Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RSFX   São Paulo
Sandro Medeiros   Santa Isabel - SP - AC
Viewcg   Sertãozinho - SP
Wever   Guarapari - ES
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

Johnathan Oliveira   Goiânia - Goias - AC
Magiste   São Paulo - SP
marcomaquetes   Santos, SP - SP
Adonis Los   Petrópolis - RJ

Luzes

Por: danilocsi  

Em: 26/09/2005 21:11

Opa galera tudo bem?? Eu estou fazendo uma cena de um quarto mas eu preciso saber como faz uma luz aí, a da imagem foi feita no V-Ray mas eu uso o MR então se alguem souber onde tem um tutorial para isso eu ficaria grato! A imagem a seguir é do André Tobo eu peguei como exemplo ouviu MUX hehe! [/list]
3Danilo
Aew danilo, isso são photométric lights com IES tem um bom tuto aqui pra vc entender melhor http://www.evermotion.org/index.php?unfold_exclusive=86&unfold=exclusive Abraço
Valew UNDERLINE mas eu to precisando pra MR nao pra VR hehe se algue m souber onde tem fico grato...
3Danilo
as luzes photométricas funcionam tanto pra vray quanto pra mental ray. o que vc tera que alterar é a shadow que pode ser utilizada em cada render, isso se vc abilitar a shadow, ja que em alguns casos não é necessário. Rodrigo Lima.
Oi danilocsi Na vida real este efeito é produzido pelo reflexo da luz na canopla da lâmpada, é possível criar uma canopla reflexiva e reproduzir o efeito via cálculo de render. ??? Mas por bom senso, recomendo que você simplesmente aplique um mapa na projeção do spot, porque além de ficar "leve" vai render com qualquer renderizador. :D Espero ter ajudado Phy
"Phy" disse: .... Na vida real este efeito é produzido pelo reflexo da luz na canopla da lâmpada, é possível criar uma canopla reflexiva e reproduzir o efeito via cálculo de render. ??? ....
rss... deve ser legal fazer isso com umas 20/30 "downlights" em uma cena, não é? :lol: Neste ponto o Maxwell Render está mais "amigável" com o processo de produção. CliqueAqui Abraço! :joiad:
"Phy" disse: Oi danilocsi Na vida real este efeito é produzido pelo reflexo da luz na canopla da lâmpada, é possível criar uma canopla reflexiva e reproduzir o efeito via cálculo de render. ??? Mas por bom senso, recomendo que você simplesmente aplique um mapa na projeção do spot, porque além de ficar "leve" vai render com qualquer renderizador. :D Espero ter ajudado Phy
Cara, postei esses dias essa duvida.. dae me falaram q era c o arquivo IES.. pode ver q teim um tópico q eu tentei fazer com calculo de caustics e ateh comentei sobre a projeção de um mapa gradient.... deu certo.. mas n fica legal c o Caustics.. ja c o mapa fico melhorzinho.. mas nda se compara a photometric... eh real cara.. inclusive ela obedece a escala do desenho.. veja no tuto da tresd1 sobre photométrics que teim ateh uns links de onde se baixa os arquivos IES e um catalogo de quel tipo de lampada eh cada arquivo.....
Oi Ramon Eu conheço bem o uso das luzes fotométricas porque antes de serem incorporadas ao Max eram ferramentas do Lightscape que é um render por Radiosity que eu uso há muitos anos e que foi integralmente incorporado ao Max à partir da versão 5.0. A questão é que neste caso é realmente mais simples aplicar um mapa; de uma maneira geral eu prefiro ser realmente senhor da cena :D , ou seja gosto de determinar exatamente como vai ficar cada efeito e não de ficar sujeito ao tipo de efeito que o programa oferece, além do quê não há perda de tempo com presets, busca de um IES adequado e com o calculo de render. Se o mapa for bem feito é impossível identificar o método usado; por outro lado a idéia de que os sistemas de render reproduzem realmente a realidade é falsa, o que se consegue é uma simulação aproximada da realidade, mesmo usando Radiosity que até hoje ainda é o render mais realista. Tenho uma abordágem um pouco diferente da maioria dos profissionáis que trabalham com arquitetura, procuro simular a realidade buscando usar os recursos mais simples, minha visão é a da Cenografia, trato as cenas como cenário e não como ambiênte real, preocupo-me mais em atingir o resultado final da maneira mais rápida e eficiênte. Afinal "Time is Money" :D Um link que não consta das dicas do André é o da GE, acho muito útil porque são produtos que em sua maioria realmente usamos no Brasil : Para download dos IES: http://www.gelighting.com/na/business_lighting/education_resources/tools_software/iesna_downloads.htm Para download do Catálogo: http://www.gelighting.com/na/business_lighting/education_resources/literature_library/catalogs/lamp_catalog/ Espero ter esclarecido Phy
Opa hawf meu amigo, eu ja tinha entrado nesse link da evermotion e tinha pirado...só não tive coragem de encarar ainda...ehhee... Mas logo vou ver se faço uns testes. :D Opa Phy...Brigadão pelo link...e gostei do sistema de mapa usado por vc para simular as IES. Será que vc poderia colocar alguma cena sua que foi usado essa técnica pra gente ver o resultado? Brigadão Abraço
é, eu tambem queria ver o resultado com o mapa, sobre a lerdeza de procurar um ies dos seu gosto, esse não é o problema, existe um prog. super simples e de super hiper rapido uso para vc criar seus IES da forma que desejar e usar na cena, contralando intensidade e tudo , agora eu não tenho o link mas ja foi postado na archpro , não to com tempo pra encontrar agora, amanha eu posto aqui, se algum user souber passa aqui, se não, só amanha mesmo Abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707910.

Total de membros registrados: 135483

Últimos membros registrados: master237, Franc1van, marcospmaia, virgus77, helo2001, mada06, viviesfernandes, Nataliavieira.

Usuário(s) on-line na última hora: 359, sendo 13 membro(s) e 346 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gabriel, marcola, look, Pedro, Victor Mendonça, Saviel, JMDesign, Baldo, Fabio Catelleno, Vladis, claro_lima, HALTTEMBERG, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.