Interação entre blocos no 3Dmax e Lumion

Por: humbertovasconcelos duar  

Em: 05/06/2025 16:21

Boa tarde André, olha eu ai de volta na 3D1, então fazem alguns anos que eu adquiri da 3 d1 4 volumes de supermodelos, até ai tudo bem. porem de uns tempos pra optei em renderizar no lumion.
 quando no 3Dmax eu insiro os blocos por exemplo: um fogão a gaz,ou uma geladeira, qualquer objeto, aparecem todas as textura tudo legal.
Porém quando salvo em FBX, e abro no lumion as texturas não aparecem, dai eu não consigo aplicar o mapeamento que aprece no 3Dmax.
já abri no lumion o arquivo salvo em FBX  e até mesmo direto do Max, salvo no material stander e scaline n assign Renderer, o meu max é 2020 e o meu Lumion é o 10.3-2,
vc poderia me dar um suporte de como abrir no lumion sem perder os mapeamentos e textura o blocos que eu venha a utilizar dos Cds de supermodelos?
humberto digital art 3d
Oi Humberto, tudo bem?

Seja bem-vindo de volta.
Eu não entendo nada de Lumion, nunca usei, mas se ele aceita os principais recursos do FBX tem que conseguir importar as texturas.

Veja que os objetos não vão perder o mapeamento, apenas as texturas, porém, no 3ds max podemos ladrilhar, mover e rotacionar as texturas no próprio material, então, se não tiver os mesmos recursos no material do Lumion, as texturas vão aparecer com o tamanho e orientação diferentes do que estava no Max.

Portanto, em teoria, se exportar em FBX sem as texturas, importar as texturas separadamente no Lumion, colocar elas em materiais e aplicar nos objetos, era para aparecer corretamente se puder ajustar estes detalhes de ladrilhamento, posição e rotação no próprio material do Lumion.

Agora, para exportar em FBX com as texturas a partir do 3ds max, ele precisa entender os materiais do objeto na exportação, então, é necessário estar com material Standard ou Physical, não vai aceitar outros, também não vai aceitar os mapas procedurais nativos do Max como Noise, Checker, Dent, Gradient e tal, para usar estes recursos precisa fazer o Bake da textura, que transforma o mapa procedural em imagem.

Fora isso, o único segredo é habilitar a opção Embed Media na janela de exportação do FBX, como mostra a imagem em anexo.
Assim, as texturas serão incluidas no próprio arquivo FBX para o Lumion ou qualquer outro programa conseguir encontrar.

Você pode converter materiais do V-Ray e outros renderizadores para o Physical Material do 3ds max usando o Rendering > Scene Converter, mas nem todos os mapas e materiais serão aceitos. 

Este procedimento é exatamente o mesmo usado para exportar para o Unreal, D5 Render, Twinmotion e qualquer outro em FBX, agora, quando o programa tem algum Plug-in de conexão com o 3ds max, ele mesmo faz os Bakes dos mapas procedurais e tal para conseguir exportar o mais fiel possível, como é o caso do LiveSync do D5 Render e o Datasmith para o Unreal e Twinmotion.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Bom dia André, você sempre pronto a nos ajudar, te agradeço muito, estou de volta e curtindo sempre seu tralaho de mestre, Vou habilitar a opção Embed media, e ver o resultado que consigo.. Te desejo muita sorte e saude,abs. de seu discipulo Humerto.
humberto digital art 3d

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716880.

Total de membros registrados: 142972

Últimos membros registrados: inca_cps, CAROL SF, EpiCooler345, VultrioxTrimmer435, ZUCORYNGlucose, paulovini0315, RootzCollagen, VultrioxTrimmer4355.

Usuário(s) on-line na última hora: 165

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.