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Vídeo Curso Unreal Pra Valer - Capitulo 5 Aula 8

Por: Rocha  

Em: 20/02/2023 09:42

Bom dia, no final da aula 8 do capitulo 5, quando vamos organizar os grupos do material, nao tenho a opção de group sorting no UE 5.1.1.

Esqueci de activar alguma opção ou é bug do Unreal 5.1.1?

Obrigado
Rocha:
Bom dia, no final da aula 8 do capitulo 5, quando vamos organizar os grupos do material, nao tenho a opção de group sorting no UE 5.1.1.

Esqueci de activar alguma opção ou é bug do Unreal 5.1.1?

Obrigado
 Olá amigo, boa tarde! tô começamdo a achar que, tiraram essa opção, pois no meu também não aparece! é possivél acessar nos parametros do material. conforme vc for organizando eles, eles vão ficando na fila nessa barra de parameters. 
Oi Rocha, tudo bem?
 
Quando o Juarez me enviou um email falando que o Group Sorting não aparecia eu achei muito estranho e pensei que era algum problema na instalação dele, pois pesquisei na internet e não encontrei nada sobre este problema.
 
Porém, se aconteceu com você também é gravíssimo, pois certamente deve estar acontecendo com um monte de gente.
 
Pesquisei novamente agora e o único tópico que existe sobre isso é do próprio Juarez no fórum da Epic Games, então, seria bom você postar lá também porque assim chega no ouvido dos desenvolvedores.
 
Eu sugeri para o Juarez atualizar para a versão 5.1.1 para ver se resolvia, aqui na minha instalação da 5.0.3 aparece o Sorting normalmente, mas hoje de madrugada vou instalar o 5.1.1, pois minha internet é via satélite e só posso baixar coisas grandes de madrugada, então, amanhã te falo se apareceu aqui.
 
Sem o Sorting é impossível arrumar a interface do material e ficará muito ruim de usar.
Terá que criar os parâmetros na ordem que deseja que apareçam, porque sem o Sorting eles serão listados na interface conforme a ordem de criação, pelo menos foi assim até a versão 5.0.3.
 
A aba Parameters serve apenas para visualizar os parâmetros e alterar os valores mais facilmente em vez de ter que ficar selecionando os Nodes no gráfico, seria ótimo poder arrumar a interface por ali mesmo, apenas arrastando os menus para a posição que deseja, então, não sei se estão fazendo isso, vou testar assim que instalar, tentando arrastar alguma coisa ali no Parameters para ver se funciona.
 
Na própria documentação do Unreal aparece o menu Sorting na imagem, o Juarez mesmo me mostrou, porém, na mesma página não fala nada sobre ele, aparece a descrição de todas as outras abas menos a dele, então, parece que estão mudando alguma coisa, mas mesmo assim é estranho não anunciarem nada e sumirem com uma opção importante.
 
 
Mas amanhã te falo com certeza se também não apareceu no 5.1.1 aqui e dai vou tentar descobrir como arrumar a interface.

OBS: Olhei agora a lista de correções do Unreal 5.1.1 e não fala nada sobre o Group Sorting, está nesta página: https://forums.unrealengine.com/t/5-1-1-hotfix-released/765638

OBS2: Encontrei um tópico no Unreal Issues informando a falta do Sorting Group, está nesta página: https://issues.unrealengine.com/issue/UE-176110

Seria bom vocês dois votarem lá neste tópico, eu vou votar também.

Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Andre Vieira:
Oi Rocha, tudo bem?
 
Quando o Juarez me enviou um email falando que o Group Sorting não aparecia eu achei muito estranho e pensei que era algum problema na instalação dele, pois pesquisei na internet e não encontrei nada sobre este problema.
 
Porém, se aconteceu com você também é gravíssimo, pois certamente deve estar acontecendo com um monte de gente.
 
Pesquisei novamente agora e o único tópico que existe sobre isso é do próprio Juarez no fórum da Epic Games, então, seria bom você postar lá também porque assim chega no ouvido dos desenvolvedores.
 
Eu sugeri para o Juarez atualizar para a versão 5.1.1 para ver se resolvia, aqui na minha instalação da 5.0.3 aparece o Sorting normalmente, mas hoje de madrugada vou instalar o 5.1.1, pois minha internet é via satélite e só posso baixar coisas grandes de madrugada, então, amanhã te falo se apareceu aqui.
 
Sem o Sorting é impossível arrumar a interface do material e ficará muito ruim de usar.
Terá que criar os parâmetros na ordem que deseja que apareçam, porque sem o Sorting eles serão listados na interface conforme a ordem de criação, pelo menos foi assim até a versão 5.0.3.
 
A aba Parameters serve apenas para visualizar os parâmetros e alterar os valores mais facilmente em vez de ter que ficar selecionando os Nodes no gráfico, seria ótimo poder arrumar a interface por ali mesmo, apenas arrastando os menus para a posição que deseja, então, não sei se estão fazendo isso, vou testar assim que instalar, tentando arrastar alguma coisa ali no Parameters para ver se funciona.
 
Na própria documentação do Unreal aparece o menu Sorting na imagem, o Juarez mesmo me mostrou, porém, na mesma página não fala nada sobre ele, aparece a descrição de todas as outras abas menos a dele, então, parece que estão mudando alguma coisa, mas mesmo assim é estranho não anunciarem nada e sumirem com uma opção importante.
 
