malha triangular! tem como fazer?

Por: Guicanesin  

Em: 31/01/2006 21:55

e ai beleza? eu preciso criar uma malha no 3dmax formada por triangulos retangulos ( todos lados do mesmo tamanho hehe) o pragrama tem a opçao de gerar essa malha do tamanho que eu quiser como se fosse criar um PLANE... só com triangulos de tamanhos conhecidos ao inves de retangulos??? olhem a malha dessa foto, depois de manipular a forma queria que ficasse assim to apanhado tentado fazer isso, plz me ajudem
outro probleminha eu queria manipolar a malha sem alterar as dimensoes dos triangulos...ex sempre que eles fiquem com 1m por 1m por 1m! obrigado ;) CRIAR UMA MALHA ORGANICA USANDO TRIANGULOS DE MESMO TAMANHO
Na verdade, o triangulo que vc quer na malha é o equilátero > equi (iguais) látero (lados) >lados iguais. O triângulo retângulo é o que possui um dos lados retos ou seja possui 90 graus. Talvez o pessoal das antigas hehe, que trabalharam com o editable mesh possam te dar uma luz, pq a malha qdo convertida em editable mesh divide um polígono de quatro lados na diagonal. Mas na minha opinião acho que seja difícil. O que talvez seja mais fácil no seu caso é trabalhar com linhas. Lembrando que em um triangulo equilatero possui todos os ângulos internos iguais, e que a soma dos ângulos internos de qualquer triangulo é igual a 180graus, vc pode fazer com certa facilidade o seu trabalho. Vc cria uma porção delinhas perpendiculares. Selecione as linhas feitas e no meu lateral> Modify, selecione as opções enable in render e enable in viewport (enquadradas no retangulo verde da imagem abaixo). Então vc vai no menu superior e tecle o botão "Angle snap toggle" e depois clique com o botão direito do mouse sobre ele. Aparecerá a janelinha que se encontra no meio da imagem abaixo. No campo "Angle" enquadrado em vermelho na img abaixo, coloque 60 graus (pois sendo a soma dos angulos internos de um triangulo =180 graus, sendo que um triangulo equilátero possui todos os angulos internos iguais, 180 dividido por 3 = 60 graus) O Angle snap toggle fará com que ao rotacionar um objeto, ele automaticamente seguirá a angulação que vc escolheu lá. Feito isso, selecione novamente as linhas que vc rotacionou 60graus e dê um mirror (menu superior) com copy. Assim o max ira automaticamente criar linhas com angulação oposta à que vc criou. O resultado é mais ou menos esse. O resto dos ajustes vc pode fazer, convertendo as linhas para editable poly http://img.photobucket.com/albums/v64/Raposo04/triangulos.jpg Outra maneira, se vc tiver pc pra isso, é criar um mapa de displacement nessa forma de triangulos e aplicá-lo a um plane simples. Um modo pratico pra vc mas que vai comer uma memória lascada do seu micro hehe.
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
alberto muito obrigado pela dicas...valews
Eae Gui, blza? Cara, tem um modificador que eu nao me recordo se soh entrou no Max 8 que eh o Garment Maker que faz essa divisão da malha em triangulos equiláteros. Só não me lembro se dá pra aplicar num plane, mas qqer coisa tu desenha o teu modelo em spline mesmo e aplica. Eh mais usado pra fzr roupas, mas numa dessas eh útil pra ti. Espero ter ajudado, Abraço e sucesso, Ricardo Montes
Oi gente, tudo bem? Levando em conta que toda malha no Max é composta por triângulos retângulos, não precisa de muito sacrifício para fazer isso. Agora, deformar a malha toda e manter a mesma medida em todos os triângulos, isso não vai acontecer nunca, para isso precisa de um super programa de CAD, no Rhinoceros teria como fazer, mas é bem trabalhoso. No Max, basta ligar todas as Edges da malha que vai ficar triangular, porque toda face quadrada é formada na verdade por duas faces triangulares com a Edge da hipotenusa escondida, é só deixar ela visível que fica tudo triangular. Leia os tutoriais sobre Edit Mesh aqui na Três D1 (www.tresd1.com.br), lembrando que o mesmo vale para Poly, pelo menos a partir do Max 5. Quanto ao Modify Garment Maker, não serve para isso, porque a malha não tem triângulos iguais e alinhados, além de ser baseada numa linha, é para ser usado apenas em roupas. Abraços
Olá Guicanesin Blzz, eu fiz uma malha + ou - como essa que vc mostrou, fiz no Rhino 3D, se vc quiser me de um toque que eu faço um tutorial de como faze-la no Rhino 3d, e mando pra vc, valeu! Malha que fiz:

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717470.

Total de membros registrados: 143192

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35454, Iasnaracf, jhonymarcos, BlizzAir345, VitalixPrimeKapslar455, LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676.

Usuário(s) on-line na última hora: 327

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.