design de móveis

Por: MDesign  

Em: 31/01/2006 14:49

Sou designer de móveis e uso o autocad para elaborar os meus projetos. Há algum tempo comecei a usar o MAX para renderizá-los. Encontrei muitas dificuldades, por exemplo, quando se trata de partes metálicas, como aço, alumínio e etc. Já li quase todos os tutorias da 3D1 e de outros sites sobre o assunto, mas a maioria ensina a aplicação do material em superfícies cilindricas ou esféricas e eu preciso saber como alcançar um efeito satisfatório em uma superfície plana. Já usei até uma HDRI mas não consigo o efeito de brilho e reflexo adequado. Sei que tenho muito q aprender, principalmente no quesito iluminação. Gostaria tb de saber como devo criar o ambiente para elaboração de meus estudos, como luzes e etc. espero q alguém possa me ajudar. Flw e obrigado
Oi, tubem? Sobre as cenas para estudos, nao precisa vc fazer uma, aqui mesmo tem muitas cenas prontas e ja conhecidas para vc estudar. Procura nas salas de estudo de iluminaçao fixas, que vc vai encontrar! Abraços.
Blz iv1xii, o que realmente eu preciso são de configurações básicas para apresentar um móvel bem proximo do real. Eu sei q para isso, eu preciso setar materiais de qualidade, iluminação adequada e outros detalhes. mas será que ninguém sabe uma setagem de luzes e materiais para que eu possa iniciar, pois começar do zero é muito difícil. obrigado pela ajuda abraço
Ola Entao faz assim, primeiro qual render vc ta usando? Axo q deve ser o Scanline. Bem em relaçao a esse eu sei umas coizinhas, faz um render normal dele, sem luz alguma, so para poder-mos ver o objeto de estudo, dai vc pode mostrar oq vc ja fez, e pedir ajuda falando oq pretende fz. Assim fica mais facil. Garanto a vc q o pessoal vai te ajudar no q poder. Te mais!!!
Oi MDesign, tudo bem? Um usuário que está começando agora, leva cerca de um ano para começar a se sentir mais a vontade no programa. Partindo do 0, vai levar uns dois anos para iluminar legal e criar materiais reais, então, se está começando e não está conseguindo chegar na realidade, é normal, porque com todo mundo é assim, leva tempo. Por perguntar sobre uma setagem de luz e render para chegar mais próximo da realidade, dá para perceber que é novato mesmo que não tivesse falado. Porque não existe isso, as setagens mudam completamente de uma cena para outra, depende de muitos fatores, cada caso é um caso, só conhecendo o programa e tendo prática que você chega e configura tudo de primeira. Uma leve modificação na luz muda completamente o reflexo dos objetos e a iluminação da cena, uma leve alterada na cor muda toda a temperatura e ambiência da cena, não tem uma receita que fique bom em tudo. Se tratando de render com GI então, ai que não tem mesmo, depende do tamanho dos objetos na cena, uma cena que está configurada perfeitamente, fica horrível só de escalonar os objetos para bem mais ou bem menos, porque a configuração muda de acordo com o tamanho da cena. Agora, falando sobre o reflexo em metal plano como perguntou. Não muda nada em relação a um objeto arredondado. A diferença no resultado é devido a superfície, nunca vai ficar igual a superfície redonda. Mas a luz pode influir muito no resultado, dependendo da posição dela, ou vai ficar escuro ou vai ficar estourado, tem apenas um ponto onde ela vai ficar boa, isso só testando na cena. O mapa HDR que usou de ambiente também é muito importante, se não ficou bom, deve modificar o mapa. Por fim, faça um teste real, pega uma bandeja de metal e movimente ela para ver os reflexos. Coisas planas não variam o reflexo suavemente como uma superfície redonda. O reflexo é brusco, ou está bem reflexivo ou está escuro, e se estiver em 90 graus com a luz e a câmera, vai estourar o brilho, porque coisas planas refletem assim. Não criam o ponto especular redondinho como numa superfície redonda. Sobre modelar móveis no AutoCAD, ele não é o melhor programa para fazer isso, porque ele não é bom com superfícies irregulares, muito comuns em móveis. A não ser que sejam móveis somente de madeira, sem detalhes muito refinados e sem peças de metal mais bem trabalhadas. Uma ótima opção seria o Rhinoceros 3D, dá uma olhada nele, quem já conhece de AutoCAD se sente em casa no Rhino em pouco dias. O endereço dele é www.rhino3d.com Abraços