 
Mas amanhã te falo com certeza se também não apareceu no 5.1.1 aqui e dai vou tentar descobrir como arrumar a interface.

OBS: Olhei agora a lista de correções do Unreal 5.1.1 e não fala nada sobre o Group Sorting, está nesta página: https://forums.unrealengine.com/t/5-1-1-hotfix-released/765638

OBS2: Encontrei um tópico no Unreal Issues informando a falta do Sorting Group, está nesta página: https://issues.unrealengine.com/issue/UE-176110

Seria bom vocês dois votarem lá neste tópico, eu vou votar também.

Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
André, boa tarde!
Eu consegui fazer a atualização, mas mesmo assim, não aparece.
 Então, estou fazendo como vc falou ai, crio parametros de acordo com a ordem, e quando crio os shaders dos materiais, vou colocando nos paramentros já nomeados, pra ficar em ordem. ele aparece nas instancias na ordem.
Oi Juarez, tudo bem?

Essa é a única forma que vejo para contornar o problema por enquanto, porém, será difícil manter assim porque você não pode errar e nem editar nada, já que mudará a interface e para arrumar terá que deletar todos os parâmetros e criar de novo, é um martírio trabalhar assim, mas serve para estudar.

Espero que eles mudem mesmo o Sorting e deixem a organização de forma visual no Parameters, pois o Sorting também é um pé no saco em materiais com bastante parâmetros como os que criamos no curso.

Você tentou mover algum parâmetro na janela do Parameters para ver se mudam de posição.
Se tiver essa opção provavelmente vai aparecer um detalhe diferente no canto esquerdo da linha onde está o parâmetro.
Hoje de madrugada vou testar isso na 5.1.1 e amanhã falo o que aconteceu.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre Vieira:
Oi Juarez, tudo bem?

Essa é a única forma que vejo para contornar o problema por enquanto, porém, será difícil manter assim porque você não pode errar e nem editar nada, já que mudará a interface e para arrumar terá que deletar todos os parâmetros e criar de novo, é um martírio trabalhar assim, mas serve para estudar.

Espero que eles mudem mesmo o Sorting e deixem a organização de forma visual no Parameters, pois o Sorting também é um pé no saco em materiais com bastante parâmetros como os que criamos no curso.

Você tentou mover algum parâmetro na janela do Parameters para ver se mudam de posição.
Se tiver essa opção provavelmente vai aparecer um detalhe diferente no canto esquerdo da linha onde está o parâmetro.
Hoje de madrugada vou testar isso na 5.1.1 e amanhã falo o que aconteceu.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi André.
Sim, já tentei arrastar, tanto no parameters do MB como no próprio MI. Até agora não consegui não! vai que vc consegue, por isso não vou dizer quie não é possivel! rsrssr
Oi Rocha e Juarez, tudo bem?
 
Descobri uma gambiarra que resolve o problema e pode ser mais fácil do que usar o Sorting, apesar de não ficar tão bonito, é só colocar números na frente do nome do grupo igual mostra a imagem em anexo.
 
Vi isso na documentação do Unreal, apesar de logo abaixo eles mostrarem como usar o Sorting, que não aparecia naquela outra página que indiquei, ou seja, o Sorting ainda faz parte do Engine.
 
Então, os materiais dentro de um mesmo grupo vocês podem organizar usando o valor do Sort Priority no próprio Node do parâmetro, mas para colocar os grupos na ordem que deseja tem que iniciar o nome deles com 00, depois 01, depois 02 e assim vai.
 
Desta forma fica igual quando usa o Sorting, apesar de ter o número na frente.
Eu vou atualizar os vídeos para a versão 5.1.1 e já aproveitarei para adicionar um enxerto na aula 8 do capítulo 5 mostrando mais essa possibilidade para organizar os parâmetros.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Andre Vieira:
Oi Rocha e Juarez, tudo bem?
 
Descobri uma gambiarra que resolve o problema e pode ser mais fácil do que usar o Sorting, apesar de não ficar tão bonito, é só colocar números na frente do nome do grupo igual mostra na imagem em anexo.
 
Vi isso na documentação do Unreal, apesar de logo abaixo eles mostrarem como usar o Sorting, que não aparecia naquela outra página que indiquei, ou seja, o Sorting ainda faz parte do Engine.
 
Então, os materiais dentro de um mesmo grupo vocês podem organizar usando o valor do Sort Priority no próprio Node do parâmetro, mas para colocar os grupos na ordem que deseja tem que iniciar o nome deles com 00, depois 01, depois 02 e assim vai.
 
Desta forma fica igual quando usa o Sorting, apesar de ter o número na frente.
 
Eu vou atualizar os vídeos para a versão 5.1.1 e já aproveitarei para adicionar um enxerto na aula 8 do capítulo 5 mostrando mais essa possibilidade para organizar os parâmetros.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Muito obrigado André!!
De qualquer forma foi boa adiscussão! mas espero coseguir organizar a aba do group sorting!
Obrigado André e Juarez, acho que andamos pelos mesmos forums. Ja votei para resolver o problema do Sorting no site do Unreal.
Entretanto vou usar a numeração para arrumar o material.
Obrigado.
Rocha:
Obrigado André e Juarez, acho que andamos pelos mesmos forums. Ja votei para resolver o problema do Sorting no site do Unreal.
Entretanto vou usar a numeração para arrumar o material.
Obrigado.
 Oh meu amigo!! eu quem agradece!!
Vamos esperar o que o professor André tem a nos dizer! laughing

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