Reflexo em objeto cilíndrico

Por: Jho  

Em: 29/04/2026 10:51

Bom dia pessoal, estou com um modelo cilíndrico aqui aplicando uma iluminação hdri, porém no render o reflexo não fica legal na forma cilíndrica, fica esticado, estranho. Alguem consegue me ajudar com a maneira correta de fazer esse render? to usando o corana.

anexei a foto do render e a hdri usada.

Se precisarem de mais alguma informação é só avisar.

Desde já eu agradeço.
Jho:
Bom dia pessoal, estou com um modelo cilíndrico aqui aplicando uma iluminação hdri, porém no render o reflexo não fica legal na forma cilíndrica, fica esticado, estranho. Alguem consegue me ajudar com a maneira correta de fazer esse render? to usando o corana.

anexei a foto do render e a hdri usada.

Se precisarem de mais alguma informação é só avisar.

Desde já eu agradeço.
Oi Jho, tudo bem?

A imagem que você mostrou está correta para uma superfície acetinada, o reflexo só apareceria perfeito numa superfície bem polida, como mostram as imagens em anexo.
Se for cromado, o reflexo aparece, mas ele é distorcido pela forma do cilindro, se for preto bem polido também aparece, como mostra a segunda imagem, porém, conforme for aumentando a rugosidade do reflexo, o material vai ficando acetinado e vai borrando o reflexo, como mostram as duas últimas imagens.
Isso acontece em qualquer objeto, mas num Box fica plano igual um espelho, numa esfera distorce de forma esférica e no cilindro distorce no sentido da altura dele.

Abração e tudo de bom.

sim, eu entendo.. a sua imagem ta bem melhor, mais realista, olha quando coloco o reflexo no full... Olha a parte de cima e a de baixo, parece uma coisa só... diferente da sua imagem. Será que é o render que to usando?

obrigado por responder

Quando eu marco Spherical environment fica mais distorcido ainda... 
Oi Jho, tudo bem?

Todos os renderizadores são idênticos, todos usam as mesmas equações para reproduzir a luz porque só existe uma física da luz, a única coisa que muda de um Render para o outro é o nome dos recursos.

A diferença que você sentiu no encontro da tampa com o corpo do frasco na minha imagem foi causada pelo Chamfer, sempre precisa chanfrar as bordas dos objetos porque só faca e espada que tem canto bem vivo, todos os outros objetos possuem cantos arredondados, como mostra a primeira imagem em anexo.
Na segunda imagem eu removi os chanfros e apenas aproximei os dois objetos, assim, criou uma faixa preta bem definida entre os dois igual na sua imagem.

Sobre o modo Spherical, foi o que eu usei no meu exemplo com o V-Ray, mas eu não usei o Bitmap do Max, usei o Bitmap do próprio V-Ray, se não me engano o Corona também tem o próprio Bitmap, você já testou com ele?

OBS: Digite "8" para abrir o Environment e arraste a imagem HDR para o Slot Map no início da janela dele, assim, a imagem HDR vai aparecer no fundo da cena e você verá se ela está certa ou distorcida, se estiver distorcida no fundo, também vai ficar distorcida no reflexo.

Abração e tudo de bom.
o chanfro da de boa, o que esta me incomodando e o reflexo, ele parece esticado... minha imagem hdri não fica igual a sua nitida no fundo.. vou mandar uns anexos.

To usando o material do corona.

Quero chegar num resultado igual ao seu... se reparar na sua imagem, a distorção da tampa de do frasco são diferentes... no meu fica tudo esticado, estranho, não fica uma imagem real...

Parece que minha imagem hdri fica muito grande no fundo, por isso parece que distorne e não consigo dimiuir isso, de modo que fique do tamanho da minha area de render. Igual na sua iamgem.

Obrigado mais uma vez
Oi Jho, tudo bem?

Eu fiz um teste com o Bitmap do 3ds max em vez do V-Ray e o reflexo ficou exatamente igual, como mostra a primeira imagem em anexo, só mudou a direção porque o Max inverte a imagem horizontalmente.

Sobre a claridade da imagem, provavelmente é a exposição.
Eu não uso o Corona, então, não sei onde fica a exposição nele, no V-Ray é possível ajustar a exposição diretamente na câmera do próprio Max, então, é só ajustar o valor do EV para clarear ou escurecer, como mostra a segunda imagem em anexo.
Procure na câmera do Corona por recuros como ISO, F-Stop e Shutter Speed, esses parâmetros permitem ajustar a exposição.

Eu tentei reproduzir o esticado que você mostrou nas suas imagens e as únicas formas foram mudar o mapeamento para Cubic em vez de Spherical, como mostra a terceira imagem em anexo.

Também se aumentar o valor da anisotropia no material, porque quanto mais próximo de 1 ele tende a criar reflexos esticados, como mostra a quarta imagem em anexo.
Então, verifique se não modificou o valor da anisotropia no material do Corona.

Ainda tem mais uma opção que causa esse reflexo esticado, se as Normals das faces estiverem paralelas a geometria em vez de perpendicular, eu apliquei o modificador Edit Normals no cilindro e alinhei as Normals com as faces, assim, mesmo sem anisotropia no material e sem mapeamento cúbico vai criar reflexos estranhos e bem esticados, como mostra a última imagem em anexo.
Portanto, faça um teste com um cilindro primitivo para ter certeza que o problema não está no Mesh do seu objeto.

Abração e tudo de bom.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716880.

Total de membros registrados: 142972

Últimos membros registrados: inca_cps, CAROL SF, EpiCooler345, VultrioxTrimmer435, ZUCORYNGlucose, paulovini0315, RootzCollagen, VultrioxTrimmer4355.

Usuário(s) on-line na última hora: 276

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.