Qual objeto tem aquela textura?

Por: MarcioBottega  

Em: 04/10/2025 17:26

Olá!!

Como saber qual objeto na cena está faltando uma textura. Quando abro o 3ds sempre aparece as texturas que estão faltando. 
O problema que não sei qual objeto possui esta textura.
Como consigo saber qual objeto esta mapeado com essa textura.

OBS. Não é problema de Path!
É aquele velho problema que o Max baixa os materias no OneDrive e depois apago porque não quero que grave lá (mas até agora não descobri como resolver isso)

Ex,. Falta a textura 204_parede.png. Ta, daí quero trocar por outra textura. Mas para isso preciso saber qual objeto possui esta textura. 
Mas não sei qual objeto!!

Já procurei no google e não achei.
Alguém tem uma dica?

Obrigado!
Oi Márcio, tudo bem?

Você pode ver os materiais que estão sem as texturas no Rendering > Material Explorer, pois ele mostra todos os Slots de texturas usados nos materiais e vai exibir as que faltam.

Porém, é mais fácil ver e modificar o caminho ou até a própria textura pelo Asset Tracking.
Antes ficava nos menus, mas agora parece que precisa acessar pelo atalho (Shift+T) ou pelo Search digitando X na Viewport, depois digitando Asset Tracking na busca.

Assim, vai abrir a janela igual das imagens em anexo, ela mostra todas as texturas e se estiver tudo em ordem aparece um OK na frente.
Clicando com o botão direito em cima de qualquer textura aparece um menu com várias opções, como mostra a segunda imagem em anexo, entre elas tem para trocar o caminho (Set Path), escolher outra textura para usar no lugar (Browse), remover as texturas perdidas e até resolver caminhos em rede ou tornar o caminho relativo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira 
Olá André!!

Até essa parte eu consegui ir, Mas eu gostaria de saber qual objeto que está com esta textura. Até porque pra mudar para outra textura eu teria que saber o que estou modificando. Tipo se é um objeto cromado, se é uma mesa, ...  
Eu não estou conseguindo é saber qual objeto dos milhares que tem na cena que está faltando a textura. heheheh

Obrigado pela força. 
Abração!
Oi Márcio, tudo bem?

Neste caso eu acho que a única opção é o Material Explorer mesmo, não conheço outra, pois o único lugar que sei que deixa selecionar texturas perdidas e fazer operações com elas é no Asset Tracking.

No Material Explorer ele mostra todos os materiais da cena com as texturas aplicadas em cada canal, marca como Empty quando não tem nada e como Missing se a textura não foi encontrada.
Então, vai saber qual é o material que a textura está, mas não poderá fazer operações com ela, dai vai ter que abrir o Material Editor mesmo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira 
Oi André

Quando existem poucos objetos isso ajuda bastante, mas no meu caso são muito objetos e pelo que vi só da pra procurar pelo nome do Material, daí sim aparecem as texturas e qual é o objeto.
Acho que não da pra pesquisar por texturas. (pelo menos não consegui)
Infelizmente não consegui achar qual objeto está faltando a textura. (É que são muitos objetos que estão faltando textura, daí o render pode ficar prejudicado. Mas vou renderizar mesmo assim. Azar!! hehehe)
Faz mais de 20 anos que trabalho com o 3DS Max e parece que não sei nada!!! Buaaaaa!!!!
Mas não desito. Ainda estou tentando aprender o Unreal Engine com teu curso.que é Top!! (mas to indo devagar. é muita coisa pra minha cabeça heheheh)
Mas valeus mesmo assim.
Obrigadão!! 
Oi Márcio, tudo bem?

Não é uma deficiência no seu conhecimento de 3ds max, eu uso ele há 30 anos, já pesquisei e estudei o programa a fundo, mas não lembro de uma função que faça exatamente o que você deseja.
Nestes casos temos que recorrer a Scripts, eu dei uma pesquisada no Scriptspot e encontrei alguns que podem resolver o seu problema.
Porém, o 3ds max mudou algumas coisas no MaxScript nas últimas versões e pode ser que Scripts antigos não funcionem direito, tem que testar.

Encontrei dois que são próprios para o que deseja fazer, mas eles foram feitos em 2012, então, pode ser que não funcionem.

Encontrei também esse outro que faz várias coisas, é mais recente, de 2024, mas é comercial: https://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/universal-select-by

Também esse, que é comercial, mas é mais barato: https://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/texture-lister

Sobre o curso de Unreal, realmente é grande porque eu abordo tudo, mas se me falar o que deseja aprender primeiro, eu posso fazer um roteiro para você seguir só o que precisa.
E não se acanhe em perguntar qualquer mínima dúvida que tiver, eu estou aqui à disposição para te ajudar em tudo que precisar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira 

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716880.

Total de membros registrados: 142972

Últimos membros registrados: inca_cps, CAROL SF, EpiCooler345, VultrioxTrimmer435, ZUCORYNGlucose, paulovini0315, RootzCollagen, VultrioxTrimmer4355.

Usuário(s) on-line na última hora: 274

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.