Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
Alexandro   Cascavel - PR
Fabio Mensen   São Paulo - SP
Max Idalgo   são paulo - SP
Ale   Joinville SC - AC

Portfólios Ver Mais

erculesc   Ponta Grossa - Pr - PR
Rodrigo   Santo André - SP
Heltonciriaco   Natal/RN - RN
jeyjunior   Osasco - SP - SP

Água caindo do chuveiro

Por: vanderabelo  

Em: 11/06/2024 11:57

Boa tarde pessoal

Preciso simular água caindo do chuveiro e escorrendo no chão no Unreal, alguem pode me ajudar com alguma dica ou tutorial que possa me ajudar a fazer esta simulação?
Oi Vanderabelo, tudo bem?

Apesar do Unreal ter um simulador de fluidos no Niagara, ele é super otimizado para rodar em Real-Time pela GPU, então, não gera um Mesh tão detalhado como estamos acostumados no 3ds max.

Portanto, para ter a mesma qualidade que consegue no 3ds max, tem que simular o líquido com um simulador Off-line igual o Max Fluids nativo ou o Phoenix, por exemplo.
Depois que simular você poderá exportar no formato Alembic (ABC), pois o Alembic aceita Cache de Mesh e consegue levar o resultado para o Unreal.

Porém, o Lumen não gera refração e produz reflexões de baixa qualidade, pois foi feito para Real-Time, então, é impossível fazer água realista nele.
A única forma de renderizar água com qualidade é usando o Path Tracing.

Este tutorial ensina como simular água de chuveiro com o Phoenix: https://3d1.com.br/noticia/69274

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi André
Muito bom este tutorial, o problema que não uso o Max já faz tempos, hoje eu modelo tudo no blender e exporto para um Unreal, vou ter que arrumar uma maneira de fazer isso no unreal, o Leandro Oliveira me passou este sistema pago do unreal https://www.unrealengine.com/marketplace/en-US/product/rain-effects, será que isso pode me ajudar?

Abraço e obrigado!
Oi Vanderabelo, tudo bem?

Assim, vai funcionar igual o tutorial do chuveiro no Max, é só fazer a simulação, gerar o Mesh detalhado e exportar em Alembic para o Unreal.

O Rain Effects que o Leandro te indicou cria efeitos de pingos escorrendo em superfícies e cascatas usando Planes com Shaders, não é 3D de verdade, mas tem um sistema de partículas para imitar chuva, então, este sistema de partículas pode simular o chuveiro, entretanto, não ficará tão realista e não vai acumular água no chão para escorrer.

É possível imitar a água escorrendo no chão com um Plane e um Flow Map específico para simular isso, mas os Flow Maps que vi no Rain Effects são para pingos escorrendo e cascatas.
Parece que tem Shaders para simular pingos em objetos e poças d'água no chão, que pode ajudar no seu caso, mas fazer a água escorrer para um ralo, por exemplo, vai ser difícil e mesmo que consiga, não ficará realista.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138517

Últimos membros registrados: luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis, Williamcharses.

Usuário(s) on-line na última hora: 1289, sendo 3 membro(s) e 1286 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: holtenodro, Sergio1987, TadeuB79.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.