31, gabrieelsilvaofc, claro_lima, Abilio, Reinaldo Silva, Juarez, emersonforentin, gilson antunes, Alex Bastos , Roberto Movanni, Gauchu, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Eng Damasceno, marcio.alain, dallest91, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.