Tudo bem André, Obrigado pelas dicas, já li muitos tutoriais seus, e realmente vejo como é dificil e moroso se conseguir resultados de qualidade no MAX em tão pouco tempo. Mas estou muito confiante de que com estudo e dedicação eu chego lá. Outra coisa postei esta imagem, por favor analise e me diga o q posso melhorar OK!!! É scanline com radiosity, mas isto vc já deve saber, blz Abraço ;)
Oi MDesign, tudo bem? Fico feliz de saber que os tutoriais te ajudaram de alguma forma. Sua imagem está muito boa e parece que você estudou com dedicação. O segredo é materiais e iluminação, e você foi muito bem no Scanline, que tem muitas limitações. Ainda no Scanline, eu mudaria apenas a borda do vidro e deixaria a sombra soft pouca coisa mais densa, para aparecer um pouco mais e apoiar melhor o objeto no piso. A borda do vidro está preta, seria legal ficar verde escuro com alguns reflexos mais claros, principalmente nas quinas. Agora, no Mental Ray eu habilitaria o Causitcs, porque vidro tem Caustics, aumenta muito o realismo de uma cena com vidro. No caso de um vidro como esse, daria até para simular no Max com Gradient Ramp, mas não é a mesma coisa de fazer de verdade. Estando no Mental Ray você não teria a impossibilidade de fazer reflexo borrado com RayTrace, o que é muito importante numa madeira polida, porque só metal muito polido que reflete perfeitamente como um espelho, qualquer outro material vai borrando o reflexo com a distância, alguns mais, outros menos, mas todos borram. Então, poderia usar o Shader Metal ou o DGS para fazer o reflexo da madeira da mesa levemente borrado. Você pode simular no Max com o Reflect/Refract, mas não é a mesma coisa, borra por inteiro e não reflete certas coisas. E sobre saber qual render a pessoa usou, é difícil, muito difícil, tem algumas peculiaridades que você pode perceber em alguns renderizadores, mas é difícil de falar só olhando na imagem. A não ser quando usa efeitos que só um determinado renderizador aceita, o que é raro hoje em dia, todos conseguem fazer quase que as mesmas coisas. Isso falando dos renderizadores profissionais. Abraços
Vlw André, pelas dicas. Realmente estou me dedicando, tenho que apresentar algumas idéias a um cliente e quero fazer bonito. Sei q tenho muito a aprender mais no momento isto é mais q suficiente para meus objetivos. Com calma vou melhorando. OK!!! Abraços e obrigado ;)
Blz André, será que vc poderia me dizer como eu deixo o vidro com a borda mais verde e com reflexos. Vlw!!!! Abraço ;)
Oi MDesign, tudo bem? É facinho, você precisa criar outro material, igual o da parte de cima, mas com a cor verde escura. Para aplicar só na borda, você precisa criar um Multi/Sub-Object, é um material que pode conter vários outros materiais, no caso, você precisa só de dois. Colocando o vidro branco no material 1 e o vidro verde no material 2, você define o ID 1 para a parte de cima do vidro e o ID 2 para a borda, assim, cada material cai no lugar certo. O bom disso é que pode ajustar cada um separadamente até chegar no resultado que deseja. Se não sabe usar o Multi/Sub-object, leia o tutorial com esse mesmo nome no site www.tresd1.com.br, lá está explicado em detalhes com imagens de exemplo e tal. O lance do reflexo depende de um mapa HDRI no ENvironnment do mapa Ray Trace que aplicou no Reflection. Precisa escolher um HDRI legal, levemente esverdeado, para usar como mapa de reflexão, porque se não tem nada em volta, o Max reflete o mundo preto que está ao redor. Na Três D1 também tem um tutorial do Flávio ENgel explicando como fazer reflexo com mapa HDRI. Está na parte de tutoriais de leitores. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138542

Últimos membros registrados: gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen, FairyFarmsHempGummies, NowSlimKapselnPreisde.

Usuário(s) on-line na última hora: 1290, sendo 1 membro(s) e 1289 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: gustavovladson.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.